terça-feira, 13 de agosto de 2019

.: Minissérie "Our Boys" estreia nesta sexta-feira no canal HBO

A minissérie dramática "Our Boys", filmada integralmente em Israel, estreia nesta sexta-feira, 16 de agosto, às 21h, no canal HBO, com dois episódios exibidos em sequência. Nas semanas seguintes as exibições serão sempre às 22h.

Baseada em fatos reais, OUR BOYS narra ao longo de dez episódios os acontecimentos que levaram ao conflito na Faixa de Gaza em 2014. Após o corpo de um garoto palestino de Jerusalém Oriental ter sido encontrado queimado em uma mata, um agente do departamento de terrorismo interno da Shin Bet – a agência de segurança de Israel – começa a investigar o crime, enquanto os pais do adolescente buscam por justiça e consolo.

OUR BOYS é uma coprodução do Keshet Studios, da KI, e da HBO, com produção da Movie Plus. A criação é de Hagai Levi, Joseph Cedar e Tawfik Abu-Wael. A produção executiva é de Hagai Levi, Joseph Cedar, Avi Nir (Keshet Media Group), Alon Shtruzman (Keshet International), Karni Ziv (Keshet Broadcasting), Peter Traugott e Rachel Kaplan (Keshet Studios), Noah Stollman e Michael Lombardo. A distribuição internacional é da KI.

Sobre HBO Latin America: HBO Latin America é a rede de televisão premium por assinatura, líder na região, respeitada pela qualidade e pela diversidade de sua programação, que inclui séries, filmes, documentários e especiais originais e exclusivos. A rede exibe também alguns dos mais recentes blockbusters de Hollywood, antes de qualquer outro canal premium. Os conteúdos são exibidos em HD em mais de 40 países da América Latina e do Caribe por meio dos canais HBO®, HBO2, HBO Signature, HBO Plus, HBO Family, MAX, MAX Prime, MAX UP e o canal básico Cinemax®. A programação é oferecida também por meio de várias plataformas, como a HBO GO® e HBO On Demand®. HBO Latin America é uma joint venture entre Home Box Office, Inc. (subsidiária da Warner Media, LLC) e Ole Communications, Inc.


.: Albert Camus: evento celebra 70 anos de visita de escritor ao Brasil


Ciclo de eventos em São Paulo e no Rio celebra 70 anos da visita do escritor francês ao país. Abertura, no dia 20 de agosto, terá a participação do ator Tony Ramos e lançamento de coletânea inédita.

Autor de clássicos da literatura moderna como os romances "O Estrangeiro" e "A Peste", prêmio Nobel de Literatura de 1957, o escritor francês Albert Camus esteve no Brasil em 1949. Ao longo de dois meses, julho e agosto, Camus percorreu diversas cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Olinda, Salvador e Porto Alegre) e manteve contato com importantes intelectuais e artistas – como Manuel Bandeira, Aníbal Machado, Murilo Mendes e Dorival Caymmi. 

A experiência brasileira deixou marcas profundas no imaginário e na obra do escritor, nascido em 1913 na Argélia (então um departamento francês no norte da África) e morto prematuramente em 1960 na França, aos 46 anos, num acidente de automóvel. Para celebrar os 70 anos do encontro de um dos maiores escritores do século XX com o Brasil, a Editora Record e os herdeiros do autor – através da Succession Albert Camus – organizam em São Paulo, entre 20 e 31 de agosto de 2019, o ciclo de eventos Camus: um Estrangeiro no Brasil. 

O projeto tem a curadoria do jornalista Manuel da Costa Pinto, autor de Albert Camus, um elogio do ensaio, e organizador e tradutor do livro "A Inteligência e o Cadafalso e Outros Ensaios", coletânea de Albert Camus editada originalmente no Brasil. Durante a programação, a Record lançará a coletânea Camus, o viajante, que apresenta a tradução inédita da conferência “O Tempo dos Assassinos”, proferida na turnê pela América do Sul, em 1949.

A convite de Catherine Camus, filha do escritor, o ator Tony Ramos abre a programação no Teatro Anchieta/Sesc Consolação com a leitura da conferência “O Tempo dos Assassinos”, texto que será publicado pela primeira vez em português no livro Camus, o viajante. O evento é inspirado em iniciativa realizada em Nova York, onde o ator Viggo Mortensen releu conferências realizadas naquela cidade. 

O ciclo  inclui ainda exposição fotográfica na Casa das Rosas, mostra de cinema no Cine Petra Belas Artes, apresentação musical no Sesc Avenida Paulista e leituras dramáticas na Casa Amarela Espaço Cultural e na Aldeia Satélite Espaço Cultural. “A ideia deste conjunto de eventos é discutir o legado do escritor de um ponto de vista literário e afetivo, além de apresentar criações realizadas a partir de sua obra, demonstrando assim a permanência de Camus como uma das referências das mais importantes, não apenas da literatura como também do pensamento contemporâneo”, comenta o curador Manuel da Costa Pinto. “A meditação sobre a condição humana, como em O mito de Sísifo, sempre esteve acompanhada de reflexões fundamentais sobre ética e história, tanto no livro O homem revoltado, clássico do pensamento político do século XX, quanto em suas inúmeras conferências e textos publicados na imprensa”.

Nas lembranças deixadas em seu "Diário de Viagem", o Brasil ocupa lugar de destaque, ao lado de anotações sobre viagens a EUA e Canadá (1946), Argentina, Uruguai e Chile (breves estadias no contexto da viagem pela América do Sul). A visita a Iguape, no litoral de São Paulo, inspirou seu conto intitulado “A Pedra que Cresce”, última das narrativas do volume "O Exílio e o Reino". O texto funde lembranças da excursão que o escritor fez à cidade litorânea, na companhia do poeta modernista Oswald de Andrade, e rituais de umbanda e candomblé a que assistiu no Rio de Janeiro e em Salvador. “Trata-se do único registro ficcional das duas viagens à América feitas por Camus em sua obra – o que por si só demonstra a importância e o impacto que o Brasil teve sobre sua sensibilidade artística”, pontua o curador.

