terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

.: "O Mundo do Avesso": livro ajuda a entender melhor o conspiracionismo


“Tal enunciado é fato ou ficção, original ou cópia? Quem é agente e quem é paciente, ação e reação? Tal comportamento é espontâneo ou manipulado, público ou privado? A intenção dessa pessoa é autêntica ou espúria? Em quem posso confiar?”

Uma pergunta brotou na cabeça de muitos brasileiros nos últimos meses: como esse familiar, a querida tia Bete ou o simpático avô Oswaldo, até então inofensivos, se tornaram pró-armas, antiminorias, protofascistas, golpistas e agora estão presos por atividade terrorista? Em que momento a chave virou? Como trazê-los de volta à realidade? Conheça "O Mundo do Avesso - Verdade e Política na Era Digital", de Letícia Cesarino.

Em um mundo onde a internet se tornou massivamente disseminada, tornando-se a principal arena de comunicação política em diversos países, essas perguntas que fazemos no dia a dia são indícios da ascensão de processos como populismo, pós-verdade, negacionismo e conspiracionismos. A antropóloga Letícia Cesarino oferece aqui uma perspectiva inovadora para ler esses fenômenos, comumente explicados por causas políticas, econômicas ou conjunturais. 

Uma nova leitura da cibernética de Gregory Bateson permite ver esses processos em sua dimensão técnica, como um sistema que funciona por dinâmicas de estabilização, crises, inversões, polarizações e novas reorganizações, demonstrando a complexidade por trás da recente digitalização da política e da verdade. Garanta o seu exemplar de "O Mundo do Avesso - Verdade e Política na Era Digital" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.