quarta-feira, 18 de maio de 2016

.: Isabela Dellal é a campeã do “BBQ Brasil - Churrasco na Brasa”, do SBT

Na foto: Isabela é a campeã. Crédito: Gabriel Gabe/SBT
A grande final do reality show “BBQ Brasil - Churrasco na Brasa”, apresentado por Ticiana Villas Boas no SBT, coroou uma mulher como a melhor churrasqueira amadora do Brasil. Natural de Brasília, Isabela Dellal venceu outros 13 participantes ao longo da temporada, que estreou no dia 13 de fevereiro, e garantiu o troféu da atração, além de ter recebido uma tonelada de produtos da Maturatta Friboi e Seara, e mais um ano de compras no hipermercado Extra, no valor de dois mil reais mensais, ou seja, R$ 24 mil em um ano. 

Na final, Isabela enfrentou três desafios intensos que a fizeram se destacar dos demais finalistas, Raphael, Carlão e Joana, que foram eliminados um a um, na respectiva ordem, após a criteriosa avaliação dos jurados Rogério deBetti e Carlos Bertolazzi.



Saiba como foi a grande final do programa:
Na primeira prova, os jurados Carlos Bertolazzi e Rogério deBetti preparam um prato especial sem que os finalistas tivessem visto. Bertolazzi fez uma salada russa e um molho falsa verde, enquanto deBetti preparou um churrasco de Dirty Steak. 

Os quatro finalistas foram surpreendidos com a refeição, porém, apenas após saborearem os pratos que descobriram que a tarefa seria justamente a de reproduzir as receitas da maneira mais fiel possível, utilizando apenas a memória do paladar. Raphael não prestou a atenção enquanto comia e se sentiu inseguro para preparar o prato. 

O participante observou o colega de bancada, Carlão, o que levou a irá do concorrente. A situação piorou e os dois discutiram até mesmo por um punhado de ervilhas. No momento da avaliação, Raphael apresentou o prato mais falho e se tornou o primeiro eliminado da final.

Em seguida, os três competidores que restaram foram levados até um restaurante para fazer dois pratos na grelha, incluindo sobremesa que também teve que ser feita na churrasqueira. Os pratos foram servidos para nove especialistas em churrasco, que após saborearem as refeições auxiliaram os jurados da atração a decidir que Carlão estaria eliminado e que a grande final seria disputada entre duas mulheres, Isabela e Joana.

Por fim, aconteceu a disputa que definiu a grande campeã do “BBQ Brasil”. Os 12 ex-participantes da competição e os familiares das duas finalistas assistiram ao duelo de carnes na brasa. A tarefa foi complexa, Isabela e Joana tiveram que preparar cinco cortes e tipos diferentes de carnes com exigência de sabor e apresentação dentro dos tempos estipulados pela apresentadora e os jurados. Isabela se saiu melhor e foi coroada a melhor churrasqueira amadora do país.

.: As novas regras do Marco Civil da Internet (um resumão para você)

Por Marcos Bruno, sócio do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados

Em 11 de maio de 2016, como um dos últimos atos do governo Dilma Roussef antes do afastamento determinado pela decisão do Senado Federal, foi promulgado o Decreto 8.771/2016, que regulamenta as disposições do Marco Civil da Internet.

A regulamentação traz regras relacionadas a neutralidade de rede, proteção da privacidade e de dados pessoais, e atribuiu competências para a fiscalização do comprimento. E agora? Entenda as novas regras, nesse breve resumo.

Do que trata?
Hipóteses admitidas de discriminação de pacotes de dados na internet e de degradação de tráfego, indica procedimentos para guarda e proteção de dados por provedores de conexão e de aplicações, aponta medidas de transparência na requisição de dados cadastrais pela administração pública e estabelece parâmetros para fiscalização e apuração de infrações previstas no Marco Civil da Internet.


Quando passa a valer?
A partir de 10 de junho de 2016.


A quem se aplica?
Aos responsáveis pela transmissão, comutação e roteamento, o que inclui os backbones, e aos provedores de conexão e de aplicação, em geral.


A quem não se aplica?
Serviços de telecomunicações que não envolvam conexão à Internet, e serviços especializados, ainda que utilizem tecnologia TCP/IP, como é o caso, por exemplo, de links dedicados privados, desde que não acedam à Internet, de forma pública e irrestrita.


Como ficou a neutralidade de rede?
Discriminação ou degradação do tráfego como medidas excepcionais, em decorrência de requisitos técnicos, ou visando priorização de serviços de emergência. 

Obriga as empresas a quem se aplica o decreto a: tratar questões de segurança da rede, restringir envio de spam, controlar ataques de negação do serviço (DDos), e tratar situações especiais de congestionamento da rede, inclusive provendo rotas alternativas, no caso de interrupção da rota principal, ou situações de emergência.

Obrigatoriedade de observância da regulação da ANATEL e das diretrizes estabelecidas pelo CGIbr, nas ações de gerenciamento da rede.

