quinta-feira, 15 de agosto de 2019

.: "A Verdadeira História do Barão" em cartaz no Teatro do Sesi, SP

Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, peça é livremente inspirada no clássico da literatura ‘As Aventuras do Barão de Munchausen’, do alemão Rudolf Erich Raspe. A trupe convidou a atriz Lu Grimaldi para completar o elenco formado por Álvaro Barcellos, Celso Reeks, Erica Rodrigues, Letícia Doretto e Marco Vettore

Foto: Chris Von Ameln


A Verdadeira História do Barão comemora os 27 anos de trajetória da Cia. Cênica Nau de Ícaros com espetáculo inédito para toda a família. A peça fica em cartaz no Teatro do Sesi-SP de 15 de agosto a 24 de novembro. 

Para juntos levarem aos palcos as inacreditáveis aventuras do Barão de Munchausen, a Nau de Ícaros se associou à produtora teatral Marlene Salgado e convidou Marcelo Romagnoli, com reconhecido e consolidado trabalho na Banda Mirim, para assumir a direção e dramaturgia. A montagem mostra uma trupe de teatro itinerante, perdida por terras brasileiras, que tenta sobreviver encenando as histórias fantásticas do famoso Barão. A figura de Munchausen transita entre a verdade e a mentira, o sonho e a realidade, o absurdo e o delírio para narrar fugas incríveis, fatos extraordinários, perigos assombrosos e encontros improváveis.

Considerado um dos maiores contadores de aventuras absurdas, o Barão de Munchausen foi um militar alemão e os relatos de suas andanças pelo mundo serviram de base para o clássico da literatura universal “As Aventuras do Barão de Munchausen”, publicado em 1785 pelo alemão Rudolf Erich Raspe (1736-1794). No cinema, uma das obras mais marcantes foi o longa-metragem de 1988 do cineasta norte-americano Terry Gilliam. 

A ideia é abordar o teatro e as artes como elementos transformadores da realidade à medida que fazem o ser humano pensar em novas possibilidades de vida. “Quando escolhemos esse projeto para apresentar ao SESI-SP, que consideramos uma das instituições mais importantes do Brasil para produção e fomento à Cultura, pensamos nessa força de criação de novos imaginários trazida pelo Barão. Há mais de dois séculos, ele já pensava na imaginação como uma maneira de se resolver questões impossíveis. Neste momento tão particular, permeado por tantos retrocessos,  sentimos a necessidade de contribuir para que as novas gerações tenham condições de reinventar sua realidade e até mesmo superá-la, partindo de uma das características humanas mais revolucionária: a criatividade, explica Marco Vettore, diretor da Nau de Ícaros e idealizador da peça.

Para completar essa trupe, a Nau de Ícaros conta especialmente com a atriz Lu Grimaldi que, com este convite,  sente-se retornando ao início da sua carreira em São Paulo, fazendo parte de um grupo, seu berço no teatro, como declara.

O espetáculo tem entrada gratuita oferecida pelo Teatro do Sesi-SP, com reservas antecipadas de ingressos disponíveis no site do Centro Cultural Fiesp (centroculturalfiesp.com.br) a partir do dia 12/08, às 8h. Os ingressos remanescentes são disponibilizados na bilheteria 15 minutos antes da apresentação, no dia do espetáculo.

A encenação: O espetáculo explora a metalinguagem ao contar a história de uma trupe de teatro que encena as aventuras do Barao e, para acentuar esse jogo, revela os truques do teatro, expondo os processos da criação, as trocas de figurino e adereços, a movimentação nas coxias. “ A grande força da história está no poder transformador da fantasia, na capacidade de inventar novas realidades, superando todo tipo de limitação. O espetáculo segue a lição do Barão e busca transformar o rotineiro em magnifico”, esclarece o diretor Marcelo Romagnoli.

Além da obra original e do filme, outras referências visuais para a encenação são as técnicas da Commedia Dell’Arte, o período pré-cinema e as gravuras que ilustraram as várias edições do livro de Raspe. A encenação, como é costume nos trabalhos da Nau de Ícaros, une o teatro, circo e a dança, rompendo as fronteiras entre essas linguagens, sem que deixem de estar a serviço da história.

Os figurinos, assinados por Chris Aizner, são criados a partir de sobreposições de peças, misturando elementos do século 18 e modernos. “É um figurino que tende para uma época, mas ao mesmo tempo não define qual é esse tempo, porque a história é atemporal. Essa trupe está ensaiando as histórias do Barão na atualidade, como poderia estar na Renascença, ou no meio do sertão brasileiro”, acrescenta o encenador. 

A cenografia de Márcio Medina é composta por elementos que são manuseados o tempo todo pelos atores para construir imagens grandiosas, como um telão com várias paisagens e uma grua que alcança seis metros de altura. A trilha sonora de Marcelo Pellegrini é formada por composições originais, parte tocadas ao vivo, parte gravadas. Já a iluminação de Wagner Freire, aliada a projeções de imagens de Raimo Benedetti, tem o desafio de criar um ambiente íntimo para essas cenas dos ensaios do grupo de teatro e um ambiente de fantasia e encantamento  na hora da apresentação do espetáculo, como um grande sonho. O visagismo dos atores é criado por Leo Pacheco.

Sobre a Cia. Cênica Nau de Ícaros: Há 27 anos, um grupo de alunos do Circo Escola Picadeiro se uniu a outros do Indac-CPT para realizar a montagem "Nau de Ícaros". Nas indagações sobre forma e conteúdo, estava plantada a semente para os fundamentos de uma linha de pesquisa sobre a dramaturgia na concepção cênica de um espetáculo de circo. Nascia então, em 1992, a Cia. Cênica Nau de Ícaros.