Parceiros:
  • Sesc São Paulo
  • Casa das Rosas, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis
  • Cine Petra Belas Artes
  • A Casa Amarela Espaço Cultural
  • Aldeia Satélite Espaço Cultural
Programação


"Camus: Um Estrangeiro no Brasil"
20 a 31 de agosto de 2019
#Camus70BR #CamusNoBrasil
Celebração dos 70 anos da passagem do escritor francês Albert Camus por São Paulo e lançamento de Camus, o viajante (Editora Record)

Terça-feira, dia 20, às 20h
"O Tempo dos Assassinos". O ator Tony Ramos lê o texto da conferência proferida por Albert Camus, em 1949, quando de sua passagem por São Paulo, na Escola Caetano de Campos. Lançamento do livro "Camus, o Viajante" (Record).
Sesc Consolação. Rua Dr. Vila Nova, 245. Vila Buarque (Teatro Anchieta). Terça (20), 20h. Grátis (Retirada do ingresso na bilheteria com 1 hora de antecedência)

Quarta-feira, dia 21, às 19h
"Camus: Um Estrangeiro no Brasil". Vernissage da exposição fotográfica, reunindo imagens do acervo familiar de Albert Camus e da visita do escritor a Iguape, em companhia de Oswald de Andrade. Apresentação de Manuel da Costa Pinto. 
Casa das Rosas. Avenida Paulista, 37. Bela Vista (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura). Horário de funcionamento: terça a sábado, 10h às 22h. Domingos e Feriados, de 10h às 18h. Até 27 de outubro. Grátis.

Quarta-feira, dia 21, às 20h
"Sambas do Absurdo". Os músicos Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis  apresentam canções do álbum "Sambas do Absurdo", com letras do escritor e artista visual Nuno Ramos, inspiradas em "O Mito de Sísifo – Ensaio Sobre o Absurdo", de Albert Camus.
Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119. Bela Vista. Quarta (21), 20h30. Ingressos: R$20 (inteira), R$10 (meia) e R$ 6 (comerciários). 

Quinta-feira, dia 22
"Ciclo Camus". De Luchino Visconti a David Oelhoffen, a obra de Albert Camus sempre despertou o interesse de cineastas. A mostra de filmes inclui "O Estrangeiro" (1967), de Luchino Visconti, "O Primeiro Homem" (2012), de Gianni Amelio, e "Longe dos Homens" (2014), de David Oelhoffen. Horários no site do Cine Petra Belas Artes: www.cinebelasartes.com.br.
Cine Petra Belas Artes. Rua da Consolação, 2423. Consolação.

Quinta-feira, dia 22, em Ipanema, no Rio de Janeiro
"Camus: Um Estrangeiro no Brasil". Debate sobre a vinda de Camus ao Brasil com Mateus Baldi, Arthur Dapieve e Álvaro Costa e Silva.
Livraria da Travessa de Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 572. Ipanema.

Sábado, dia 24, às 19h.
"Camus: Um Estrangeiro em São Miguel". Sarau literário e musical em torno de textos e poemas de Albert Camus com artistas e ativistas culturais de A Casa Amarela Espaço Cultural: Grupo AUÁ Cantadoras e Suas Gentes, Grupo Chero da Poesia, companhia teatral Alucinógeno Dramático (encenação de trecho de O Estrangeiro); Inês Santos, Rafael Canevalli, Karolzinha da Silva, Rosinha Morais, Joel Dias Filho, Lígia Regina, Eder Lima, Raquel Pereira, Clayton de Souza, Márcia Barbieri e Paulo Gonçalves. Coordenação de Escobar Franelas e Antonio Miotto.
A Casa Amarela Espaço Cultural. Rua Julião Pereira Machado, 7. São Miguel Paulista.

Sábado, dia 31, às 20h30
"Camus: Um Estrangeiro na Aldeia". Leitura dramática de trechos de obras teatrais de Camus: "Calígula", "O Estado de Sítio" e "O Improviso dos Filósofos", com os grupos teatrais Alucinógeno Dramático, Ansur e Ato Real fora do Tempo. Leitura de trechos de "O Primeiro Homem" por jovens e artistas da Aldeia Satélite e canções inspiradas na obra de Camus interpretadas por Darkney e convidados. Conversa sobre Camus com o professor de filosofia Carlos Augusto Pereira de Souza. Coordenação de Claudemir Santos e Antonio Miotto. 
Aldeia Satélite Espaço Cultural. Rua Ten. Luis Fernando Lôbo, 118. São Miguel Paulista. 

.: "Dancing Brasil": pela 1ª vez em 5 temporadas, astros farão algo inédito

Crédito da foto: Blad Meneghel/Record TV
O "Dancing Brasil" que vai ao ar na quarta-feira, dia 14, vai ser bastante especial. Pela primeira vez em cinco temporadas, as estrelas terão a oportunidade de escolher o ritmo a ser dançado e também a música que servirá de trilha sonora para a coreografia. Os oito participantes que continuam na disputa pelo prêmio de R$ 500 mil contarão com este trunfo para agradar aos jurados, Fernanda Chamma, Jaime Arôxa e Paulo Goulart Filho, e também ao público de casa, que poderá dar as suas notas ao fim de cada apresentação. Quem será que continuará na competição?

No episódio exibido na semana passada, a eliminada foi a atriz e jornalista Natalia Guimarães. Vale lembrar que, nesta quinta temporada do reality show, as notas são dadas pelos jurados, Fernanda Chamma, Jaime Arôxa e Paulo Goulart Filho, e pelo telespectador, por votação no portal R7. As três estrelas com as menores notas da noite encaram a zona de risco. E, então, a audiência escolhe, dentre elas, as duplas que devem continuar na disputa. Quem chegar à final e for o mais votado pelo público levará para casa o prêmio de meio milhão de reais.