Divulgação, inclusive com obrigatoriedade de indicação nos contratos de prestação de serviços, dos motivos que possam implicar em discriminação ou degradação do tráfego, em linguagem de fácil compreensão.

Estabelecimento de situações taxativas para degradação ou discriminação do tráfego em razão de serviços de emergência, que ficam restritas a: comunicação destinada aos prestadores de serviços de emergência ou comunicação entre eles, ou comunicações necessárias para informar a população em situações de risco de desastre, emergência, ou estado de calamidade pública.

Garantia da gratuidade da transmissão de dados relacionada a serviços de emergência.

Vedação de acordos que possam comprometer o caráter público e irrestrito da internet no Brasil, priorizem pacotes de dados em razão de arranjos comerciais, ou privilegiem aplicações ofertadas pelo próprio responsável pela transmissão, comutação, ou roteamento, ou empresas do seu grupo.

As ofertas comerciais de acesso à Internet deverão sempre privilegiar uma internet única, de natureza aberta, plural e diversa, visando inclusão e não discriminação.


Como ficou a proteção da privacidade?
Autoridades administrativas (polícia, ministério público, e outros órgãos) que solicitem acesso a dados cadastrais de usuários da Internet deverão indicar o fundamento legal expresso de sua competência, a motivação para o pedido, e os indivíduos cujos dados são requeridos, vedando pedidos genéricos ou inespecíficos.

Abre a possibilidade do provedor não coletar dados cadastrais como qualificação pessoal (nome, prenome, estado civil e profissão), filiação e endereço, ficando desobrigado do fornecimento desses dados, na hipótese de não coletar.

Os órgãos da administração pública federal deverão publicar, anualmente, na Internet, dados estatísticos de requisição de dados cadastrais.

Estabelece padrões de segurança para provedores de conexão e aplicações, relacionados à guarda e acesso dos registros de usuários da Internet, quais sejam: (a) controle estrito do acesso aos dados; (b) mecanismos de autenticação do acesso aos dados, permitindo individualizar o responsável pelo tratamento dos registros; (c) registros de acesso aos dados, contendo o momento e a duração do acesso, bem como a identidade do responsável pelo acesso; (d) uso de soluções técnicas que garantam a inviolabilidade dos dados, como encriptação e outras medidas equivalentes.

Estabelecimento do princípio de retenção de dados na menor quantidade necessária, e determinação da exclusão de tais dados após atingida a finalidade do seu uso, ou se encerrado o prazo determinado por obrigação legal.

Conceituação de dado pessoal como dado relacionado à pessoa natural identificada ou identificável, inclusive números identificativos, dados de localização, ou identificadores eletrônicos relacionados a uma pessoa.

Obrigação de que os dados sejam mantidos em formato interoperável e estruturado, facilitando acesso decorrente de decisão judicial ou determinação legal.

Divulgação clara dos padrões de segurança adotados pelos provedores, preferencialmente nos próprios sites da Internet.


Como ficou a fiscalização?
Estabelece que a Anatel atuará na regulação, na fiscalização, e na apuração de infrações.

Estabelece que a Secretaria Nacional do Consumidor atuará na fiscalização e na apuração das infrações.

Estabelece que o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência atuará na apuração de infrações à ordem econômica.

Estabelece a atuação colaborativa entre os órgãos acima, inclusive prevendo a aplicação de sanções mesmo para as pessoas jurídicas sediadas no exterior.

.: Oficina Literária da Flip 2016 revisita a obra de Shakespeare

"Inventor do humano", na definição do crítico literário Harold Bloom, William Shakespeare é tema da tradicional Oficina Literária da Flip, feita neste ano em parceria com o British Council, como parte dos eventos que celebram a obra do Bardo nos 400 anos de sua morte. 

De 1 a 3 de julho, durante a festa literária em Paraty, a dramaturga e crítica Marici Salomão compartilha com os selecionados sua experiência com o palco e a sala de aula, propondo a leitura e análise de trechos de "Hamlet", "Rei Lear" e "Romeu e Julieta".

Salomão vai compartilhar estratégias de criação dramatúrgica a partir dos trechos lidos, em um diálogo constante com o contemporâneo. Além disso, autores da programação principal da Flip compartilharão na oficina suas relações com a obra de Shakespeare em um bate-papo - entre eles o escritor e humorista Ricardo Araújo Pereira.

Como participar
O curso é voltado para estudantes ou profissionais de teatro, dramaturgos e atores, sem limite de idade para participação. As inscrições para a oficina devem ser feitas até o dia 30 de maio pelo e-mail oficina2016@flip.org.br com uma carta de intenção de até mil caracteres (sem espaço), explicando os motivos da inscrição; dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço completo, e-mail e telefones para contato) e informações acadêmicas e profissionais.