Na busca por uma forma de encenação que aproximasse circo com o teatro e a dança, a companhia firmou o corpo expressivo como meio, inspirada na escola russa de Stanislavsky e Meyerhold, ocupando um espaço propício a ser preenchido com enredo, cenário, figurino, música e dança ligados à dramaturgia.

Ao longo dessa trajetória, o grupo foi responsável pela criação e produção de inúmeros espetáculos, muitos deles premiados, como “Cidade dos Sonhos”, “Fronteiras”, “De um Lugar para o Outro”, “Tirando os Pés do Chão”, “Menor que o Mundo”, “A.N.J.O.S.” e “Ride Palhaço”.

Em 2019, o núcleo de dança da Nau de Ícaros também prepara a estreia do espetáculo Mulher do fim do mundo”, contemplado pelo “Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo”, com inspiração no “universo feminino” e suas muitas facetas na intersecção entre palavra-gesto-movimento. 

Sobre o Teatro do Sesi-SP: Toda a programação do espaço é formada a partir do edital lançado anualmente pelo Sesi-SP para chamamento público de projetos culturais que irão compor o quadro de atividades do ano seguinte. A Verdadeira História do Barão foi um dos projetos selecionados pela curadoria do Sesi-SP para 2019, dentre mais de 270 inscritos.
SINOPSE

Um grupo de teatro viajante, perdido pelo interior do Brasil, tenta sobreviver encenando as histórias fantásticas, as fugas incríveis, os perigos assombrosos e os encontros extraordinários do famoso Barão de Munchausen. Ao desbravar as aventuras do barão – um herói que se equilibra entre a verdade e a mentira em seu próprio mundo – o espetáculo aborda a poesia, o sonho, o delírio e a imaginação como algo inerente e fundamental à vida. A Cia. Cênica Nau de Ícaros, que já contou inúmeras histórias ao longo dos seus 25 anos, homenageia o maior contador de aventuras absurdas da literatura mundial, buscando a potência da transformação, beleza e crítica que o teatro e o circo são capazes de possibilitar.

FICHA TÉCNICA
dramaturgia e direção: Marcelo Romagnoli | argumento: Marco Vettore | intérpretes-criadores: Álvaro Barcellos, Celso Reeks, Erica Rodrigues, Letícia Doretto, Lu Grimaldi e Marco Vettore | músico: Paulo Souza | contrarregragem na cena: Paulo Souza e Renato Lourenço | música original e direção musical: Marcelo Pellegrini | cenografia: Márcio Medina | figurino: Chris Aizner | iluminação: Wagner Freire | imagens luminosas: Raimo Benedetti | visagismo: Leopoldo Pacheco |direção de movimento e preparação corporal: Miriam Druwe | preparação em circo: Lu Menin [aéreo] e Carlos Cosmai [acrobacia] | preparação em teatro de sombras: Urga Maira Cardoso | preparação em commedia dell’ arte: Tiche Vianna | direção técnica: Celso Reeks | fotos: Chris Von Ameln | identidade visual: Eduardo Ribeiro | assessoria de imprensa: Pombo Correio | administração: Álvaro Barcellos | produção executiva: Mariana Machado | produtora associada: Marlene Salgado | idealização: Nau de Ícaros | realização: SESI São Paulo

SERVIÇO
A Verdadeira História do Barão, Cia. Cênica Nau de Ícaros 
Teatro do Sesi-SP – Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Temporada: 15 de agosto a 24 de novembro
Horários: sábados e domingos às 14h  
Quintas e sextas às 11h – Exclusivamente para escolas.
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação indicativa: livre 
Gênero: comédia
Agendamentos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Grátis. Reservas antecipadas de ingressos pelo site centroculturalfiesp.com.br abertas todas as segundas-feiras, às 8h. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia da apresentação, 15 minutos antes na bilheteria do Teatro.

.: Padre Brown volta a investigar crimes na TV Cultura


Ambientada no interior da Inglaterra dos anos de 1950, a série "Padre Brown" – cujas primeiras temporadas foram um sucesso – estreia, na sexta-feira, dia 16, a quinta temporada, com novas histórias do sacerdote que conta com um impressionante talento para solucionar crimes. 

Produzida pela BBC, a atração é estrelada por Mark Williams, famoso por interpretar Arthur Weasley na saga de filmes Harry Potter. Nos episódios, os telespectadores acompanham a resolução de diversos mistérios, como o sequestro de um bebê próximo ao dia de Natal, os enigmas de um diário perdido e o assassinato sombrio de uma senhora. A temporada inédita é exibida às 19h45, na TV Cultura emissora e no aplicativo Cultura Digital.

.: “Música na Band” exibe show do grupo Falamansa amanhã


Nessa sexta-feira, dia 16, às 22h, o Música na Band leva ao ar o show “20 anos – Ao Vivo em Itaúnas” do grupo de forró Falamansa.

A apresentação conta com os hits “Xote de Alegria”, “Rindo À Toa” e “Oh Chuva”, além de clássicos da música nordestina como “Isso Aqui Tá Muito Bom”, “Esperando na Janela” e “Asa Branca”.

O conjunto lançou seu primeiro trabalho, “Deixa Entrar”, e logo de cara já faturou um disco de diamante com mais de 900 mil cópias vendidas em um ano. Atualmente, possuem mais de 4 milhões de discos vendidos, 11 álbuns, 3 DVDs e um Grammy Latino.

