quarta-feira, 15 de março de 2023

.: Crítica: "Blonde" é o retrato de uma Marylin Monroe deprimente

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em março de 2023


Um início deprimente e cheio de drama, mas com sequências sexualmente artísticas com personagens inventados para agitar a história. O longa "Blonde", inspirado no livro de mesmo nome da escritora Joyce Carol Oates retrata Norma Jeanne, a desejada Marylin Monroe, ao lado de Cass Chaplin (Xavier Samuel) e Edward G Robinson (Evan Williams) formando um trisal e, apesar da agitação constante do amor entre eles, o filme mantém a áurea pesada de puro sofrimento e choradeira. Contudo, há uma certa poesia na tela quando os três em pleno ato tem a cama fundida ao Niágara.

Em "Blonde", filme da Netflix, o uso de cenas coloridas, amareladas ou em preto e branco, reforçam o retrato da tristeza profunda, o desânimo, o pessimismo e a baixa auto-estima que tomam conta da de quem está por trás de Marylin, a Norma Jeane, uma vez que, nitidamente, absorveu toda a depressão da mãe. Sempre se nota que a loucura da mãe reflete fortemente na personalidade da loira até na vida adulta.

Embora a figura icônica da atriz Marylin Monroe seja muito atrelada ao alto astral, na produção dirigida por Andrew Dominik, com Ana de Armas incrivelmente caracterizada e dando um show de intepretação -fazendo jus a indicação ao Oscar na categoria Melhor Atriz-, há uma Norma Jeane deprimida que faz deprimir -quem está do outro lado da tela. Sempre em excessivo sofrimento com uma trilha sonora que intensifica a doença psiquiátrica herdada pela loira sensação do cinema.

As cenas icônicas registradas em fotos ou em filmes tornam "Blonde" bastante interessante, seja quando interpreta a música "Diamonds Are a Girl's Best Friend" no filme "Os Homens Preferem as Loiras" ou ainda refaz a cena em que o vestido levanta na passagem de ar do metrô de "O Pecado Mora ao Lado". Contudo, de marido em marido e a forma de Marylin levar a vida, ao menos pelo olhar da escritora Joyce Carol Oates, pesa e muito o longa, mesmo tendo Adrien Brody, Bobby Cannavale ou Rebecca Wisocky no elenco.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: "Blonde" (Blonde)
Gênero: drama
Classificação: l8 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Andrew Dominik
Duração: 2h46m
Cinematografia: Chayse Irvin
Elenco: Ana de Armas (Marilyn Monroe), Adrien Brody (The Playwright), Xavier Samuel (Cass Chaplin), Bobby Cannavale, Sara Paxton (Miss Flynn), Julianne Nicholson (Gladys), Caspar Phillipson  (John F. Kennedy),  Evan Williams (Edward G. Robinson Jr.), Lily Fisher (Marilyn Monroe), Tony Curtis, Rebecca Wisocky (Yvet), Lucy DeVito (Niece), Tygh Runyan (Norma Jeane's Father), Chris Lemmon (Jack Lemmon/Daphne),  Toby Huss (Whitey),  Mia McGovern Zaini (Marilyn Monroe), Ned Bellamy (Doc Fell)
Data de lançamento: 16 de setembro de 2022

Trailer




Leia +
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.