Serão abertas 16 vagas, das quais dois se destinam a candidatos moradores da cidade de Paraty, que são isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os nomes dos primeiros 16 alunos selecionados serão divulgados no site da Flip (www.flip.org.br) na quinta-feira, 2 de junho. Os candidatos terão até o dia 8 de junho para fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100 (cem reais), por meio de deposito bancário. A confirmação do pagamento pelo e-mail oficina2016@flip.org.br deve ser enviada no máximo até domingo, 8 de junho de 2016.

O regulamento completo está disponível no site da Flip: http://issuu.com/flip.paraty/docs/regulamento_oficina_liter__ria_2016

Condição de participação
Os selecionados deverão ler, antes da oficina, as peças "Hamlet", "Rei Lear" e "Romeu e Julieta". As traduções indicadas são as da editora L&PM, assinadas por Millôr Fernandes.

As referências teóricas serão baseadas nas obras "Sobre Shakespeare", de Northrop Frye; "Shakespeare, Nosso Contemporâneo", de Jan Kott e "A Invenção do Humano", de Harold Bloom. Não é necessário o conhecimento prévio desses estudos. Os inscritos que tenham participado das três sessões receberão um certificado de participação.

Sobre a palestrante
Marici Salomão é autora de premiadas peças dirigidas por importantes profissionais, como Fernando Peixoto e Hélio Cícero. Uma compilação de sua obra foi publicada pela Imprensa Oficial sob o título de O teatro de Marici Salomão. Coordena o curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro e o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, que recebeu o Prêmio Shell 2016 na categoria inovação.

Flip 2016
Com curadoria de Paulo Werneck, a 14ª edição da Flip homenageia a poeta Ana Cristina Cesar (1952-83), expoente da geração da Poesia Marginal, que nos anos 1970 se firmou distribuindo edições caseiras no Rio de Janeiro, ao largo do mercado editorial e sob o peso da ditadura militar, fundando uma vertente marcante na poesia brasileira contemporânea.

Quem faz a Flip
A Casa Azul é uma organização da sociedade civil de interesse público que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura. Desde as primeiras ações, há mais de vinte anos, vem desenvolvendo uma metodologia de leitura territorial capaz de potencializar importantes transformações no território. Em Paraty, onde a associação se originou, esse processo levou à realização de ações de permanência, com projetos como a Flip, a Biblioteca Casa Azul e o Museu do Território de Paraty, entre outros.

Patrocínio
A programação da Flip é realizada por meio de leis de incentivo à cultura do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura do Governo Federal, e conta com patrocínio do Itaú, do BNDES, da Petrobras e de outras empresas e organizações em vias de captação.

.: Documentário "For the Love of Fashion‏": algodão e moda

O documentário "For the Love of Fashion", produzido pela National Geographic, tem pré-estreia no Brasil nesta quarta-feira, 18 de maio, e aborda a cadeia produtiva do algodão orgânico e seus impactos na sociedade.

A National Geographic e a C&A se uniram para produzir o documentário "For the Love of Fashion", que aborda o cultivo do algodão orgânico e o impacto nos produtos que chegam aos consumidores. A produção global também enfatiza a necessidade de uma mudança no paradigma da cadeia de produção da matéria-prima. O documentário, que estreia no Brasil no dia 25, às 17h15, na National Geographic, tem como apresentadora Alexandra Cousteau, conhecida mundialmente por seu trabalho sobre a água e as questões de sustentabilidade. 

Para celebrar a chegada do documentário ao país, a C&A promove uma pré-estreia exclusiva para convidados, nesta quarta, dia 18 de maio. O evento contará também com uma mesa-redonda, composta por especialistas do setor, para debater a importância da produção dessa matéria-prima e do cenário do algodão no Brasil.

Com 45 minutos, o documentário é apresentado por Alexandra, que viaja pela Índia, Estados Unidos e Alemanha, mostrando os resultados do uso de métodos de produção mais sustentáveis. Dados apontam que 2,4% das terras de cultivo no mundo estão destinadas à plantação de algodão. No entanto, esse cultivo consome 24% do total de inseticidas e 11% dos pesticidas vendidos no mundo inteiro. O algodão orgânico tem consideráveis benefícios econômicos e ambientais, mas representa menos de 1% da colheita anual mundial.

Um dos lugares visitados por Alexandra são os campos de cultivo de algodão de Madhya Pradesh, na Índia, onde ela acompanhou a produção do algodão e conheceu os agricultores locais, cuja vida melhorou notavelmente depois que alteraram os métodos de produção, substituindo o cultivo pelo método tradicional por tecnologias mais sustentáveis. 

A apresentadora também conversa com trabalhadores de organizações não governamentais e de outras entidades e com líderes da indústria na Alemanha e nos Estados Unidos. Além disso, entrevista especialistas em sustentabilidade da C&A, uma das maiores compradoras da matéria-prima no mundo, para entender por que há a necessidade de migrar para o cultivo orgânico e para movimentos de nível internacional.  