Música na Band vai ao ar toda sexta-feira, às 22h, na tela da Band, com apresentação de Rick Bonadio.


quarta-feira, 14 de agosto de 2019

.: Peça teatral "Tutankáton" está em cartaz no Sesc Avenida Paulista


"Tutankáton", com sua aparente distância e indiferença para as atribulações de nossos dias, seja pela forma elevada do texto, seja pela temática histórica, seja ainda pela ambientação num Egito de há mais de três mil anos, é um texto oportuno para os tempos em que vivemos, de intolerância, de incompreensões, de extremos.

Com texto de Otávio Frias Filho e direção de Mika Lins, a peça estimula a reflexão acerca dos horrores da verdade única, dos pavores da imposição de cima para baixo, de dogmas e de ideologias. Sob a aparência primeira de que nada acontece, tudo acontece: trata-se quase de um libelo pela liberdade de pensamento, de culto, de vida.

A supremacia do Deus único, Áton, sobre um Egito historicamente politeísta, encontra-se nesta peça em seus últimos momentos. Ao personagem título, vítima de uma conjunção de tragédias e a quem não é mais dada outra escolha, cabe extinguir a obrigatoriedade de adoração ao deus único e restituir o culto pagão a vários deuses, devolvendo assim a paz ao povo egípcio.

Tutankáton, que passará para a história com o nome de Tutankamon, aquele que restituiu a soberania do deus Amon e seu panteão de tantos outros deuses.

“O texto de Otávio Frias Filho fala de um determinado momento da história em que o tempo parece enclausurado. Trata-se de quando o povo, num Egito pós-revolução de Aton, clama pela volta do antigo culto aos deuses, e Tutankáton se encontra no meio da anti-revolução”, explica a diretora.

Segundo o autor, “a revolução de Aton não se tratava apenas de uma reforma religiosa; parece que se pretendeu uma modificação global e profunda que alcançaria as relações sociais, os costumes e a arte. Consta que o governo de Akenaton, ao menos numa determinada fase, buscou apoio na classe popular e até mesmo recrutou funcionários nela. Apesar da repressão governamental, que na certa foi violenta e indiscriminada, aparentemente a doutrina do rei era pacifista em política externa e estimulava a liberdade intelectual. Uma cidade foi erguida, em local não consagrado até então a nenhuma divindade, a fim de sediar a capital do país. Para lá se deslocaram artesãos da nova ordem com a tarefa de criar os padrões da arte revolucionária”, explica Frias Filho.

“Foi esse Egito que Tutankáton, aquele que viria a ser a múmia mais famosa da história, herdou. Nosso espetáculo se passa exatamente nesse momento, quando o povo insatisfeito insurge. Proponho servir ao texto de Otávio e radicalizar a percepção de ”tempo parado” da civilização egípcia. Visualmente, a baixa densidade demográfica do deserto colocará personagens e cenas fisicamente distantes umas das outras. A firmeza dos diálogos e a ironia do texto ficarão como primeiro plano da encenação”, completa Mika.

Ficha Técnica
"Tutankáton"
Texto: Otávio Frias Filho
Direção: Mika Lins
Elenco: Samuel de Assis, Augusto Pompeo, Rogério Brito, Daniel Infantini, Monalisa Silva e Reynaldo Machado.
Atriz convidada: Bete Coelho
Musica original: Marcelo Pellegrini
Assistente de direção: Daniel Mazzarolo
Produtor executivo: Fernando Azevedo
Assessoria de imprensa: Morente Forte
Direção de produção: Dani Angelotti
Idealização e produção: Cubo Produções e Cia Instável
Realização: Sesc

Serviço
"Tutankáton"

Sesc Avenida Paulista (64 lugares)
Avenida Paulista, 119

Informações: (11) 3170-0800
Bilheteria: terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Ingressos à venda nas bilheterias em toda rede Sesc SP
Quinta a sábado às 21h | Domingos às 18h
Ingressos: R$ 40 |  R$ 20 (meia-entrada: estudante, servidor de escola pública, +60 anos, aposentado e pessoa com deficiência) | R$ 12 (credencial plena: trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes)
** Sessão extra dia 28 de agosto, quarta, às 21h**
Duração: 90 minutos
Recomendação: 14 anos
Curta temporada: até 1º de setembro

.: A atualidade de Macunaíma, o “herói sem nenhum caráter”

Por Oscar D’Ambrosio*, em agosto de 2019.

Há 50 anos, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade lançava “Macunaíma”, um marco da cinematografia nacional. Baseado no livro de Mário de Andrade, escrito em Araraquara, interior de São Paulo, o filme colocava concepções da estética tropicalista na telona de uma maneira criativa e engajada.

Talvez a cena mais marcante seja a transformação do protagonista de preto em branco. Inicialmente interpretado por Grande Otelo, o “herói sem nenhum caráter” que protagoniza a obra ganha vida com Paulo José. Ambos conseguem levar ao público visões complementares de facetas históricas da discussão do que significa ser brasileiro.

Se o livro de Mario de Andrade já é um fascínio antropológico pela fusão de mitos e detalhes que se articulam numa narrativa breve, mas que mergulha em portas e janelas de distintas facetas nacionais, o filme apresenta aspectos mais politicamente engajados, mas igualmente densos na compreensão do sentido, ou falta dele, da essência do Brasil.

A discussão de livro e filme talvez sejam mais essenciais do que nunca, pois existe uma mescla de possibilidades tão grande, que qualquer resposta, por ser, é claro, simplista, pode parecer inútil, o que está longe de corresponder ao que precisamos. Se não for mantida a chama acesa da pergunta, corremos o risco de recebermos respostas prontas, o que é ruim para a cidadania nacional. Indagar sempre deveria ser nosso lema, como o diretor de Macunaíma propunha há 50 anos.