"Dancing Brasil", formato da BBC Studios com produção da Endemol Shine Brasil, com direção de Marcelo Amiky e direção do núcleo de realities de Rodrigo Carelli, é transmitido ao vivo, todas as quartas-feiras, logo após o Jornal da Record. A atração também está disponível no PlayPlus, plataforma de streaming e VoD do Grupo Record, que pode ser acessada pelo www.playplus.com.

.: Rede social inspira a peça inédita "À Sombra dos Outros", de Pedro Cardoso


Na segunda fase da residência do Teatro Morumbi Shopping, o ator estará sozinho no palco também em "Os Ignorantes", que reestreia dia 16 de agosto. O novo espetáculo entra em cartaz dia 5 de setembro.

Na segunda fase da ocupação artística do Teatro Morumbi Shopping, o ator Pedro Cardoso estará sozinho no palco em dois espetáculos: na reestreia de Os Ignorantes dia 16 de agosto (com sessões de sexta a domingo, até 6 de outubro) e no  inédito "À Sombra dos Outros" no dia 5 de setembro (apenas às quintas, 21h, até 3 de outubro).

"Os Ignorantes" é um monólogo de própria autoria que também dirige, com supervisão de Amir Hadad e cenário de Gringo Cardia. Pedro Cardoso lança mão da figura do contador de histórias. A  ideia do texto surgiu quando ele descobriu em um baú, na casa de seu avô, um texto de cordel que defendia a ideia de que a ignorância é generalizada, já que ninguém pode saber tudo sobre tudo. 

Na comédia, Pedro encarna sete personagens ao narrar a história de José de Oliveira, sobrevivente de uma bala perdida na infância. Em forma de cordel, conta a história da trajetória da bala e das pessoas envolvidas no incidente até chegar a vida adulta de José de Oliveira.  Os sete personagens contam, cada um a sua maneira, a versão do episódio. Em um exercício de versatilidade cênica, o ator convida a refletir sobre temas como violência, intolerância e falta de empatia.

Em 2018, Pedro Cardoso comemorou 20 anos da primeira apresentação da peça e decidiu reencenar a montagem que já teve mais de 400 apresentações e foi assistida por mais de 120 mil espectadores em todo o Brasil. Na nova versão, o espetáculo conta com trilha original composta pelo músico Dudu Trentin, produtor musical de novelas da Rede Globo. Esteve em cartaz durante três meses em Lisboa. 

O texto original de "Os Ignorantes" foi publicado em livro em 2005. Nessa nova versão, o espetáculo conta com trilha original composta pelo músico Dudu Trentin, parceiro de Pedro em "Uãnuêi", "Nem Sim Nem Não" e "O Homem Primitivo". Dudu é produtor musical de novelas da Rede Globo. “A ignorância da peça é a falta de conhecimento que o ser humano tem de si mesmo”, explica o ator. “Um camarada pode ter um amplo conhecimento intelectual, mas não sabe nada sobre si”, diz.

"À Sombra dos Outros"
Também escrita e dirigida pelo próprio autor, monólogo reúne textos dos aclamados posts de Pedro e discussões com seus mais de 200 mil seguidores (um feed completamente orgânico, espontâneo e gerido integralmente pelo próprio Pedro, vale ressaltar). São esquetes de personagens que Pedro já fez, e outros completamente inéditos, numa colcha de retalhos interativa com a plateia.

Serviço
"Os Ignorantes"
Temporada: de 16 de agosto a 6 de outubro - Sextas e sábados, 21h; domingo, 19h.
Ingresso - R$ 80,00 (inteira, sexta e domingo), R$ 100,00 (sábado, inteira). Classificação – 14 anos. Gênero – Comédia.     Duração – 90 min.Texto e atuação: Pedro Cardoso. Direção: Pedro Cardoso e Amir Haddad. Trilha sonora: Dudu Trentin. Figurinos: Giovanna Moretto. Direção de arte: Gringo Cardia.

"À Sombra dos Outros"
Temporada: de 5 de setembro a 3 outubro. Quintas, às 21h. Duração -  60 minutos. Classificação etária 12 anos. Ingresso - R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Texto e atuação e direção: Pedro Cardoso.

Teatro Morumbi Shopping. Av. Roque Petroni Junior, 1089, Estacionamento do Piso G1, Jardim das Acácias, São Paulo. Telefone: 5183-2800. Capacidade: 250 lugares. Estacionamento Comum: até 2 horas – R$ 17,00. Estacionamento Valet: até 1 hora – R$ 25,00. Estacionamento Motos: a cada 2 horas – R$ 10.Vendas pelo silte http://www.livepass.com.br/.

.: DVD: "Cemitério Maldito" traz cenas deletadas e final alternativo

Baseado no aterrorizante romance de Stephen king, em DVD, "Cemitério Maldito", inclui cenas deletadas e um final alternativo chocante


Chamado de “o pesadelo de pesadelos” (Peter Travers, Rolling Stone) e “simplesmente aterrorizante” (Erik Davis, Fandango), a arrepiante nova adaptação quase trinta anos depois de "Cemitério Maldito" chega em 21 de agosto de 2019 em DVD pela Paramount Home Entertainment.

O médico Louis Creed, vivido nesta adaptação pelo ator Jason Clarke (O Primeiro Homem), muda-se com sua família para a cidade de Ludlow, no interior dos Estados Unidos. Lá descobrem que existe um enigmático cemitério de animais, que de acordo com os moradores do local é amaldiçoado. Uma sucessão de eventos começa a acontecer e Louis descobre através de seu vizinho Jud, personagem do ótimo John Lithgow (Indicado ao Oscar® por Laços de Ternura e O Mundo Segundo Garp), que o terreno do cemitério pode ressuscitar os mortos, porém estes mortos não voltam como antes, mas sim irreconhecíveis e muito violentos.

