sábado, 1 de outubro de 2005

.: Resenha de "Pânico na Biblioteca", Eoin Colfer

Ação, suspense e muita bagunça em uma Biblioteca
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2005


Marquinhos e Duda (Eduardo), dois irmãos com uma missão praticamente impossível. Eles, após muito arrumarrem confusão em casa, os irmãos de Daniel, Bruno e JC, terão de passar as férias na Biblioteca, a qual é organizada e zelada por Dona Ângela, mais conhecida pelas crianças de toda a cidade pelo apelido de Dona Batata. Por que? Porque ela aterroriza a todos que entram na Biblioteca.

Creio que nem seja preciso falar mais alguma coisa. "Pânico na Biblioteca", de Eoin Colfer, editado pela Record,  tem tudo para ser um grande sucesso entre os pequenos. A livro, com muitas gravuras, tem uma narrativa dinâmica, além de contar uma história cheia de momentos surpreendentes. 

Um exemplo é quando uma sombra cai em Marquinhos enquanto ele bagunçava os livros e trocava sua fichas de referências por pura maldade. "Era a Dona Batata. Tinha aparecido sem fazer um som, como uma bibliotecária ninja". Toda essa situação terrível não foi percebida por Marquinhos, somente Duda presenciou tudo. "A mão esquerda de Dona Batata se moveu com velocidade de um raio, pegando o carimbo de livro e atirando-o em um movimento preciso e suave. Ele deu cambalhotas no ar tão rápido que sibilou. Marquinhos se virou bem a tempo de ver o bloco de madeira e borracha indo em sua direção. Era tarde demais para sair do caminho. Só o que Marquinhos pôde fazer foi fechar os olhos e guinchar feito um gatinho".

O que aconteceu em seguida? "O carimbo bateu na ficha de referência na mão de Marquinhos, arrancando-a de seus dedos e a esmagando na prateleira. A força do arremesso foi tanta que a ficha ficou ali por vários segundos depois de o carimbo ter caído no chão. Duas palavras ficaram estampadas no papel em tinta roxa: BENS DANIFICADOS".

É certo que as aventuras dos irmãos não acaba por aqui, mas é certo que o gostinho de ler este livro foi despertado, pois o texto de Eoin Colfer sempre mantém o desejo de algo mais, principalmente ao contar uma história interessante como esta, que além de incentivar à leitura, simultaneamente, leva às crianças a desejar conhecer uma biblioteca e por fim, tornar-se grande freqüentador desta. Definitivamente, a mensagem deste livro é muito positiva e inteligente. Mergulhe neste reino de estantes repletas de livros e revistas, em uma fábula sobre o poder da leitura e da imaginação neste mundo em que tudo torna-se cada vez mais descartável. 

AUTOR: Eoin Colfer nasceu e foi criado em Wexford, cidade litorânea no sudeste da Irlanda. Começou a escrever peças ainda muito cedo, obrigando seus infelizes colegas de turma a se vestir de vikings arruaceiros. Intimidado pelo encorajamento constante da família, ele continuou a escrever depois de adulto. Seu primeiro romance, Benny and Omar, tornou-se um best seller na Irlanda, e Artemis Fowl, seu primeiro livro com o brilhante e jovem anti-herói, virou um sucesso internacional imediatamente. Artemis Fowl ganhou o WHSmith de Livro Infantil do Ano na “Escolha Popular” e o de Livro Infantil do Ano do British Books Awards.

Livro: Pânico na Biblioteca
Autor: Eoin Colfer
96 páginas
Editora: Record
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.