Oscar D’Ambrosio* é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

.: Globoplay lança documentário inédito de Marilia Mendonça em setembro

"Todos os Cantos" mostra bastidores do projeto da cantora; conteúdo 
estará disponível apenas para assinantes no dia 13
A primeira série documental da carreira de Marilia Mendonça, que mostra os bastidores do atual projeto musical da cantora, "Todos os Cantos", será lançada com exclusividade no Globoplay no dia 13 de setembro. Apenas assinantes da plataforma poderão assistir ao conteúdo inédito.

Lançado em parceria com a Som Livre, "Marilia Mendonça - Todos os Cantos" retrata a rotina na estrada, a convivência com a equipe, as memórias da difícil trajetória até o sucesso e a emoção de Marília ao ficar frente a frente ao seu público durante o projeto que era o grande sonho de sua carreira: prestigiar os seus fãs de várias capitais do país, se apresentando gratuitamente, em locais públicos. Em cada cidade, Marilia lançou músicas e recebeu convidados especiais, como Maiara & Maraísa e Henrique & Juliano.

As apresentações ao vivo deram origem aos EPs "Todos os Cantos Volume 1" e "Todos os Cantos Volume 2", já lançados, e "Todos os Cantos Volume 3", que chega às plataformas digitais no dia 16 de agosto. O projeto segue em andamento percorrendo o país.

"Marilia Mendonça - Todos os Cantos" será o segundo conteúdo de música inédito a integrar o catálogo do Globoplay, por meio da parceria com a Som Livre. No dia 23 de agosto, "Luan Santana - Viva" estará disponível para assinantes da plataforma de streaming.

.: "Villa", de Guillermo Calderón, ganha duas novas temporadas

Espetáculo dirigido por Diego Moschkovich estreou em 2018 e revela opiniões de três mulheres sobre a terrível ditadura de Augusto Pinochet e seu principal centro de tortura, a Villa Grimaldi


Créditos: Leekyung Kim


A memória coletiva sobre a Ditadura Militar no Chile (1973-1990) é tema de Villa, do premiado dramaturgo e diretor chileno Guillermo Calderón, que estreou em 2018 no Sesc Pinheiros. A peça volta em cartaz para curtas temporadas no Espaço 28, entre 17 de agosto e 8 de setembro; e no Teatro Arthur Azevedo, de 13 de setembro a 6 de outubro. O espetáculo tem direção de Diego Moschkovich e elenco formado por Flávia Strongolli, Rita Pisano e Angela Ribeiro.

Na trama, três mulheres avaliam diferentes propostas sobre o que fazer com a Villa Grimaldi, um dos mais famosos centros de tortura e extermínio na ditadura do chileno Augusto Pinochet (1915-2006). Em torno de uma mesa, elas discutem dilemas atuais de organizações de direitos humanos e o presente dos espaços ligados à violência do Estado. Como explicar o horror do passado sem cair em uma produção de parque temático ou na fria reprodução de um museu de arte contemporânea?

O texto fala sobre os espaços de memória, aquilo que escolhemos como memória e o que aprendemos como memória coletiva de um povo; sobre como são feitas as edições que geram a História; e por quem a nossa história coletiva vem sendo construída, lembrada e contada.

VILLA POR DIEGO MOSCHKOVICH: “Villa” é um retorno meu à dramaturgia de Guillermo Calderón, cujos textos “Dezembro” e “Neva” montei em 2015 e 2016, respectivamente. O que acho interessante e muito particular da dramaturgia dele é que ela precisa de pouca coisa: os atores e apenas alguns elementos que potencializem o seu jogo em cena. Nesse sentido, trata-se do tipo de teatro de que gosto e acredito, ou seja, aquele em que o palco é um playground para os atores.

É certo que minhas últimas duas encenações (“O corpo que o rio levou” e “As três uiaras de SP city”, ambas de Ave Terrena Alves) eram bem diferentes. No trabalho com o grupo Laboratório de Técnica Dramática, a pesquisa de linguagem tem sido outra, a da montagem dos elementos para a narração. Em “Villa”, retorno ao trabalho da limpeza. Vemos uma mesa, três cadeiras, as atrizes e mais nada.

Há, no entanto, um dado diferente, trazido pela própria dramaturgia. Se em “Dezembro” e “Neva” a ficção é usada livremente para fazer alguns paralelos de reflexão histórica sobre a realidade latino-americana, aqui, a ficção é apenas o suporte do documento. Sim, todas as discussões trazidas pelas figuras em cena são reais e ocorreram mesmo. Nesse sentido, a encenação busca trabalhar, também, com documentos (reais e imaginados) que possam criar algumas camadas e ligações da peça com as lutas por memória, verdade e justiça.

SOBRE GUILLERMO CALDERÓN: Nascido em Santiago, no Chile, em 1971, o ator, dramaturgo e roteirista Guillermo Calderón formou-se na Escola de Teatro na Universidade do Chile; fez pós-graduações no Actor’s Studio, em Nova York, e na Escola de Teatro Físico D’Ell Arte, na Califórnia; e fez mestrado em teoria do cinema na City University, em Nova York. Atualmente, é professor de interpretação na Universidade do Chile.

Escreveu textos importantes sobre a memória da ditadura, como “Neva” (2006), “Dezembro” (2008) e “Mateluna” (2016). O presente texto, com o nome original de “Villa + Discurso”, teve sua estreia em 2011 no Chile.