Deborah Armstrong, vice-presidente executiva da National Geographic Partners Europa, diz que a National Geographic acredita no poder da ciência, na exploração e na arte de contar histórias para mudar o mundo. O modo como a roupa é produzida tem um impacto sobre o meio ambiente de uma maneira que a maioria das pessoas não imagina em seu dia a dia. "For the Love of Fashion" destaca esse impacto e suas possíveis soluções, de modo que incentive e engaje o público em todo o mundo. 

Sobre Alexandra Cousteau
Exploradora emergente da National Geographic, diretora cinematográfica e reconhecida mundialmente por seu trabalho com a questão da água, continua com a tarefa de seu famoso avô, Jacques-Yves Cousteau, e de seu renomado pai, Philippe Cousteau. Alexandra Cousteau domina a tradição narrativa herdada de sua família e tem uma habilidade única para inspirar o público sobre questões importantes de política, leis e ações. Ela se dedica a defender a importância da conservação e da gestão sustentável da água, a fim de manter o planeta saudável. Suas iniciativas em nível mundial têm o objetivo de inspirar e capacitar os indivíduos para proteger não só o oceano e seus habitantes, mas também as comunidades humanas que dependem dos recursos de água doce. 

Em 2010, o Fórum Econômico Mundial a incluiu entre os Líderes Jovens do Mundo. Essa comunidade de líderes da próxima geração atua como uma força motriz para o futuro sustentável. Em 2008, Alexandra foi nomeada exploradora emergente da National Geographic, com o que se juntou ao seleto grupo de 11 jovens pioneiros e visionários de todo o mundo, para estender as fronteiras do descobrimento, da aventura e da resolução dos problemas mundiais. Também em 2008, Alexandra fundou a Blue Legacy International, com o objetivo de capacitar as pessoas a recuperar e restaurar a água no mundo, uma comunidade por vez. 

Alexandra comandou expedições da Blue Legacy International em seis continentes e produziu mais de uma centena de curtas-metragens premiados sobre as questões da água no mundo, conseguindo que um número recorde de pessoas se ocupasse e atuasse com os problemas de conservação da água em suas comunidades. Também trabalha com a Oceana, como assessora sênior, para ajudar a impulsionar seu importante trabalho em relação aos oceanos, para que a empresa seja conhecida por um público cada vez maior por meio de expedições, eventos e promoções.

Sobre a National Geographic Channel 
A National Geographic Channel é o braço de TV e produção da National Geographic Partners, uma operação conjunta da 21st Century Fox e National Geographic Society. Líder mundial em programação de primeira qualidade em ciência, aventura e exploração. A National Geographic Channels possui os canais National Geographic Channel (NGC), Nat Geo Wild, Nat Geo People e Nat Geo Mundo. Além disso, opera a National Geographic Studios, unidade de produção televisiva interna da empresa. 

A National Geographic Society contribui com o compromisso da National Geographic Society com a exploração, conservação e educação com uma programação inteligente e inovadora, feita com talentos de primeira linha em todo o mundo, com ganhos que ajudam a financiar a missão da sociedade. Internacionalmente, a NGC está disponível em mais de 440 milhões de lares, em 171 países e em 45 idiomas. E a Nat Geo Wild, em 131 países e em 38 idiomas. A National Geographic Partners também é uma empresa líder nas redes sociais, com uma base de fãs de 250 milhões de pessoas em todas as suas páginas. A NGC contribui com mais de 55 milhões de fãs somente no Facebook. Para mais informações, acesse www.natgeotv.com e www.natgeowild.com. 

Sobre a C&A
Líder do mercado de varejo de moda brasileiro, no qual está presente desde 1976, a C&A é uma multinacional de origem holandesa fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, cujas iniciais deram origem ao nome da empresa. Atualmente a rede possui mais de 280 lojas no País, em todos os Estados e no Distrito Federal. De maneira inovadora, a C&A atua para oferecer produtos e informação de moda a preços acessíveis. Com a plataforma C&A Collection, traz coleções exclusivas em parceria com estilistas e grifes nacionais e internacionais. 

A empresa é pioneira em ações de sustentabilidade no setor: desde 2006, audita a cadeia produtiva, monitorando padrões de negócios socialmente responsáveis; em 2009, inaugurou uma Loja Eco, certificada com o selo Leed, do Conselho de Construção Sustentável dos EUA (USGBC); e, em 2010, foi a primeira empresa do setor a assinar o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Em 2015, está consolidando seus compromissos em uma plataforma global de sustentabilidade.

.: Mostra "Palavra em Movimento", de Arnaldo Antunes, chega ao Rio

360º, 2008, Arnaldo Antunes - Porta de madeira 210 x 77 x 6 cm (tem pequena base circular de 20 cm diam.) (Foto: Divulgação)
Exposição, que marca 30 anos de produção visual de Arnaldo Antunes, abrirá no dia 18 de maio, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

Toda a poesia do multiartista brasileiro Arnaldo Antunes emerge em meios técnicos diversos, trabalhando a palavra irrompida em suas dimensões verbais, sonoras e visuais. Com obras e processo criativo marcados pelo vanguardismo, a mostra "Palavra em Movimento" propõe uma síntese dessa trajetória eclética, enfatizando a produção de Antunes no âmbito do circuito das artes visuais contemporâneas.

