quarta-feira, 15 de março de 2023

.: Sesc Ipiranga: "Culturas indígenas no Brasil e a coleção Harald Schultz"

Edições Sesc realizam evento de lançamento do livro Culturas indígenas no Brasil e a coleção Harald Schultz no Sesc Ipiranga

Lançamento conta com bate-papo seguido de sessão de autógrafos com Marília Xavier Cury, uma das organizadoras da obra, e com os autores Gerolino José Cezar (Terena), Dirce Jorge (Kaingang) e Gleidson Alves Marcolino (Guarani Nhandewa)


No dia 23 de março, quinta-feira, às 19h, o Sesc Ipiranga recebe o lançamento do livro "Culturas indígenas no Brasil e a coleção Harald Schultz", organizado pela conservadora Ana Carolina Delgado Vieira e pela professora e museóloga Marília Xavier Cury. O bate-papo conta com a participação de Marília Xavier Cury e dos autores indígenas Gerolino José Cezar (Terena), Dirce Jorge (Kaingang) e Gleidson Alves Marcolino (Guarani Nhandewa). Logo após o encontro, haverá uma sessão de autógrafos.

O livro é uma coletânea de artigos, que visa divulgar a história e as pesquisas que se desdobram a partir da coleção Harald Schultz (1909-1966), fotógrafo e etnógrafo que se dedicou a registrar aspectos culturais de dezenas de povos indígenas. Schultz foi responsável pela coleta de mais de 7 mil artefatos e é considerado um dos precursores da antropologia visual, com a produção de filmes e fotografias que demonstravam o cotidiano da pesquisa de campo e da confecção de artefatos. Esta coleção atualmente faz parte do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

A obra é dividida em quatro partes, a primeira destaca a trajetória de Harald Schultz com detalhes biográficos do etnógrafo. A segunda parte versa sobre as possibilidades museológicas, refletindo sobre como os museus podem implantar políticas que respeitem os direitos dos indígenas e contribuir para a inclusão e empoderamento desses povos. Já a terceira parte do livro dedica-se aos estudos relacionados a coleções depositadas em museus e a última seção traz imagens de doze grupos visitados por Schultz, assim como fotos dos objetos coletados. A obra, além de buscar divulgar o trabalho pioneiro de Harald Schultz para a antropologia brasileira, visa também suscitar a reflexão acerca de temas relacionados à difusão do conhecimento preservado nos acervos e à reconstituição de contextos e sentidos que por vezes se perdem no momento da coleta de objetos.


“Schultz registrou inúmeros processos de confecção de artefatos. Suas fotos destacam mãos hábeis tecendo redes e precisas tramas de fibras vegetais formando cestarias. O coletor também registrou múltiplos processos criativos de pintura de vestimentas e adornos”.

Ana Carolina Delgado Vieira e Marília Xavier Cury, organizadoras do livro


Você pode comprar "Culturas indígenas no Brasil e a Coleção Harald Schultz" aqui: amzn.to/3ZNIPo9

 

Sobre os participantes

Marília Xavier Cury é museóloga e educadora de museu. Possui licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1982), especialização em Museologia (1985), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia. Tem experiência na área de museologia, com ênfase nos seguintes temas: projetos de gestão e planejamento institucional, comunicação museológica, expografia, estudos receptivos e avaliação museológica, educação patrimonial e em museus, público de museus e participação, e patrimônio industrial. Desde 2010 vem se dedicando aos temas "museus e indígenas" e "museus indígenas", reconhecendo as contribuições desses povos na constituição da ideia de museu e no desenvolvimento da museologia.

Gerolino José Cezar, Terena, 52 anos, é natural da TI Cachoeirinha, em Miranda, Mato Grosso do Sul, mas viveu na TI Buriti até os 12 anos. Vive na Aldeia Ekeruá, São Paulo, desde a criação da comunidade, em 2002. Como liderança indígena, acompanha o cacique em decisões da aldeia.

Dirce Jorge Lipu Pereira é kuja (pajé) e liderança indígena Kaingang. É coordenadora do Grupo de Cultura Kaingang da TI Vanuíre (Arco-íris, São Paulo), gestora do Museu Worikg e parceira do Museu Índia Vanuíre.

Gleidson Alves Marcolino nasceu em Duartina, São Paulo, em 1989. Pertence à etnia Tupi-Guarani Nhandewa. Seu nome indígena é Awá Rokedju. É professor na Escola Estadual Indígena Aldeia Nimuendaju, onde leciona nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. É integrante do grupo de apresentação cultural de canto e dança Mandu'á, também é conselheiro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado de São Paulo.


Serviço

Lançamento do livro "Culturas indígenas no Brasil e a Coleção Harald Schultz"

Evento seguido de sessão de autógrafos

Data: 23 de março, quinta-feira, às 19h

Local: Sesc Ipiranga (R. Bom Pastor, 822 - Ipiranga) -- Teatro

Classificação: a partir de 12 anos

Duração: 120 minutos

Grátis | Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade na bilheteria do Sesc Ipiranga

Compre "Culturas indígenas no Brasil e a Coleção Harald Schultz" aqui: amzn.to/3ZNIPo9

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.