SINOPSE: Três mulheres discutem o que fazer com a Villa Grimaldi, um centro de tortura e extermínio no regime do ditador chileno Augusto Pinochet (1915-2006). O fio condutor é uma urna, onde o voto ganha força. Para além do que fazer com o espaço em questão, são mulheres refletindo sobre suas escolhas e suas trajetórias.

FICHA TÉCNICA
Texto: Guillermo Calderón
Tradução: Maria Soledad Más Gandini
Historiadora: Sonia Brandão
Direção: Diego Moschkovich
Assistente de direção: Diego Chillio
Elenco: Flávia Strongolli, Rita Pisano e Angela Ribeiro
Iluminação e vídeo: Amanda Amaral
Trilha Sonora: LP Daniel
Figurino: Diogo Costa
Cenografia: Flora Belotti
Maquete: Guilherme Tanaka – goma oficina plataforma criativa?
Animação 3D: Caio Mamede
Designer gráfico: Angela Ribeiro
Fotos: Leekyung Kim
Assessoria de imprensa: Pombo Correio 
Produção: Bia Fonseca e Iza Marie Micele
SERVIÇO
Villa, de Guillermo Calderón
Espaço 28 – Rua Dr. Bacelar, 1219, Vila Clementino
Temporada: 17 de agosto a 8 de setembro
Aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação: livre

Teatro Arthur Azevedo – Sala Multiuso - Av. Paes de Barros, 955 – Mooca
Temporada: 13 de setembro a 6 de outubro
Às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Informações: (11) 2604-5558  

.: Nova cena na peça "A Banheira" em comemoração aos 4 anos

Novidade é apresentada pelo novo parceiro de cena de Carol Hubner, André Grecco

Durante a peça "A Banheira". Foto: Jeronimo Gomes 


Sem patrocinadores desde a sua estreia no Teatro a peça “A Banheira” se mantém nos palcos paulistas graças ao público que comparecesse ao teatro semanalmente. Com média de 150 pessoas por apresentação a montagem de grande sucesso comemora 4 anos de sucesso agora no Teatro Maria Della Costa.

Para esse momento especial, a peça está em comemoração com uma nova cena criada com a chegada do novo ator que traz a Melissa aos palcos. André Grecco que se junta a Carol Hubner abrilhantando ainda mais essa “Banheira” engraçadíssima de São Paulo. Ela que interpreta Fernanda, a esposa que é o fio condutor da história e tem questões de sua vida expostas durante a trama. “Amo interpretar a Fernanda por todas as oportunidades que ela me deu. Sempre uma felicidade estar com essa personagem”.

A história desenrola quando o pai de família leva para sua casa uma amante completamente diferente dos padrões, um pouco inusitada, porém um ladrão aparece no apartamento prendendo os dois no banheiro. Durante o imbróglio instituído ainda descobrem que a amante é parente da mulher traída. 

A peça é uma comédia, escrita pelo dramaturgo Gugu Keller e se destaca por seu humor ágil, dinâmico e leve, além de cativar a todos e colaborar significativamente para a inserção do universo teatral na sociedade brasileira. A linguagem é coloquial e faz com que o público se identifique favorecendo ao espetáculo e quebrando o preconceito da simplicidade da fala. “A Banheira” leva também a reflexão sobre os valores da vida atual.

A Banheira é marcada pelo humor e irreverência está nos palcos do Teatro Maria Della Costa às sextas e sábados no horário das 21h30.

Serviço:
“A Banheira”
Sextas e sábados às 21h30
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: Comédia
Texto: Gugu Keller

Teatro Maria Della Costa
Rua Paim 72 - Bela Vista
Ingressos 60,00 e 70,00
Informações: 3256.9115
Até 28 de setembro.

.: Rayol no concerto de João Carlos Martins e Chitãozinho & Xororó

Dois clássicos e um palco. O melhor da música erudita e do sertanejo no encontro mágico entre o maestro João Carlos Martins e a dupla Chitãozinho & Xororó


Crédito: Divulgação


O cantor Agnaldo Rayol é o convidado especial. Apresentação única acontece neste domingo (18/08), no Allianz Parque Hall, em São Paulo


Quem conhece e gosta de música sabe muito bem que existem momentos únicos, emblemáticos e que ficam para a história. Dia 18 de agosto, no Allianz Parque Hall, em São Paulo, está marcado um encontro imperdível entre dois estilos consagrados; cada qual em extremos opostos do espectro musical. De um lado, o erudito da música clássica nas mãos do conceituado pianista e maestro João Carlos Martins. Ao seu lado, o ímpeto da balada sertaneja nas vozes de Chitãozinho & Xororó, a dupla que compôs e interpretou letras celebradas como os maiores clássicos do sertanejo nacional.

O maestro João Carlos Martins fará a regência da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, encarregada pela composição musical do espetáculo. O repertório conta com sucessos da dupla sertaneja que marcaram época como “Evidências, “Fio de Cabelo” e “Sinônimos”.  “Ter ao meu lado grandes personalidades da música popular brasileira, como é a dupla Chitãozinho e Xororó, é um orgulho para esse velho maestro”, revela João Carlos Martins. Ele também destaca o caráter inovador deste espetáculo: “Esse show aproxima ainda mais a música clássica dos brasileiros, que irão se emocionar com esse exuberante projeto apresentado pelo Allianz Parque”.

