quinta-feira, 4 de maio de 2023

.: "Odisseia" em HQ tem ilustrações do premiado quadrinista Jefferson Costa


Atribui-se ao poeta grego Homero a autoria de dois textos fundadores da literatura ocidental: a "Odisseia" e a "Ilíada". Os longos poemas épicos de quase três mil anos, originalmente cantados para plateias de adultos e crianças, narram histórias de guerra, amor, viagens, superação e redenção. Com texto adaptado pela escritora Silvana Salerno e ilustrações do quadrinista Jefferson Costa, o clássico de Homero renasce em uma edição impecável, lançada pela FTD Educação, comprovando o caráter atemporal da obra.  

A dupla criativa por trás da adaptação de "Odisseia" para HQ tem credenciais de sobra para o projeto. Com mais de 30 livros publicados, Silvana Salerno foi finalista do prêmio Jabuti, principal reconhecimento do mercado editorial brasileiro, em 2015, por sua adaptação para literatura infantil de "Os Miseráveis" (1862), de Victor Hugo (1802-1885).  

Já Costa, conquistou o prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2019, por seu trabalho em parceria com Rafael Costa em "Jeremias: Pele" (2018), obra que modernizou um dos personagens mais célebres do autor Mauricio de Sousa.  

A sugestão de Costa para ilustrar o projeto partiu da equipe de editores de arte da FTD Educação, por sua habilidade em inserir jovialidade e cores contemporâneas à "Odisseia". O quadrinista conta que seu processo de ilustração é quase 100% digital, mas que, às vezes, ainda utiliza papel para fazer algum esboço inicial de design de personagem ou de composição de página. Em um livro com dezenas de personagens, como em "Odisseia", seu processo de trabalho implica em envolvimento e imersão total, além de buscar uma inspiração especial. 

“Na construção de personagens, gosto de pensar em atores e atrizes que acredito que casariam bem com a personalidade e o jeito de ser de cada um, como um casting, uma biblioteca mental. A associação desses profissionais da atuação com as personagens enriquece e facilita a construção e a condução das ilustrações”, destaca Jefferson Costa. 

Protagonizado por Odisseu - também chamado de Ulisses, seu nome entre os romanos -, o clássico apresenta o herói em sua longa jornada de volta para casa após sobreviver à Guerra de Troia. Ele tem como principal aliada Atena, deusa da sabedoria, e como grande antagonista Poseidon, deus dos mares. Empenhado em retornar para casa e reencontrar sua amada Penélope e seu filho Telêmaco, o herói enfrenta ciclopes, monstros de seis cabeças, sereias (que os gregos imaginavam como pássaros com rosto de mulher), gigantes e outras criaturas aterradoras com base em muita astúcia. Não à toa, numa narrativa em que os personagens recebem epítetos (Telêmaco, o prudente; Penélope, a sensata; Atena, deusa dos olhos brilhantes etc.), o de Odisseu é “astuto” ou “astucioso”. 

Muitos dos personagens encontrados pelo protagonista, em sua longa jornada de volta para casa - a ninfa Calipso, a feiticeira Circe, os ciclopes, a rainha Penélope, entre tantos outros -, se tornaram bastante conhecidos na cultura ocidental, até mesmo por quem nunca leu o poema.  Apaixonada pela obra, Silvana Salerno já tem no currículo uma adaptação do clássico grego em prosa, voltada ao público juvenil. A edição da FTD Educação é sua primeira experiência como autora de HQ. Para ela, o grande desafio foi colocar o máximo da obra original em um mínimo de texto, deixando espaço para a arte de Costa fazer o restante do trabalho.  

“Adaptei a 'Odisseia' para quadrinhos para levar esse clássico à juventude. Meu ponto de partida é buscar a essência do original, para que o leitor receba o teor mais profundo da obra, ou seja, as suas reflexões filosóficas e o seu potencial literário e artístico. Quero que o leitor sinta toda a força da Odisseia, uma obra fundadora da literatura ocidental que continua sendo apreciada desde a sua criação, há 28 séculos”, destaca a escritora.  

A adaptação para os quadrinhos ganhou ainda prefácio e posfácio da professora de Língua e Literatura Grega da Universidade de São Paulo (USP), Adriane da Silva Duarte, que contextualiza a obra e o autor e agrega informações históricas. Ler "Odisseia" nesta moderna adaptação para os quadrinhos é entrar em contato com uma obra que impactou a história das narrativas, da cultura e da arte do Ocidente. Compre o livro "Odisseia" em quadrinhos no Resenhando.com.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.