segunda-feira, 3 de outubro de 2005

.: Resenha de "O Cisne", Gudbergur Bergsson

Uma menina que descobre um novo e imenso mundo
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2005


Em O Cisne, garota é enviada para uma pequena fazenda de criação para reparar os seus pecados.


Em "O Cisne", do escritor islandês Gudbergur Bergsson, tudo começa num cenário em que há bastante movimento. "Mal o ônibus arrancou, a menina começou a sentir, falta das pequenas pedras listas da praia e do mar. Essa sensação de nostalgia tornou-se mais dolorosa quando chegaram aos prados, onde crescia a erva, cantavam as aves, corria um caudaloso rio e reverberava o sol sobre as lagoas e os pântanos".

A obra publicada pela editora Rocco traz uma história completamente romanceada. Entretanto, tem como ponto principal uma menina que após cometer pequenos furtos é mandada para uma fazenda, lugar distante da qual vivia. Ao prepará-la para a sua ida, o pai diz: "Se você conseguir cair nas graças do fazendeiro, talvez ele lhe dê trabalho para todo o inverno, e pagando um salário. [...] - E, ainda que não seja exatamente assim, é preciso acreditar nisso - acrescentou o pai".

No campo, embora contrariada, ela procura adaptar-se. É no cotidiano que a menina descobre a beleza da natureza, inicialmente, quando o fazendeiro lhe manda buscar um cavalo zaino. "Quando chegou, o fazendeiro, que a estava esperando, perguntou-lhe por que não voltara montada no cavalo. / Não é preciso levar sempre os cavalos pela rédea? - perguntou ela.".

É na obra, dividida em 23 capítulos, que o leitor descobre a pureza dos sentimentos e que nada deve ser imposto, mas sempre de acordo entre ambas as partes, isto é, primeiramente deve-se conquistar o que se deseja. Outra lição do texto é a de que nada é por acaso. "Um pensamento vazio, muito diferente das recordações e idéias inúteis que haviam ocupado o dia e tanta importância haviam adquirido: especialmente, a idéia de que cada coisa tinha um propósito em cada lugar".

Enfim, O Cisne é uma excelente opção de leitura para adolescentes que estão em seu período de transição e muitas vezes, sentem-se perdidos em meio a tantas mudanças (não somente físicas). Contudo, após tantas dificuldades de compreensão e diálogos, tornam-se cisnes brancos como neve que sabem alcançar vôos na medida certa, sabendo enfrentar qualquer abismo à frente, sozinhos.

Livro: O Cisne
Autor: Gudbergur Bergsson
190 páginas
Editora: Rocco
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.