A trajetória de vida e superação do maestro despertou admiração de milhões de pessoas pelo mundo, e não podia ser diferente com a dupla Chitãozinho & Xororó, reconhecidamente fã de João Carlos Martins. “O maestro é um gênio da música clássica, admiramos imensamente seu trabalho e somos muito gratos pela oportunidade de estar com ele novamente. Será mais uma noite inesquecível!”, garante Xororó. Animado e ansioso pelo encontro, Chitãozinho não vê a hora do show acontecer. “É uma honra poder dividir o palco com o maestro João Carlos Martins novamente. A primeira vez que nos apresentamos juntos foi para um projeto também muito especial. Jamais esqueceremos daquele momento. Estamos muito animados para esse reencontro!”, desabafa Chitãozinho.

A apresentação faz parte do projeto “in concert” promovido pela LDL Music e CBPP Marketing, em parceria com João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, no qual os maiores nomes da música popular brasileira são convidados para se apresentar ao lado do aclamado maestro, ainda contará como convidado especial, o ilustre cantor Agnaldo Rayol. Palco ideal para receber esse espetáculo, o Allianz Parque Hall já disponibilizou os ingressos para venda na bilheteria da arena, localizada rua Palestra Itália, 214. Será um dia único para a música brasileira. Quem não quiser ficar para trás precisa correr, a compra de ingressos também acontece pelo site eventim.com.br/allianzparquehall.

Maestro João Carlos Martins
Um dos mais importantes e influentes artistas brasileiros da atualidade, João Carlos Martins demonstra talento excepcional desde os 7 anos, quando começa a ter suas primeiras aulas de piano, chegando em pouquíssimo tempo a vencer seu primeiro concurso, executando obras de Bach – era o início de sua íntima ligação com o compositor. Sua carreira internacional deslancharia na década de 1960, quando, aos 20 anos de idade, fez uma estreia fulgurante no Carnegie Hall. A partir de então, João Carlos Martins iniciou uma intensa carreira internacional, marcada por êxitos.

No entanto, após dois tristes episódios João Carlos Martins precisou se reinventar, foi estudar regência e, em 2004, fundou a Orquestra Bachiana Filarmônica. Hoje, somando milhares de apresentações e diversos discos lançados, a Bachiana é um dos principais conjuntos sinfônicos brasileiros, interpretando tanto o tradicional repertório clássico-romântico como sendo responsável por encomendar e estrear obras de jovens compositores brasileiros.

Chitãozinho & Xororó: Uma das duplas mais amadas do país, Chitãozinho & Xororó já se apresentaram ao lado de grandes nomes da música, como Bee Gees, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Djavan, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Simone, Lulu Santos, o rapper Cabal, a banda Fresno, Andreas Kisser, do Sepultura, Maria Gadú, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Fábio Jr., além do maestro João Carlos Martins.

Naturais de Astorga, no Paraná, os irmãos foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios FM no Brasil e a incluir banjos e guitarras elétricas neste estilo musical. Isso sem jamais perder a essência da música de raiz sertaneja. Também foram os primeiros deste estilo musical a colocar o país no topo das paradas da Billboard.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ALLIANZ PARQUE HALL: Inovador e dinâmico espaço para apresentações na capital paulista, o Allianz Parque Hall comporta até 11.185 espectadores. O palco dos eventos é montado fora do gramado do estádio de forma rápida, sem comprometer a agenda dos jogos de futebol.

Um dos principais diferenciais do Allianz Parque Hall é sua flexibilidade de formatos. Nele é possível montar e desmontar as estruturas dos shows com muita rapidez, já que o grid de luzes e painéis de LED são instalados no teto da arena, como em uma casa de shows tradicional. Dessa forma, o novo espaço pode receber um show à noite e uma partida de futebol no dia seguinte. Além disso, toda a área de público e palco é coberta e não invade o gramado.

O acesso ao público também é um diferencial da arena, e isso é mantido no Allianz Parque Hall. Por estar localizado em uma região central da cidade, há diversas linhas de ônibus que passam próximas e a estação Barra Funda do metrô está a apenas 800 metros de distância. O local também conta com estacionamento próprio, com operação realizada pela Estapar.

A disposição do público em semicírculo dentro da arena também proporciona aos fãs ficarem mais próximos de seus ídolos durante as apresentações, além de gerar uma acústica única.
  
SOBRE O ALLIANZ PARQUE: Mais que um estádio, uma revolução. A inauguração do Allianz Parque, em novembro de 2014, transformou o mercado de entretenimento no Brasil ao criar um espaço único no país, em que a maior paixão nacional, o futebol, convive de forma harmônica com os shows das maiores bandas do mundo. Com propósito de mudar a vida das pessoas para melhor, por meio do esporte e da cultura, a arena se tornou um ícone da cidade de São Paulo e já atraiu cerca de 4 milhões de visitantes nesses três primeiros anos de operação. Até o momento, foram realizados no local mais de 300 eventos, movimentando apenas em 2017, direta e indiretamente, aproximadamente R$ 1 bilhão para a economia do município.

O Allianz Parque é um projeto gerido pela WTorre Entretenimento, com naming rights negociado com a Allianz Seguros, que foi eleito em votação popular pelo site europeu Stadium DB como a arena mais espetacular do mundo. Sua fachada imponente, reveste um estádio com 42.000 lugares cobertos, que conta com anfiteatro para até 18.000 pessoas, centro de convenções, 160 camarotes e 6 lounges. Para o conforto de seus frequentadores, a arena conta com mais de 500 antenas Wi-Fi, serviço de catering de padrão internacional e estacionamento para mais de 2.000 veículos.