O lançamento de "Cemitério Maldito" em DVD inclu'i mais recursos especiais, com final alternativo totalmente novo, 7 cenas deletadas/estendidas e visões assombradas da família. Um verdadeiro objeto de desejo para todos os fãs de Stephen King.

Cemitério Maldito (Pet Sematary) 
Sinopse: A família Creed se muda para uma nova casa no interior, localizada nos arredores de um antigo cemitério amaldiçoado usado para enterrar animais de estimação - mas que já foi usado para sepultamento de indígenas. Algumas coisas estranhas começam a acontecer, transformando a vida cotidiana dos moradores em um pesadelo.
Gênero: Terror
Direção: Kevin Kolsch, Dennis Widmyer
Elenco: Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow, Jeté Laurence, Obssa Ahmed
País: EUA.
Ano de produção: 2019.

DVD Simples
Duração: 101 minutos, aproximadamente
Formato de Tela: Widescreen 1:78:1 Anamórfico.
Áudio: INGLÊS (DD 5.1) e PORTUGUÊS (DD 5.1)
Legenda: INGLÊS e PORTUGUÊS
Classificação Indicativa: 16 anos
Preço Sugerido: R$ 39,90.
Extras:
Final Alternativo Totalmente Novo,
7 cenas deletadas/estendidas,
Terrores da Noite – Visões assombradas da família

Sobre a PARAMOUNT HOME MEDIA DISTRIBUTION  
A Paramount Home Media Distribution (PHMD) é parte da Paramount Pictures Corporation (PPC), uma empresa produtora e distribuidora de filmes de entretenimento mundial. A PPC é uma unidade da Viacom (NASDAQ: VIAB, VIA), uma empresa líder, com proeminentes e respeitáveis marcas em filme, televisão e entretenimento digital.  A divisão PHMD supervisiona a área de entretenimento doméstico da PPC e as atividades de distribuição televisiva em todo o mundo. A divisão é responsável pelas vendas, marketing e distribuição de produtos de consumo doméstico, para Paramount Pictures, Paramount Animation, Paramount Vantage, Paramount Classics, Insurge Pictures, MTV, Nickelodeon, Comedy Central e CBS e também pelo licenciamento e por serviços para alguns títulos da DreamWorks Animation. A PHMD ainda gerencia o licenciamento global dos conteúdos do estúdio e distribuição mundial digital e de plataformas televisivas, incluindo aparelhos online, móveis, portáteis e tecnologias emergentes.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

.: Diversão? Acompanhe o "Resenhando Com Donatella" no Photonovelas

Donatella na segunda edição do programa de entretenimento


Aos fãs do entretenimento puro no YouTube, há uma nova opção, o programa semanal apresentado pela boneca Donatella Fisherburg, que também é digital influencer, no Instagram (instagram.com/donatellafisherburg). No formato de fotonovela, a fake doll apresenta o "Resenhando Com Donatella", que, de modo ágil, em até 2 minutos, levanta temas culturais que envolvem séries, filmes e livros.

Num sofá com elementos geeks decorando o cenário, Donatella comenta sobre torta de liquidificador, desenhos animados antigos, filmes de terror de arrepiar e até lançamentos em DVD como "Bem-vindos à Marwen".

O programa está disponível no canal do Photonovelas (youtube.com/channel/UC8tM_zcG7dzEcEH4_yX8smw), em que também apresenta vídeos da retirada da caixa e análise de brinquedos, sempre de modo dinâmico e rápido, focando apenas nos brinquedos.

Confira todos os vídeos do programa e divirta-se!! youtube.com/playlist?list=PLtSeMrWLhSNUz3i3m1g9zC-gB2OwbFobR



.: Clássico Pollyanna Moça ganha roupagem bilíngue

Pollyanna é uma das personagens mais famosas da literatura mundial, e seu conhecido "jogo do contente", brincadeira que ela utiliza para lidar melhor com as adversidades, ultrapassou o século 20 e até hoje é conhecido por trazer boas doses de otimismo para o cotidiano. Este mês, a Editora do Brasil lança a continuação do clássico, "Pollyanna Moça", de 1915, em versão bilíngue, com adaptação de Telma Guimarães e ilustrações de Jefferson Galdino.

Neste livro, Pollyanna continua como uma protagonista amável e doce, que recebe um convite para sair de Beldingsville e ir para Boston, onde vive sob os cuidados de uma mulher amarga. Lá, ela terá que lidar com situações diferentes da que tinha experimentado até então, como a pobreza.
Mas, nem mesmo a frieza dos habitantes de Boston tira de Pollyanna seu otimismo. Ela continua sempre tentando enxergar as coisas da melhor forma possível, mesmo quando parece não haver nenhuma razão para isso. 

Pollyanna Moça traz personagens diferentes do primeiro livro, alguns tão apaixonantes como a protagonista, já outros nem tanto, mas que mesmo assim têm papel fundamental no desenvolvimento da menina.
Ao passo que a narração evolui, Pollyanna vai aprendendo e ensinando a todos ao seu redor como jogar o Jogo do Contente. É neste livro também que ela descobre o amor e experimenta essa sensação de inquietude, dúvidas e emoções tão comuns da adolescência.

O clássico é um texto indispensável e traz ao leitor uma sensação de bem-estar, ensina uma visão de mundo mais colorida, com graça e força para lidar com as adversidades. Um livro atemporal que carrega consigo uma maneira de vivenciar o mundo de forma otimista.

O recente lançamento da Editora do Brasil é bilíngue (inglês - português) e convida o público a viajar com Pollyanna em ambas as línguas. O leitor, então, tem a oportunidade de ter contato com um vocabulário amplo e, inclusive, exercitar o uso de palavras novas, já que a edição traz também um glossário.

Sobre a Editora do Brasil: A Editora do Brasil busca, há 75 anos, renovar os produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do País, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.
O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso País.

