quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

.: Adaptação de Elena Ferrante, "A Vida Mentirosa dos Adultos" chega à Netflix


Após o sucesso da adaptação do livro "A Filha Perdida" na Netflix, outra obra de Elena Ferrante chega à plataforma de streaming. Baseado no romance homônimo publicado pela Intrínseca em 2020, a série  "A Vida Mentirosa dos Adultos" estreia nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro, com Valeria Golino e Giordana Marengo nos papéis principais. A produção de seis episódios é dirigida por Edoardo De Angelis e tem roteiro assinado por Laura Paolucci, Francesco Piccolo e pela própria autora, cuja identidade é mantida em segredo. Lançado pela editora Intrínseca, o livro de 432 páginas é traduzido por Marcello Lino.

Aclamado pela crítica e sucesso entre os fãs, "A Vida Mentirosa dos Adultos" traz as marcas registradas de Ferrante, como o olhar feminino e a narrativa sob pressão, capaz de abordar temas cada vez mais profundos. A história gira em torno das descobertas perturbadoras da protagonista, Giovanna, a respeito da vida adulta. 

Aos 12 anos, ouve o pai dizer que ela é feia e, pouco tempo depois, ele deixa a família e o confortável apartamento no centro de Nápoles para nunca mais voltar. Na verdade, o pai a compara com a tia, irmã dele, persona non grata na família, sinônimo de tudo considerado mau e indesejável. Começa, então, a jornada de Giovanna em direção à parte baixa de Nápoles, região mais pobre da cidade, para conhecer a tia renegada.

Os encontros com a tia Vittoria são o ponto de partida para o embate com inúmeras questões existenciais, que de certa forma preparam a passagem de Giovanna para a vida adulta. Nessa busca solitária, ela se defronta com os erros e pecados cada vez mais aparentes de pais outrora perfeitos e o despertar da própria sexualidade. 

Ao longo dos anos, acompanhamos os percalços da transição da infância protegida de Giovanna para uma adolescência exposta às complexidades daqueles que a cercam, evocando também a possibilidade de levar a vida adulta como nenhuma outra mulher fizera até então. Um romance extraordinário sobre transições, paixões e descobertas. Você pode comprar "A Vida Mentirosa dos Adultos", de Elena Ferrante, neste link.


O que disseram sobre o livro
“Espero que ela prossiga por muito tempo lidando com os mesmos temas e ideias, indo cada vez mais fundo neles e dando de tudo isso uma síntese ainda mais poderosa do que a pancada que já é essa vida mentirosa.” ― Caetano Galindo, O Globo

“Ferrante constrói de maneira extraordinária as constrangedoras lembranças da adolescência que esperamos esquecer.” ― The Guardian

“Ferrante demonstra novamente que é imbatível.” ― The Times


Lançamento do novo livro de Elena Ferrante coincide com estreia de série
"As Margens e o Ditado"o novo livro de Elena Ferrante, será lançado nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro, coincidindo com a estreia da série "A Vida Mentirosa dos Adultos" na Netflix, baseada no romance anterior da autora. É dos antigos cadernos de escola primária que a escritora resgata suas primeiras lembranças de escrita.

Naquele período, como toda criança, ela foi ensinada a escrever respeitando o espaço delimitado pelas linhas pretas horizontais e pelas duas margens vermelhas verticais - uma à esquerda e outra à direita - de cada página. Não demorou para o seu gosto por organização ser desafiado pelo ímpeto de dissolver as margens que aprisionam a escrita e a própria natureza feminina.

Em "As Margens e o Ditado", que chega às lojas pela Intrínseca, com tradução de Marcello Lino, a autora, que é uma das vozes mais instigantes da literatura contemporânea, fala sobre a própria jornada como leitora e escritora, além de oferecer um raro olhar sobre as origens de seus caminhos literários. 

As margens e o ditado reúne três palestras, interpretadas pela atriz Manuela Mandracchia, por ocasião das Umberto Eco Lectures, e um ensaio composto para o encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante, lido pela estudiosa e crítica Tiziana de Rogatis. Nos textos, não faltam menções a algumas das principais referências literárias de Ferrante, em especial mulheres, como Virginia Woolf, partindo de brilhantes reflexões a respeito dos trabalhos de Emily DickinsonGertrude SteinIngeborg Bachmann

Ela também cita livros que a inspiraram na hora de criar algumas das protagonistas que marcaram sua obra, além de contar como criou e quais as motivações de suas emblemáticas personagens Lenù e Lila, deixando pistas do quanto as duas incorporam o próprio dilema da literatura para a autora. Além de discorrer sobre suas lutas e sua formação intelectual, Ferrante descreve os perigos do que ela chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. Partindo de suas brilhantes reflexões a respeito dos trabalhos de autoras notáveis, ela propõe, então, uma fusão do talento feminino.

 Entre os muitos detalhes de seu processo criativo, Ferrante também trata da questão da narração em primeira pessoa e de seu fascínio pela observação atenta do mundo que a cerca. Em seu conjunto, as três palestras ("A Caneta e a Pena", "Água-marinha" e "Histórias, Eu") e o ensaio ("A Costela de Dante") dão corpo a um livro ao mesmo tempo sutil e potente, com as reflexões e angústias que atravessam a obra de uma das autoras mais consagradas da atualidade. As margens e o ditado trata de aventuras na literatura, sejam elas dentro ou fora das margens. Você pode comprar o livro "As Margens e o Ditado", de Elena Ferrante, neste link.


Sobre a autora
Elena Ferrante é o pseudônimo de alguém cuja verdadeira identidade é desconhecida pelo público. É autora de "As Margens e o Ditado""A Vida Mentirosa dos Adultos", "Um Amor In­cômodo", "A Filha Perdida", do infantil "Uma Noite na Praia" e da não-ficção "Frantumaglia", todos publicados pela editora Intrínseca, além de "Dias de Abandono" e dos volumes da "Tetralogia Napolitana", que a consagrou como uma das mais importantes escritoras contemporâneas. Em 2021, ela recebeu o prêmio Belle van Zuylen do Festival Internacional de Literatura de Utrecht pelo conjunto de sua obra e o prêmio Sunday Times de Excelência Literária. Compre "A Vida Mentirosa dos Adultos", de Elena Ferrante, neste link.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.