Com abertura nesta quarta, dia 18 de maio, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, a exposição reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, cartazes, áudios e vídeos de trabalhos realizados nos últimos 30 anos. A cidade do Rio de Janeiro fecha a itinerância da mostra que passou por cidades como São Paulo, Brasília e Salvador, desde julho de 2015.

Segundo o curador da mostra, Daniel Rangel, a maneira integrada de criar de Antunes é inspirada na poesia concreta e remete à expressão "joyceanaverbivocovisual", que sintetiza a proposta, colocada em prática nos anos 1950 pelos concretistas brasileiros, dos novos modos de se fazer poesia, visando a uma “arte geral da palavra”.

“Seja esta falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, sua obra estrutura-se a partir da palavra. Um dinamismo que caracteriza seu trabalho, aliado ao não pertencimento a um local ou gêneros específicos. Um mensageiro-viajante, cidadão do mundo, que manipula a linguagem como poucos”, afirma Rangel.

O recorte cronológico da exposição, o mais completo já apresentado da obra do artista, evidencia um percurso no qual a poesia ultrapassa seus limites para se manifestar na letra de uma música, em placas de rua, em objetos comuns, em imagens com movimento ou até mesmo no tradicional papel, emoldurado e pendurado nas paredes da exposição.

A excentricidade de Antunes é ligada subjetivamente à ideia da mostra, o que leva o curador a lembrar da “rica fusão referencial heterogênea do artista -- herdeiro da poesia concreta dos anos 50, do rock e tropicalismo dos 60 e 70, da arte pop, e do movimento punk dos anos 80 --, aliada ao pleno domínio da linguagem e da comunicação, e a uma poderosa voz abissal que se tornou uma verdadeira marca”.

“Ele é um artista do presente, que aborda temas atuais; conceitos políticos,comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos para diversos públicos e em contato com diferentes mídias”, afirma Rangel. 

Detalhes "Palavra em Movimento"
A mostra é um passeio pelas três dimensões - verbivocovisual - da obra artística de Antunes.

A série "Caligrafias" reúne um pequeno recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo (entre 1998 e 2003), nas quais Arnaldo pintava seus poemas espremendo os tubos de pigmento diretamente sobre o papel de gravura.

Outra série apresentada de forma parcial é "Oráculo", realizada entre 1981e 1982, produção mais antiga incluída nesta mostra. Conjunto de colagens com rasgos manuais sobre pequenos papéis cartonados com sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas, jornais e outros impressos da época.

Os objetos e instalações poéticas, juntamente com os adesivos, banners eletreiros buscam no universo do readymade novas formas de retirar a poesia do papel. Poemas podem virar esculturas, objetos comuns com forma ou uso subvertidos, ou peças que propõem uma interatividade e participação direta do público.

Trabalho mais recente de Arnaldo, a série "O Interno Exterior" (2014) também busca no cotidiano sua inspiração. Monitores digitais se tornam suporte para poemas estruturados a partir de leituras simultâneas de textos urbanos capturados em fotos de suas viagens, animadas em stop motion.

Serão apresentados também alguns objetos de luz, uma fotografia ampliada e colada em um espelho, o video-poesia "Nome", além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo que, como afirmou o curador “de certa forma, aproximam a exposição do fã mais recorrente do músico e cantor pop”. O Centro Cultural Correios recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 12h às 19h.

Serviço
Exposição "Palavra em Movimento", de Arnaldo Antunes
Abertura: 18 de maio de 2016, às 19h
Período: de 19 de maio a 17 de julho de 2016
Local: Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro 
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: +55 (21) 2253-1580

terça-feira, 17 de maio de 2016

.: E! estreia temporada inédita de "Keeping Up with the Kardashians"

Momentos emocionantes serão revelados na 12ª temporada da família favorita da TV que estreia na terça, 24 de maio, às 23 horas. 

"Keeping Up ith the Kardashians" está quase de volta com episódios inéditos! A 12ª temporada do reality show da família favorita da TV chega à tela do E! Entertainment Television na terça, 24 de maio, às 23h.

Mais do que nunca, elas estão superunidas. Depois dos momentos que passaram nos últimos meses, elas dão apoio umas às outras para atravessar os tempos difíceis. Agora, as irmãs Kardashians estão tão próximas que se consideram melhores amigas.

"O poder da família realmente significa tudo", diz Kim Kardashian em um dos vídeos promocionais da série. "Somos irmãs de sangue, mas melhores amigas por escolha. Eu não sei como eu iria viver minha vida sem a minha família. É o melhor apoio no mundo", completa Khloé Kardashian.

A temporada inédita de KUWTK 12 acompanha Kourtney Kardashian em seu novo momento após a separação de Scott Disick, ao passo que Khloe Kardashian continua ajudando o ex Lamar Odom em seu processo de recuperação. 