Ficha Técnica
Pollyana Moça
Autora: Eleanor H. Porter
Adaptação: Telma Guimarães
Ilustração: Jefferson Galdino
Nº de páginas: 176
Valor: R$56,40

.: Resumo do 324º ao 328º capítulo de "As Aventuras de Poliana", do SBT

As Aventuras de Poliana
Resumo dos Capítulos 324 a 328 (12 a 16.08)



Revoltada com os comentários maldosos acerca do término com Luca, Mirela grava um novo vídeo e nele fala sobre Raquel. Foto: Divulgação/ SBT


Capítulo 324, segunda-feira, 12 de agosto 
Roger, Marcelo e Guilherme discutem sobre o que farão com relação a doença de Glória. Após o acidente doméstico, Lindomar acorda um pouco confuso. Pendleton faz uma proposta a Sophie para devolver seu braço. Lorena sente falta de Raquel, e Durval sugere que ela passe uma noite com a irmã. Sophie aceita a proposta de Pendleton e recupera seu braço. Roger fica impressionado com os números que o CLP vem alcançando. Preocupado com a doença de Glória, Guilherme oferece suporte a avó. Lorena e Durval vão visitar Raquel, mas a menina mantém sua postura rebelde. Poliana pensa em contar para Luisa que Pendleton colocou Sara para a vigiar. Revoltada com os comentários maldosos acerca do término com Luca, Mirela grava um novo vídeo e nele fala sobre Raquel. Desconfiado de uma possível armação entre Roger e Waldisney para invadir a casa de Pendleton, Jeff vai até a O11O para confrontar o office boy. João descobre que Bento mexeu em algumas provas, e furioso, compartilha com seus amigos. Waldisney mente, e diz a Roger que não conseguiu invadir a casa de Pendleton. Brenda mostra o vídeo de Mirela para Raquel, e gera uma briga entra as amigas. Raquel exige que Mirela apague o vídeo.

O Clube MaGaBeLo encontra uma foto antiga durante a busca no depósito da escola. Foto: Lourival Ribeiro/ SBT

Capítulo 325, terça-feira, 13 de agosto 
O desenho misterioso com as iniciais "DL" aparece pixado também na padaria de Durval, e o deixa furioso. O Clube MaGaBeLo encontra uma foto antiga durante a busca no depósito da escola. Salvador vai até a escola para se despedir, dizendo que vai viajar para a Europa para divulgar sua arte. Os professores entregam os boletins aos alunos e todos ficam sabendo quem está aprovado para ir ao Campo de Férias. As crianças do MaGaBeLo perguntam a Helô se ela conhece as pessoas da foto que encontram. Lindomar volta a gravadora para gravar sua música, mas se atrapalha com o nervosismo. Helô anuncia o ínicio do musical de fim de ano da escola, e os grupos começam suas apresentações. Débora conta para Ruth que Glória está doente e não tem mais condições de presidir o CLA. Branca avisa Verônica que está deixando o CLP e irá retornar ao CLA. Nancy recebe uma ligação anônima dizendo que Waldisney é um criminoso. Luisa descobre que Pendleton inscreveu Poliana no Clube de Férias. Glória expulsa Débora do CLA. Bento não aparece para a apresentação do musical de seu grupo e Poliana, João, Luigi e Kessya se apresentam sem ele. O Clube MaGaBeLo pede a ajuda de Jeff para acessar o histórico escolar de Pendleton. Pendleton pressiona Waldisney para falar quem é a outra pessoa que está desviando dinheiro da O11O.


Marcelo recebe uma ligação do advogado de Roger dizendo que Glória será internada e tem uma séria discussão com o irmão. Foto: Lourival Ribeiro/ SBT

Capítulo 326, quarta-feira, 14 de agosto 
Jeff consegue recuperar os dados de Pendleton no sistema da escola. Na escola, os alunos comemoram o fim das aulas. Eric diz a Hugo qu etambém está interessado em Paola e os dois decidem fazer uma para ver quem consegue conquista-la primeiro. Marcelo recebe uma ligação do advogado de Roger dizendo que Glória será internada e tem uma séria discussão com o irmão. As crianças do MaGaBeLo vão até a casa de Branca para perguntar se ela conhecia a mãe de Pendleton. Para conter a rebeldia de Raquel, Fernanda pede para Durval voltar para casa. OTTO revela uma novidade no jogo Vetherna, os jogadores que encontrarem a "Caverna de Todos os medos", terão o direito de falar com ele pessoalmente no Campo de Férias. Luca vai até a casa de Mirela para se desculpar e resolver a "climão" entre os dois. Nancy vai até a comunidade atrás de Waldisney e descobre algumas mentiras que o namorado contou. Jeff e Brenda contam a Gleyce sobre seu namoro. Durval e Fernanda tentam conversar com Raquel para saber o motivo de sua rebeldia. Filipa pede para seu pai dar um jeito de coloca-la no Campo de Férias. Nancy encontra Walter Elias na comunidade e fica desconfiada. O pai de Gabi se encontra com Vini e tem uma conversa séria com o garoto.

Revoltada, Raquel continua suas pichações, e quase é pega por Guilherme, que desconfia cada vez mais que ela seja "Dark Lady". Foto: Bruno Correa/ SBT

Capítulo 327, quinta-feira, 15 de agosto 
Lindomar diz a Jeff que se lembrou de toda conversa que teve com Ciro. No laboratório, Pendleton da os toques finais em seu projeto secreto. Poliana vai até a casa de Pendleton para perguntar o motivo dele ter alterado a pontuação da menina no jogo Vetherna. Vini conta a Mirela sobre a conversa que teve com o pai de Gabi. Fernanda sugere que Raquel vá a conversar com um psicólogo. Revoltada, Raquel continua suas pichações, e quase é pega por Guilherme, que desconfia cada vez mais que ela seja "Dark Lady". João teme que Marcelo não o deixe ir para o Campo de Férias. Mirela conta para a vó que Vini está prestes a terminar seu namoro, e Branca incentiva a neta a ir atrás dele. Kessya sugere as integrantes do CLP que façam uma ação em parceiria com os professores da Ruth Goulart. Bento insiste e Ruth autoriza que o menino vá para o Campo de Férias. Desconfiada de Waldisney, Nancy faz algumas perguntas a ele. Poliana avisa Pendleton que não poderá ir ao Campo de Férias, e indignado com a notícia, ele arma um plano. Roger consegue incluir Filipa para participar do Campo de Férias. Marcelo pede a ajuda de Jeff para descobrir quem hackeou o IP de seu computador. Luigi ajuda Yasmin em seus estudos, e a menina pergunta a ele o motivo de seu afastamento. Luisa e Marcelo procuram hoteis para a viagem a Foz do Iguaçu, porém não encontram vagas.