A gestão inovadora do Allianz Parque torna a arena a única, de fato, multiuso do país. Isso se deve a sua operação diversificada, que busca permanentemente formas de surpreender seus visitantes. Hoje o local, além de ser palco dos jogos do Palmeiras e dos grandes shows, recebe também lançamento de produtos, palestras, festas infantis, casamentos, ensaios fotográficos e colações de grau. Ou seja, a arena tem sempre um cenário lúdico e emocionante para qualquer tipo de evento.

Recentemente, investindo no conceito “Aqui Tem Emoção”, a arena lançou o Allianz Parque Experience, que convida o público a viver novas experiências dentro de um estádio de futebol, entre elas estão a visita guiada pelo local e uma descida radical de rapel do topo do Allianz Parque.

SERVIÇO 
MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS IN CONCERT COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE CHITÃOZINHO & XORORÓ + AGNALDO RAYOL
Data: Domingo, 18 de agosto de 2019
Local: Allianz Parque Hall (Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca, São Paulo)
Horário: 18h30 (abertura dos portões) | 20h (início da apresentação)
Capacidade: 9.398 pessoas
Ingressos: de R$ 90 a R$ 550 (ver tabela completa)
Classificação etária: 14 anos desacompanhados
Acesso para pessoas com deficiências (PCD)

INGRESSOS:
SETOR PREÇO INTEIRA             MEIA
CADEIRA VIP     R$ 450,00 R$ 225,00
DECK VIP            R$ 550,00 R$ 275,00
CADEIRA PREMIUM (NÍVEL 1) R$ 280,00 R$ 140,00
CADEIRA SUPERIOR R$ 180,00 R$ 90,00

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS 
BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
BILHETERIA A - Allianz Parque
Endereço: Rua Palestra Itália 210 – Água Branca (Bilheteria A)
Dias e horários de funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 18h.

PONTO DE VENDA – SUJEITO A COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Internet – http://www.eventim.com.br/allianzparquehall
Central de Relacionamento – atendimento@eventim.com.br

Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartões de Credito e Debito, Visa, Visa Electron, MasterCard, Diners Club, Rede Shop. Cheques não são aceitos.
MEIA-ENTRADA - Confira no link www.eventim.com.br/meiaentrada as leis de meia-entrada do seu Estado, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios solicitados.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

.: Monster Jam®: curiosidades do maior evento em quatro rodas do mundo

Este ano, o maior evento em quatro rodas do mundo acontece no dia 21 de dezembro, no Allianz Parque, em São Paulo. Ingressos já à venda em uhuu.com.

Crédito: Feld Entertainment


Quando se fala em Monster Jam® tudo é superlativo. São trucks gigantes, pilotos muito bem treinados e a mais alta adrenalina no maior evento em quatro rodas do mundo. No dia 21 de dezembro, mais uma edição inédita do evento ocorre no Allianz Parque, em São Paulo, às 14h e 20h. Monster Jam no Brasil tem realização da Feld Entertainment em parceria com a Opus Promoções. Ingressos à venda em uhuu.com. Confira o serviço completo abaixo. 

Serão 18 tipos diferentes de maquinários utilizados como escavadeiras, caminhões, tratores, empilhadeiras, entre outros para movimentar os mais de 3.500m³ de terra, equivalente a 200 caminhões lotados. Para o transporte dessa carga são necessárias em média 600 viagens para que toda a terra seja levada aos locais em diferentes ocasiões.

A terra utilizada não pode ser qualquer uma. Ela é tratada e preparada para ter a textura ideal para uso. Sendo assim, após ser peneirada, o produto deve ser composto por 70% de argila e 30% de areia. O teor de umidade deve ser inferior a 18% e para que esteja no ponto certo recebe todos esses cuidados uma semana antes da montagem. A terra é proveniente de aterros legalizados.  A retirada, a utilização, o armazenamento e o descarte do material são regulamentados e autorizados pela AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, órgão pertencente a Prefeitura da cidade de São Paulo responsável pela gestão de resíduos e limpeza urbana).

A própria logística para entradas e saídas de maquinários é complexa, mas extremamente organizada. Profissionais, trucks, caminhões são posicionados e retirados de forma muito natural e pontual do estádio. “Tudo funciona no local e horário pré-estabelecidos. Para produtores e realizadores é uma satisfação ver tudo ocorrendo de forma coreografada, como planejado”, comenta Andresa Spagnolo, Coordenadora de Produção da Opus. Serão mais de dez containers entre itens de oficina, trucks e elementos necessários para a realização do evento.

Para que tudo esteja pronto para a apresentação são necessárias em média 36 horas de trabalho, já para a desmontagem pouco mais de 10h. Isso tudo corresponde a um envolvimento direto e indireto de cerca de 800 profissionais das mais diferentes áreas de atuação.

Para mais informações:
Facebook: facebook.com/MonsterJam
Twitter: twitter.com/MonsterJam
Instagram: instagram.com/MonsterJam
YouTube: youtube.com/MonsterJamLive

Sobre a Feld Entertainment
Feld Entertainment é líder mundial em produzir e apresentar experiências de entretenimento ao vivo para a família que unem pessoas e elevam o espiríto humano. Seus espetáculos incluem: Monster Jam ®, Monster Energy Supercross, Disney On Ice, Disney Live!, Marvel Universe LIVE!, Sesame Street Live!, DreamWorks Trolls The Experience e Jurassic World Live Tour (que estreia no outono americano de 2019). No portifólio da marca a Feld Entertainment já levou entretenimento para milhões de famílias em mais de 75 países e 6 continentes. Visite feldentertainment.com para mais informações.