Enquanto isso, Scott compra uma casa em Calabasas para estar próximo de seus três filhos; e Kendall Jenner tenta manter o equilíbrio entre a família e sua carreira de modelo em expansão. Kylie Jenner está ocupada lançando sua linha popular de produtos para os lábios, e Kim Kardashian é forçada a sair da casa de Kris Jenner mesmo com sua casa ainda em construção. A 12ª temporada de KUWTK promete momentos emocionantes. Não perca a estreia! Para assistir ao programa acesse o E! Entertainment no Brasil através dos canais: SKY 92 | NET 50 | CLARO 54 | GVT 70 | OI 100 | VIVO CABO 63 | VIVO FIBRA 63 | VIVO DTH 362 

"Keeping Up with the Kardashians 12"
Estreia terça, 24 de maio, às 23h
Reprise quarta, 25, às 12h e às 20h; sábado, 28, às 11h
Episódios inéditos toda terça, às 23h 

.: Sobre aquela casa dos gatinhos, por Mary Ellen F. S. Miranda

Por: Mary Ellen Farias dos Santos*
Em maio de 2016



Aquele casal tinha o hábito de conversar, mesmo quando um deles estava no banho, de portas abertas mesmo. Eis que ela saiu do box, para se enxugar quando ele disparou:

- Sabe aquela casa cheia de gatos?

A esposa franziu a testa em sinal de não entender ao que ele se referia.

Mas, de modo insistente, com a completa esperança de ser entendido, completou:

- Aquela casa, ali, perto da avenida.

A mulher rapidamente disse:

- Ah! Sei!

Então, acho que um gatinho morreu.

Com a testa franzida e com os olhos arregalados, ela perguntou:

- Por quê?

- É que tinha um urubu bicando algo ali..., respondeu o marido com um ar de normalidade em seu olhar.

Sem pensar, a esposa comentou:

- Bem! Que imagem a ser formada na mente para fechar um dia cansativo, não?


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

.: Candidatos do "MasterChef” cozinharão cabeça de porco

Nesta terça-feira, dia 17 de maio, os cozinheiros do "MasterChef"  disputam mais um desafio da Caixa Misteriosa. Eles terão uma hora e trinta minutos para preparar um prato utilizando como ingrediente principal uma cabeça de porco. 

O chef Henrique Fogaça resolve colocar a mão na massa e se junta aos competidores. Na segunda prova, o desafio é adivinhar o peso de um filé de robalo e depois prepará-lo em uma receita que conquiste o paladar dos jurados.

O "MasterChef Brasil", formato da Endemol Shine Group, é uma co-produção da Band com o Discovery Home & Health. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h30, na tela da Band (com transmissão simultânea no aplicativo da emissora para smartphones) e com reapresentação às sextas-feiras, às 19h30, no Discovery Home & Health. 

.: "O Segredo do Anel": ensinamentos de vida para crianças

Lauro Henriques Jr. e Ionit Zilberman lançam livro com ensinamentos de vida para crianças. Por meio de histórias repletas de sensibilidade e belas ilustrações, "O Segredo do Anel e Outros Contos do Bem-viver" traz ao universo infantil lições de coragem, lealdade, perseverança e respeito para auxiliar pais e educadores a despertar os valores mais essenciais na criança.

Com autoria do jornalista Lauro Henriques Jr. e ilustrado por Ionit Zilberman, "O Segredo do Anel e Outros Contos do Bem-viver" , lançamento da editora Tordesilhinhas, apresenta 11 contos inspiradores que, além de prenderem a atenção dos pequenos, também agradam aos adultos. 

São histórias surpreendentes e, sobretudo, instrutivas. Isso porque, embora aconteçam em épocas e com personagens diferentes, elas tratam de coisas que fazem parte de nossa própria experiência como seres humanos. Elas são como um espelho onde podemos enxergar todo o leque de vivências e emoções que tocam a cada um de nós: desde questões envolvendo amizades, brigas e a superação de desafios até valores tão essenciais como o respeito, a confiança e a solidariedade. 

Em “O Segredo do Anel”, história que dá título ao livro, um soberano pede aos sábios da corte um ensinamento que seja útil e verdadeiro em todas as ocasiões, pois tudo nesta vida passa – inclusive a glória. No conto seguinte, um homem pede a um carpinteiro que construa uma imensa cerca para eliminar de sua vista a propriedade do irmão, com quem tivera uma briga definitiva. Em vez disso, ele constrói uma ponte, e, com este gesto de desobediência, consegue unir os dois irmãos. 


“Porém, antes que tivesse tempo de xingar o carpinteiro, viu seu irmão chegando pela estrutura de madeira, emocionado com o gesto de paz e amizade. E os dois, chorando de alegria, se abraçaram no meio da ponte”.

Enfim, seja entre filósofos gregos ou sábios orientais, no meio de vaquinhas magrelas ou monarcas poderosos, não importa: o livro está recheado de histórias que aproximam pais, crianças e educadores de nossa realidade mais íntima. 