Encantada com a HQ de Vetherna, Raquel tem um sonho mágico com Guilherme. Foto: Divulgação/SBT

Capítulo 328, sexta-feira, 16 de agosto 
Filipa conta para Paola que impediu Luigi de se declarar para Yasmin. Waldisney diz a Pendleton que Sérgio é o responsável por desviar o dinheiro da O11O. Mirela da conselhos amorosos a Vini e aconselha o amigo a terminar com Gabriela. Eric e Hugo disputam a atenção de Paola. Pendleton diz as crianças do Clubinho que ele e OTTO são primos distantes e pede para guardarem esse segredo. Mário conta ao pai que emprestou uma das HQs de Vetherna para Lorena. Encantada com a HQ de Vetherna, Raquel tem um sonho mágico com Guilherme. Lindomar recebe um ultimato da gravadora. Pendleton faz um convite a Marcelo. Poliana atende o celular de Nancy, e reconhece a voz de Waldisney no telefone. Afonso pergunta a Luisa se ela ainda possui algum sentimento por ele. Para acabar com a viagem a Foz do Iguaçu, Pendleton faz um convite a Marcelo. Glória recebe uma visita inusitada. Marcelo e Luisa decidem de vez viajar para Foz do Iguaçu com Poliana, João e Glória. Marcelo conta a João que a viagem tem um motivo especial. Nancy espiona Waldisney. Débora descobre que o anel que Afonso deu de noivado era de Luisa.

“As Aventuras de Poliana” é exibida de segunda a sexta às 20h50 no SBT. Site oficial: sbt.com.br/novelas/as-aventuras-de-poliana


.: “Relatos Efêmeros da França Antártica” em São Paulo até dia 25


Peça do dramaturgo, diretor e filósofo amazonense Francisco Carlos conecta temáticas recorrentes em torno de velhas e novas formas de colonialismo. Convidada da Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba 2019. Curta temporada de 15 apresentações. Fotos de cena de Annelize Tozetto feitas durante o Festival de Curitiba

Até o próximo dia 25, o Espaço Cênico do Sesc Pompeia estreia a peça do diretor amazonense, Francisco Carlos.  “Relatos Efêmeros da França Antártica” retrata a tentativa de criação da França Antártica, uma colônia francesa, na baía de Guanabara. 

O texto se serve da intervenção do colonizador Nicolas Durand de Villegagnon no Rio de Janeiro, entre 1555 e 1560, para abordar temáticas em torno das diferentes formas de colonialismo. Um fato histórico-mítico que é a cena inaugural do Rio de Janeiro com todas as suas suspenções e quedas.

Autor e diretor amazonense, Francisco Carlos é um dos mais singulares criadores do Teatro brasileiro. Estudou filosofia pela Universidade do Amazonas, aplica seus estudos em processos criativos que o levam a invenção de um teatro poético-filosófico-etnográfico, alimentado por um crescente no olhar e modos de viver dos povos originários das Américas, os índios.

Temas indígenas como a relação entre animais, homens e deuses o aproximam do conceito de perspectivismo ameríndio, desenvolvido pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, que se torna um dos eixos do seu projeto artístico e autoral. Seu vasto repertório contabiliza cerca de 40 peças escritas e a direção de cerca de 30 montagens, entre elas está o seu mais ambicioso e reconhecido projeto, a tetralogia "Jaguar cibernético" formada pelas peças "Banquete Tupinambá ", “Aborígene em metrópolis”, “Xamanismo the connection” e “Floresta de Carbono” - De volta ao Paraiso Perdido”.

Sinopse:
Decomposição histórica da tentativa de criação da França-Antártica por Nicolas Durand de Villegagnon de 1555 a 1560, na baia de Guanabara, empreendimento colonizador francês, colônia francesa efêmera. Acontecimento histórico-mítico que é a cena inaugural da cidade do Rio de Janeiro com todas as suas suspensões e quedas. O texto está estruturado em quatro espelhos/atos.

Espelho 1- “Era-Glacial na França-Europa (1555 – 1560) - Os Nomes da Beleza de Diana de Poitiers”;
Espelho 2 – “Villegagnon e as Onças - O Forte Coligny”;
Espelho 3 – “Intérpretes-Franceses de Segredos Indígenas”
Espelho 4 – “Henriville - A Cidade-Suspensa-no-ar”.

Ficha técnica
Elenco: Begê Muniz, Conrado Costa, Cristiano Karnas, Daniel Faleiros, Elisa Telles, Hércules Morais, Lucas Fiorello, Majeca Angelucci, Ondina Clais, Roberto Borestein, Vinícius Franzolini
Dramaturgia, encenação e direção geral: Francisco Carlos
Direção de arte: Clíssia Morais
Cenografia: Miguel Aflalo, Julia Armentano e Maíra Benedetto
Figurino: Sandra Machado
Desenho de som: Ismael Sendenski 
Desenho de luz: Júnior Docini
Treinamento de língua tupi: Eduardo Navarro
Coordenação de pesquisa de movimento: Elisa Telles
Treinamento de esgrima: Alkhas Lakerbai
Treinamento de técnicas de dança-teatro: Cristiano Karnas
Videomaker: Joaquim Castro
Direção de produção: Gabrielle Araújo
Assistente de produção: Antônio Franco
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro [Ofício das Letras]
Assessoria jurídica: Renata Araújo
Produção: Caboclas Produções


* Perfil retirado do catálogo do “Cena Brasil Internacional”, no qual o dramaturgo-encenador  apresentou em Junho de 2016 (CCBB-RJ) a peça  “Sonata fantasma bandeirante”, no elenco: Alessandra Negrini, Begê Muniz, Daniel Faleiros e Daniel Morozetti. (Luiz Felipe Reis)

Serviço:
"Relatos Efêmeros da França Antártica"
Até 25 de agosto de 2019, quarta a sábado, às 20h30 e domingos às 18h30

Espaço Cênico
Ingressos: R$ 6 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes), R$15 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$30 (inteira).
Classificação indicativa: livre.

