sexta-feira, 10 de junho de 2005

.: Resenha de "Giusfredo Santini: O Grande Comandante", Ivani Ribeiro da Silva

Giusfredo Santini e a história da comunicação de Santos
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2005


A história da comunicação da cidade de Santos resgatada. "Giusfredo Santini: O Grande Comandante - Um marco na história da comunicação em Santos", obra da professora e jornalista Ivani Ribeiro da Silva, publicada pela Editora Universitária Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos, ao produzir uma biografia deste personagem marcante para a história da imprensa de Santos, revela o crescimento do jornalismo na região da Baixada Santista.

Giusfredo que trabalhou na administração do jornal A Tribuna, o qual soma hoje 111 anos, tinha como preocupação "fazer a empresa crescer moderna e eficiente e, por diversas vezes, A Tribuna, um jornal regional, esteve entre os jornais brasileiros de grande porte, no que diz respeito à técnica de produção".

De acordo com a autora, "assim como Olímpio Lima e Manoel Nascimento Júnior têm suas histórias contadas e recontadas em livro e edições especiais de jornais, Giusfredo Santini passa a integrar o quadro daqueles que lutaram pela manutenção de um jornal na região, entendendo que um povo livre é aquele que saber contar sua história e que dispõe de um tribuna para se fazer ouvir".

Em Primeiras palavras, texto de apresentação da obra, a autora, diz: "A biografia de Giusfredo Santini, ora apresentada neste livro, expõe fatos da vida do empresário que dedicou a maior parte de seu trabalho à administração de uma empresa jornalística, A Tribuna, promovendo sua manutenção, crescimento e perenidade. [...] Neste livro, o leitor pode encontrar o contexto histórico da cidade em que A Tribuna se desenvolveu e a chegada de Giusfredo Santini à sua administração. Essa história extrapola os fatos de Santos, pois, para contá-la, procurei contextualizar nesta introdução, o porquê da imigração européia para o Brasil, que motivou a vinda dos pais de Giusfrado, a fixação dos imigrantes nas terras do interior de São Paulo de onde os jovens saiam para buscar a realização do sonho de vida melhor na Capital".

O livro conta com quatro capítulos: Giusfredo Santini, o grande comandante, A família, Os funcionários e A Tribuna. O primeiro capítulo trata de dois temas: Políticos destacam dignidade e honradez e Todas as honras para um homem honrado. No capítulo A família, o livro conta com: Um momento de saudade, Filha lembra as histórias que o pai contava, Um pai enérgico, mas muito carinhoso, Irmão e anjo da guarda, Netos falam do avô carismático. Já em Os funcionários os subtítulos do capítulo são: Lembranças do patrão amigo, O mais antigo jornalista da região lembra do patrão e companheiro, Giusfredo manda soltar funcionários, Um exemplo de dignidade. No capítulo final A família, a autora aborda os aspectos históricos da empresa e seu administrador: A Tribuna faz sua história contando a história de Santos e A hora da expansão de A Tribuna com Giusfredo e Roberto Santini.

Além desta biografia conter momentos importantes da história de Giusfredo que se relacionam com o gosta de ler, o time Santos Futebol Clube, a revolução de 64 e preocupação com o social, os dados históricos são os fatores que colaboram para o enriquecimento da obra.

Autora: Ivani Ribeiro da Silva é formada pela Universidade Católica de Santos em Jornalismo (1979) e História (1984). É pós-graduada na Escola de Comunicação e Artes da USP, onde conquistou os títulos de Mestre em Ciências da Comunicação (1992) e Doutora em Jornalismo (2001). Trabalhou 18 anos no jornal A Tribuna como revisora, repórter e editora. Atualmente, é professora da Universidade Católica de Santos há 13 anos no curso de Jornalismo do Centro de Ciências da Comunicação e Artes. Exerce, ainda, o cargo de secretária do Conselho Deliberativo da Fundação D. David (fomento de recursos a estudantes carentes).

Livro: Giusfredo Santini: O Grande Comandante - Um marco na história da comunicação em Santos
Autora: Ivani Ribeiro da Silva
131 páginas
Editora: Leopoldianum


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.