Por meio delas, as nossas próprias dúvidas, experiências e sentimentos são compreendidos de uma forma muito mais prazerosa e – quem sabe, por isso mesmo – mais profunda. Como dizia o poeta Manoel de Barros: “Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas”. E é justamente isso que o leitor encontra neste livro: histórias que, embora pareçam ser inventadas, falam daquilo que há de mais verdadeiro em nós. 

Sobre o autor
Como bom mineiro, Lauro Henriques Jr. é um contador de “causos” inveterado. Nascido em Belo Horizonte (MG), vive há mais de dez anos em São Paulo, onde trabalhou como jornalista em alguns dos principais veículos do país antes de dedicar-se ao universo da literatura. Tem sete livros publicados – um deles já traduzido para o espanhol –, mas o que ele gosta mesmo é de uma boa prosa à beira do fogão.

Sobre a ilustradora 
Ionit Zilberman nasceu na cidade de Tel Aviv, em Israel, mas chegou a São Paulo ainda criança, aos 6 anos. Aos 18 anos, cursou artes plásticas enquanto trabalhava numa livraria, onde começou a sonhar com os livros infantis. Os sonhos viraram desenhos, primeiro em algumas revistas, depois nos mais de 40 livros que já ilustrou. Alguns deles até já foram traduzidos para outras línguas. 

Sobre o Tordesilhinhas 
Criado em 2011, o selo Tordesilhinhas tem como proposta divertir e estimular as crianças a desenvolver a imaginação e a ver no livro um companheiro de viagens e brincadeiras para toda a vida. Sem perder de vista também o aspecto pedagógico, as publicações do selo trabalham ainda valores e temas educacionais.

.: Espetáculo "Réquiem Para Um Amigo da Multidão" estreia dia 27

Crédito: Jonatas Marques
Projeto idealizado e protagonizado pelo ator Nei Gomes, "Réquiem Para Um Amigo da Multidão" estreia no Teatro Municipal Flávio Império, Zona Leste de São Paulo, dias 27, 28 e 29 de maio. 

Com direção de Renata Zhaneta, o espetáculo presta homenagem ao multiartista Flávio Império (1935-1985), que revolucionou a cenografia brasileira, celebrando sua contribuição para o teatro brasileiro. Flávio Império, se estivesse vivo, estaria com 80 anos de vida e 60 de carreira.

Contemplado com o Prêmio Zé Renato da Cidade de São Paulo, o espetáculo circulará pelos teatros distritais da cidade durante os meses de maio e junho, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultural. As próximas apresentações serão: Teatro Alfredo Mesquita, dias 3, 4 e 5 de junho; Teatro Leopoldo Fróes, dias 10, 11 e 12 de junho; Teatro Cacilda Becker, dias 17, 18 e 19 de junho e retorna ao Teatro Flávio Império, dias 24, 25 e 26 de junho. O projeto está habilitado pelo edital PROART Educação, sendo um estímulo para debate sobre arte e história.

Pela contribuição do artista para as áreas além do teatro, no dia 26 de junho, último dia do espetáculo, será realizado um debate, após a sessão, com os arquitetos Lívia Loureiro, Pedro Arantes e Yuri Quevedo, profissionais influenciados pela obra de Flávio Império.

Com dramaturgia do próprio Nei Gomes, o texto tem como base a obra e o trabalho do artista no teatro, na arquitetura e nas artes plásticas. “A peça é uma vivência, onde a relação espectador-ator é muito próxima, um happening de muitas linguagens. O objetivo é trazer à tona suas inquietações e contribuições para as artes”, define o autor.

Crédito: Jonatas Marques
Realçando a importância de Flávio Império para a arte brasileira, a peça retrata o artista nos momentos finais de sua vida, em um balanço consigo próprio e em reflexões sobre vida e morte. Em 1985, Flávio foi internado com encefalite decorrente da AIDS. A dramaturgia parte do processo de delírios, comuns nesse quadro clínico, para rememorar sua trajetória.

“O fio condutor são as suas memórias e experiências vividas. Então me veio a ideia de um devaneio ficcional, decorrente das infecções que teve quando internado. A memória não é perfeita, tem lacunas, criamos coisas, tudo isso aliado à situação do delírio me fez construir um narrador que passasse por diversos planos, podendo ser lírico, dramático ou narrativo. Assim o texto pode ter saltos não lógicos”, explica Nei.

Durante o processo de pesquisa, Nei Gomes entrevistou personalidades que conviveram com o cenógrafo, como Maria Thereza Vargas, José Celso Martinez Corrêa, Drauzio Varela, Suzana Yamauchi, Loira Cerroti, Iacov Hillel, Edmar de Almeida e Vera Império Hamburger. Personagens e textos dos espetáculos que Flávio montou também serviram de referências para os desdobramentos do espetáculo.