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não tem estacionamento.

.: Livro de Pedro Cardoso incentiva o pensamento no universo das curtidas


O autor e dramaturgo reúne em "PedroCardosoEuMesmo: em Busca de Um Diálogo Contra o Fascismo Brasileiro" as crônicas políticas postadas em seu perfil de Instagram ao longo de quase três anos e analisa a relação com as redes sociais, com as fake news e com as selfies para, como num manifesto, conclamar: “Mil vezes um abraço do que milhões de likes; mil vezes um olhar do que miniaturas de coração. (...) Mil vezes vinte ou trinta pessoas num teatro do que 1 milhão de seguidores no Instagram”. Livro deu origem a espetáculo teatral inédito que será encenado em São Paulo. Texto de orelha é assinado por uma seguidora

O bizarro espetáculo protagonizado por parlamentares na sessão que decidiu pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff, em 2016, - quem não se lembra dos infindáveis votos dedicados a Deus e à família? – serviu como centelha para o ator e dramaturgo Pedro Cardoso transformar seu perfil de Instagram na tribuna de afiadas crônicas políticas. 

Valendo-se de rara sensibilidade artística e vasto repertório intelectual, Pedro Cardoso constrói uma fotografia do caminho que levou Jair Bolsonaro à presidência. Sem poupar em suas análises o outro oposto do espectro político, @pedrocardosoeumesmo conquistou a simpatia de seguidores – já são quase 300 mil - na mesma medida que colecionou detratores. Uma coletânea da produção literária postada nas redes antissociais, como define o próprio, integra o livro "Pedro Cardoso Eu Mesmo: Em Busca de Um Diálogo Contra o Fascismo Brasileiro", que traz uma provocação logo no próprio título. 

Estaria o autor disposto a dialogar ao propor uma conversa contra? A resposta fica muito clara ao longo dos seus textos: “Cansei de dar terreno para fascistas falarem comigo. Falem sozinhos! Este é um momento de absoluta ruptura. Diante do holocausto que se pronuncia, aceitar a divergência, como se fosse mera questão de opinião, é uma leviandade que custará caro. Com o fascismo, não há conversa. É guerra! De palavras apenas, sempre; no que depender de mim. Palavras, atitude e desprezo. São as únicas armas que eu admito”, comentou no calor da votação de primeiro turno, em 2018.

Ainda que não se trate, como afirma Pedro Cardoso na introdução, de um livro de filosofia política ou de ciências sociais, as considerações acerca da lógica e da dinâmica do Instagram são de grande valor e instigam a reflexão sobre o espírito de nosso tempo. A rede onde posta suas crônicas é chamada de “praia” idealizada com a finalidade de venda de publicidade. Ciente disso, conclama seus seguidores a propagandear suas ideias. “Se esta praia imaterial aqui é usada pelos donos dela como um veículo para venda de publicidade, é para isso que ela serve! Façamos o mesmo! Usar as redes antissociais para publicidade das nossas ideias; e não - jamais - como um substituto do convívio! Convivamos, pois! Saraus, poesia, tocar piano, xadrez, paqueras, namoros... Resistir à anulação dos nossos corpos. E ler livros! Beijos. Manter-me-ei raro por aqui. Por convicção. Mil vezes vinte ou trinta pessoas num teatro do que 1 milhão de seguidores no Instagram”.

“Todos nós, self-falantes, nos deparamos com nós mesmos na tela que nos filma e nos exibe enquanto nos filmamos. Essa peculiaridade não é um detalhe inofensivo. Acho que o caráter bumerangue do selfvídeo é um dos atrativos das redes antissociais. Aqui forjamos nossa identidade no espelho e não diante de um do outro que reage a nós. Selfpúblico de nós mesmos, a nossa imagem sempre recebe bem o que estamos dizendo”.

Sobre o livro e a vida digital
Ao inaugurar sua conta no Instagram (@pedrocardosoeumesmo), o ator e dramaturgo Pedro Cardoso não fazia ideia, nem tinha intenção, de ter ali uma plataforma para publicação de algo semelhante a uma crônica política. 

No entanto, suas reflexões diárias compõem uma espécie de mosaico da situação política do Brasil, ao mesmo tempo em que denunciam a manipulação da verdade, a escalada do autoritarismo no país e refletem sobre o espírito do nosso tempo, regido pelo uso desenfreado das “redes antissociais”, como define o influenciador digital que já conta com quase 300 mil seguidores. Com grande coragem, o autor expõe e justifica brilhantemente suas escolhas, acompanhado quando necessário do jargão que se tornou conhecido entre seus leitores: “minha opinião”.

O livro "PedroCardosoEuMesmo: em Busca de Um Diálogo Contra o Fascismo Brasileiro" se divide em oito partes, começando pelas postagens mais recentes, entre a posse de Jair Messias, como ele costuma se referir ao presidente, até 31 de março de 2019, quando o tom se eleva para criticar a decisão de se comemorar o golpe de 1964, e retrocedendo até a posse de Michel Temer. Alguns marcos pontuam cada um dos períodos, entre eles o assassinato da vereadora Marielle Franco, a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, a facada em Bolsonaro e o incêndio do Museu Nacional.

