quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

.: Crítica: "Gato de botas 2: O último pedido" exalta o aprender a valorizar


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em janeiro de 2023


O herói peludo que ganhou o primeiro filme solo em 2011 (Gato de Botas) está de volta em "Gato de botas 2: O último pedido". Em cartaz no Cineflix Cinemas, após perder oito vidas numa "vida louca", assume uma postura completamente medrosa e evitando cruzar o caminho do Lobo Mau (Wagner Moura). Para tanto, enterra -literalmente- tudo o que lhe resta de associação como o destemido Gato de Botas e passa a viver numa linda casa -que lembra a da animação do estúdio concorrente, "Encanto"- sob os cuidados de uma criadora de gatos. 

Com o tempo, ele que, inicialmente é rebelde, aceita usar luvinhas nas patas, come, bebe e dorme com o gigante grupo de bichanos, mantendo a barba grande, para dificultar qualquer reconhecimento de quem foi um dia. No entanto, chegam os três ursos e Cachinhos Dourados ao "esconderijo perfeito". Aliás, é pela conversa da família do crime que o Gato vislumbra uma segunda chance, para não mais fugir de quem ele realmente é. Sendo necessário buscar a realização de seu desejo -na base do custe o que custar ou quase isso, já que tem somente uma vida.

Mesmo sem querer -de modo algum e declaradamente-, faz amizade com um novo frequentador da casa que se disfarça de gato, mas, na verdade, é um cachorrinho feio, perdido e sem nome. Assim, ele e o cão embarcam na busca da Estrela dos Desejos e esbarram em Kitty Pata-Mansa (Salma Hayek), antigo amor do Gato. Contudo, ela também quer o mapa para chegar na tal Estrela e pedir por ter em quem confiar. Seguindo variados trajetos, surgem ainda os três ursinhos, Cachinhos Dourados e o mimado João Trombeta que, por fim, fica como o verdadeiro antagonista, ainda que tenha uma passagem pequena na trama. 

A animação da Dreamworks tem um visual belíssimo e um roteiro certeiro. De colorido vibrante que gruda os olhos do público na telona, é capaz de fisgar a atenção já quando começa mostrando a paixão do Gato de Botas pela veneração que recebe dos admiradores até ser informado que perdeu oito vidas, sobrando-lhe somente uma. No entanto, nada como uma história de amor não resolvida para tornar tudo mais emocionante, pois é a corajosa Kitty quem avisa o Gato que "quando só se tem uma vida, isso a torna especial".

"Gato de botas 2: O último pedido" é justamente sobre aprender a valorizar quem nos ama, incluindo nossas qualidades e sabendo dos nossos defeitos. Nessa história de amor pela família, com toques cômicos, surgem elementos de outras histórias fantásticas, como por exemplo, a bolsa mágica da babá "Mary Poppins" ou o Grilo Falante do clássico "Pinóquio" -que ganhou uma impecável versão por Guillermo del Toro. Até chifres de unicórnios bebês são arremessados para matar, mesmo criando efeito lindo. Sim! A animação Dreamworks trata a morte, em meio a uma história limpa, sem firulas.

A animação que pode ser assistida na versão dublada e legendada, destaca a voz de Wagner Moura. Na pele do Lobo que é a própria Morte -e praticante das artes marciais-, há entradas do personagem que causam incontestáveis momentos para se arregalar os olhos. Detalhe: os efeitos das cenas de lutas remetem aos de outras animações Dreamworks, "Kung Fu Panda" e o mais recente "Os Caras Malvados" -os traços dos Lobos são semelhantes mesmo que cada um tenha tons diferentes. 

A produção dirigida por Joel Crawford, o mesmo das sequências de "Trolls" e "Os Croods", é sem dúvida um excelente resgate do bichano espadachim capaz de fazer o olhar mais fofo do universo. De quebra, planta a esperança no público, uma vez que na cena final, faz o Gato referir-se a amigos de longa data que estão em "Tão Tão Distante". Curiosidade sobre como todos estão? Sim. Ainda maior depois dessa provocação e ainda ver o menino da Dreamworks passear pelos sucessos do estúdio, incluindo, "Shrek", antes de o filme começar. "Gato de botas 2: O último pedido" é imperdível!! Que venha uma nova aventura do ogro mais amado de todos os tempos com a turma toda!


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Gato de botas 2: O último pedido" (Puss In Boots: The Last Wish)
Classificação: Livre
Diretor: Joel Crawford
Roteiro: Marcos Bernstein e Victor Atherino
Duração: 1h42
Elenco: Antonio Banderas (Gato de Botas), Salma Hayek (Kitty Pata-Mansa), Harvey Guillen (Perro), Lobo Mau (Wagner Moura)


Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.