“Essas pessoas me ajudaram, a partir de cada ponto de vista, a construir um retrato. Os relatos ou mesmo a imagem que cada um guarda da figura do Flávio, somado à minha pesquisa, me fizeram chegar num ser humano intenso e complexo. O espetáculo é um lugar de encontro e celebração sobre a figura do Flávio e seus pensamentos. A obra é ficcional, mas as referencias são todas reais”.

Instalação cênica
A montagem traça um panorama da vida artística de Flávio, desde seu envolvimento com a Comunidade do Cristo Operário, em 1956, até os últimos trabalhos, em 1985. “Não dá para ignorar o momento histórico em que ele viveu. O Flávio era múltiplo. Foi um cidadão atuante, viveu na época da ditadura militar, morreu de AIDS, numa época em que pouco se sabia sobre a doença. Tudo isso não é central no espetáculo, mas certamente o afetou artisticamente”, fala Nei.

Uma cama hospitalar é o elemento central do cenário. Dois biombos servem como telas para projeção de luz e imagens que simulam os delírios. Os figurinos têm uma base branca e alguns elementos coloridos que, assim como os objetos cênicos, rementem ao aspecto limpo e asséptico de um hospital.
A encenação também se utiliza de diferentes formas de expressão como a videoprojeção, a iluminação e a trilha sonora executada ao vivo por três músicos. Alguns atores fazem participação especial em vídeo interpretando personagens contemporâneos ao Flávio como Cacilda Becker, Lina Bo Bardi, Myriam Muniz, Walmor Chagas, entre outros.A plateia será acomodada em cima do palco. Uma instalação com telas representa as várias áreas de atuação do multiartista e durante o espetáculo o público pode pintar e interagir com elas.

“O Flávio fez de tudo no teatro, além de romper com a estrutura de colaboração com a área em que atuava. Ele não trabalhava por encomenda, fazia um processo de acompanhamento de todo projeto e propunha muito, inclusive ajudando a determinar questões estéticas centrais da obra que montava”, comenta Nei.

Flávio Império
Cenógrafo, figurinista, diretor, arquiteto, professor e artista plástico. Suas experiências na pintura evidenciam o aprendizado da linguagem modernista. Reconhecido por seu trabalho artístico, Flávio trouxe ao fazer teatral, entre os anos de 1960 e 1980, uma nova forma de inserção das áreas artísticas de criação que, até então, eram consideradas secundárias em montagens de espetáculos de teatro.

Sua participação no processo de criação e seus estudos sobre os espetáculos o colocaram dentro das salas de ensaios com outros artistas criadores. Muitas peças tiveram sua concepção estética determinada pela cenografia, de tão poderosa, coerente e participativa que era sua presença. Flávio Império morreu às vésperas de completar 50 anos, no Hospital do Servidor Público Estadual, vitimado por uma infecção bacteriana nas meninges causada pela Aids, em 1985.

Sinopse
O espetáculo conta a história da vida e da obra do multiartista Flávio Império (1935-1985). A narrativa não linear é alimentada pelos delírios causados pela forte infecção que sofreu se misturando à história do próprio teatro.

Sobre Nei Gomes
Nei Gomes é ator, professor e diretor de teatro. Tem em sua formação a linguagem circense aliada à prática teatral. É membro-fundador da Cia. Estável de Teatro, criada em 2001.

Ficha técnica:
Idealização, Dramaturgia e atuação: Nei Gomes. Direção: Renata Zhaneta. Assistentes de direção: Andressa Ferrarezi e Osvaldo Hortêncio. Assistentes de produção: Maria Carolina Dressler e Adriano Rosa. Participação especial em vídeo: Andressa Ferrarezi, Daniela Giampietro, Karen Menati, Osvaldo Hortêncio, Maria Carolina Dressler, Osvaldo Pinheiro e Renata Zhaneta. Identidade Visual, Registro e Produção Multimídia: Jonatas Marques. Provocadores musicais: Piero Damiani e Rani Guerra. Cenografia: Luis Carlos Rossi. Figurino: Mariana Moll. Iluminação: Erike Busoni. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Grupo parceiro com sede para ações: Periferia Invisível.

Serviço:

"Réquiem Para Um Amigo da Multidão" 
Duração: 70 minutos. Classificação etária: 10 anos. Ingressos: Grátis.

Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. Telefone – 2621 2719.
Dias 27, 28 e 29 de maio e 24, 25 e 26 de junho. Sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Capacidade: 100 Lugares. Estacionamento: Grátis. Acessibilidade: Sim.

Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1770 – Santana. Telefone – 2221 3657.
Dias 3, 4 e 5 de junho. Sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.
Capacidade: 60 Lugares. Estacionamento: Grátis. Acessibilidade: Sim.

Teatro Leopoldo Fróes - Rua Antonio Bandeira, 114. Santo Amaro. Telefone - 5541-7057.
Dias 10, 11 e 12 de junho. Sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Capacidade: 60 Lugares. Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295 – Lapa. Telefone - 3864-4513.
Dias 17, 18 e 19 de junho. Sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.
Capacidade: 60 Lugares. Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial
Tecnologia do Blogger.