Em meio às análises políticas, surgem observações perspicazes sobre a relação com as redes sociais. Na fase em que ainda estava se habituando à vida de influenciador digital, perguntou: “O que é o Instagram?”. Num vídeo, leu a resposta de Robéio César, um dos seus seguidores: “Instagram é uma forma de estar no mundo sem estar; de se sentir importante sem ser, é não ser ninguém e se isolar num mundo irreal onde se busca o inevitável esquecimento”

As indicações bibliográficas, postadas recorrentemente, revelam algumas de suas influências e preferências intelectuais. A lista de autores indicados inclui o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, o escritor Mia Couto, as jornalistas Miriam Leitão, Eliane Brum e Suzanne Moore, o ativista americano Malcolm X, o cientista social Jorge Caldeira, o teólogo Leonardo Boff e o religioso Dom Paulo Evaristo Arns.

O texto de orelha é assinado por uma seguidora, Taís Diniz, que revela a razão do sucesso do perfil @pedrocardosoeumesmo: “O que não poderíamos esperar, e aqui falo por mim e por tantos outros que o acompanharam na sua praia seca e sem sol, era conhecer, através de sua generosa entrega, o Pedro. Sim, o Pedro, o ele mesmo, que nos esperava de roupão, no Instagram, para ter aquela conversa amiga. Ele mesmo, o cidadão brasileiro apaixonado por seu país, inconformado coma barbárie que começa a se delinear à nossa volta e ameaçava a nossa democracia. Todos os dias pela manhã aguardávamos ansiosos por suas opiniões, que vinham sempre certeiras, incisivas, cirúrgicas, claras, descomplicadas e carregadas de uma lucidez que a muitos pegou de surpresa”.

Pedro Cardoso é ator, roteirista e escritor. Autor do romance "O Livro dos Títulos", também pela Editora Record, "PedroCardosoEuMesmo: em Busca de Um Diálogo Contra o Fascismo Brasileiro" é seu primeiro livro de não ficção. Como ator, ficou conhecido por interpretar o personagem Agostinho Carrara em "A Grande Família", uma das séries mais bem-sucedidas da televisão brasileira, e pelas peças "O Autofalante" e "Os Ignorantes", sucesso de público e crítica.

Pitadas de "PedroCardosoEuMesmo: Em Busca de Um Diálogo Contra o Fascismo Brasileiro"
“O valor possível desta obra não reside na originalidade eventual - e improvável - do que eu digo. Eu apenas repito o que aprendi, lendo e ouvindo, de uma multiplicidade de fontes variadas. O encontro do que sei com a minha genética e a minha biografia resulta na minha opinião. Este não é, de modo algum, um livro de ciências sociais; muito menos de filosofia política. Este é um livro de opinião, e de uma opinião amadora. Se este livro tiver algum valor, será o de ser um testemunho do nosso tempo e de contar a história de como eu, um desorientado, inábil, anacrônico e cético instagramista, vim fazer uso entusiasmado da rede para publicação de uns arremedos de crônica política; e como, depois, terminei por descrer da eficiência do que fiz justamente por tê-lo feito em uma rede antissocial.” (página 14).


“Somos uma espécie gregária. A identidade de cada pessoa se cons­trói em sua relação com a identidade coletiva do grupo. Mas, como li em algum livro por aí, nosso cérebro só consegue classificar umas cem pessoas. Para além de cem, já não fazemos reconhecimento individual de quem sejam. Vivemos hoje em grupos enormes, de milhões. Por isso, desconfio, procuramos formar grupos menores: torcidas organizadas, surfistas, artistas, militares, sindicalistas, naturalistas... diversos. Reconhecer os membros do grupo, e o grupo, é fundamental para sentirmo-nos seguros. E segurança é a função primordial do grupo, pois só unidos somos mais fortes que o inimigo externo.” (página 50)


“A imaterialidade e o anonimato que este lugar aqui oferece são uma armadilha. Esta eleição está sendo decidida no campo do adversário! Entendem?! Eu quero voltar para o mundo físico. Falar com uma pessoa de cada vez. Digo a vocês: aqui, na presença da imaterialidade, só se fala com iguais ou xingam-se os diferentes; e atordoam-se os fracos até os convencer por nocaute. Por ser o próprio terreno uma armadilha, nós aqui perderemos todas as batalhas. Eu não sinto que tenha conseguido influenciar ninguém que pense diferente de mim. Fiz amizade com os afins e inimizade com os outros. À parte os afetos encontrados, nada se moveu. E eu quero o movimento! Espero esbarrar com os amigos por aí, nos recantos da realidade material.” (página 126)


“A demo­cracia brasileira tem claudicado por causa da desonestidade da quase totalidade da classe política e das elites econômicas a ela associadas. Mentiram tanto, por tanto tempo, todos eles — criaram-se re­centemente as ditas redes sociais, ambientes propícios a proliferação industrial de inverdades —, que eu hoje considero impossível proteger uma verdade de ser deformada por versões falsificadas dela. Os agentes públicos agem todos como jogadores de futebol: negam, ofendidos e revoltados, as faltas que cometem mesmo quando o vídeo-árbitro as expõe em câmera lenta.” (página 194)


“Eu queria para o Brasil uma grande novidade. Mas ela não surgiu, na minha opinião. Eu já disse, e reitero, que não me agrada o modo como tratamos da nossa vida em comum; e gostaria de ver tudo posto em questão. Mas os políticos e seus sócios na sociedade criam mecanismos para manter opoder longe das mãos do povo. A política é o lugar onde os poderosos se en­tendem; e não onde nós discutimos os nossos assuntos e decidimos o nosso futuro. Político é funcionário do povo, executante do que já foi decidido; e não líder! Eu odeio parecer ser necessário haver líderes! Esse messianismo do qual os políticos se investem é repugnante porque falso!” (página 218)

"PedroCardosoEuMesmo: Em Busca de Um Diálogo Contra o Fascismo Brasileiro"
Pedro Cardoso
 406 páginas | R$ 34,90
Editora Record | Grupo Editorial Record

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