Sobre Opus Promoções: A Opus acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência e, desde 1976, já trouxe ao Brasil grandes nomes nacionais e internacionais do entretenimento e da cultura. Atualmente, administra nove casas de espetáculos pelo Brasil. São elas: Teatro do Bourbon Country (RS), Teatro Feevale (RS), Auditório Araújo Vianna (RS), Teatro Bradesco (SP), Teatro Opus (SP), Teatro VillageMall (RJ), Teatro RioMar Recife (PE), Teatro RioMar Fortaleza (CE) e Teatro Riachuelo (RN).

PROGRAMAÇÃO
10h - Pit Party
12h - Encerramento Pit Party
12h - Abertura dos portões para o primeiro show
14h - Primeiro show
16h - Encerramento do primeiro show
18h - Abertura dos portões para o segundo show
20h - Segundo show
22h – Encerramento do segundo show

SERVIÇO SÃO PAULO
Dia 21 de dezembro
Sábado, às 14h e 20h
Allianz Parque (Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca, São Paulo)

Crédito: Feld Entertainment

Sessão das 14h – 1º Lote (ESGOTADO)
Sessão das 14h - 2º Lote

SETOR                          INTEIRA MEIA-ENTRADA
CADEIRAS SUPERIOR NORTE R$ 100,00 R$ 80,00
CADEIRAS SUPERIOR SUL R$ 100,00 R$ 80,00
CADEIRAS SUPERIOR OESTE R$ 150,00 R$ 75,00
CADEIRAS SUPERIOR LESTE R$ 150,00 R$ 75,00
CADEIRAS INFERIOR SUL R$ 190,00 R$ 95,00
CADEIRAS INFERIOR NORTE R$ 190,00 R$ 95,00
CADEIRAS INFERIOR NORTE + PIT PARTY R$ 260,00 R$165,00
CADEIRAS INFERIOR SUL + PIT PARTY R$ 260,00 R$ 165,00
CADEIRAS INFERIOR LESTE R$ 265,00 R$ 132,50
CADEIRAS INFERIOR OESTE R$ 290,00 R$ 145,00
CADEIRAS VIP INFERIOR NORTE + PIT PARTY R$ 325,00 -
CADEIRAS VIP INFERIOR SUL + PIT PARTY R$ 325,00 -
CADEIRAS INFERIOR LESTE + PIT PARTY R$ 335,00 R$ 202,50
CADEIRAS VIP INFERIOR LESTE + PIT PARTY R$ 345,00 -
CADEIRAS INFERIOR OESTE + PIT PARTY R$ 360,00 R$ 215,00
CADEIRAS VIP INFERIOR OESTE + PIT PARTY R$ 375,00
* O setor VIP contempla Pit Party incluída, não possui incidência de meia-entrada (Pit Party – ação que antecede a primeira sessão e é caracterizado por momento em que os fãs podem encontrar os pilotos e os trucks, tirar fotos e pedir autógrafos);
**O valor de meia-entrada dos setores que incluem Pit Party, na sessão das 14h, consideram 50% do valor do setor + valor ingresso de Pit Party, equivalente a R$ 70,00.

Sessão das 20h
SETOR                                      INTEIRA MEIA-ENTRADA
CADEIRAS SUPERIOR NORTE R$ 80,00 R$ 40,00
CADEIRAS SUPERIOR SUL R$ 80,00 R$ 40,00
CADEIRAS SUPERIOR OESTE R$ 130,00 R$ 65,00
CADEIRAS SUPERIOR LESTE R$ 130,00 R$ 65,00
CADEIRAS INFERIOR NORTE R$ 170,00 R$ 85,00
CADEIRAS INFERIOR SUL R$ 170,00 R$ 85,00
CADEIRAS INFERIOR LESTE R$ 245,00 R$ 122,50
CADEIRAS VIP INFERIOR SUL R$ 265,00 R$ 132,50
CADEIRAS VIP INFERIOR NORTE R$ 265,00 R$ 132,50
CADEIRAS INFERIOR OESTE R$ 270,00 R$ 135,00
CADEIRAS VIP INFERIOR LESTE R$ 285,00 R$ 142,50
CADEIRAS VIP INFERIOR OESTE R$ 315,00 R$ 157,50 

*** A segunda sessão não terá Pit Party.
**** Descontos não cumulativos com meia entrada e outras promoções;
***** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso.
******A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais em São Paulo:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SUPERVISORES E TITULARES DE CARGOS DO QUADRO DE APOIO DAS ESCOLAS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
******* Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.
  
CANAIS DE VENDAS OFICIAIS: 
BILHETERIA DO TEATRO BRADESCO SÃO PAULO
3º Piso do Bourbon Shopping São Paulo
Rua Palestra Itália, nº 500 - Loja 263 - 3° Piso - Perdizes - São Paulo, SP
Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 12h às 20h | sexta e sábado, das 12h às 22h.

BILHETERIA OFICIAL
BILHETERIA DO TEATRO OPUS
4º Piso do Shopping Villa-Lobos
Av. das Nações Unidas, 4777 - Alto de Pinheiros - São Paulo, SP.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 20h.

OUTRO PONTO DE VENDA (SUJEITO À TAXA DE CONVENIÊNCIA): 
Site: uhuu.com 

FORMAS DE PAGAMENTO:
Dinheiro e cartões (Mastercard, Visa, Elo, American Express, Hipercard, Banrisul, Diners Club e Ticket Cultura).

PARCELAMENTO: 
Compras até o dia 30/09 em três vezes;
Compras até 31/10 em duas vezes;
Compras até 21/12 em uma vez.

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