segunda-feira, 5 de setembro de 2005

.: Resenha de "Reinventando os Quadrinhos", Scott McCloud

Uma releitura dos quadrinhos na era digital
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2005


A releitura dos quadrinhos feita por Scott McCloud realça a beleza deste universo da imaginação. McCloud teve seus quadrinhos traduzidos para 14 idiomas. 


"Reinventando os Quadrinhos - Como a Imaginação e a Tecnologia Vêm Revolucionando Essa Forma de Arte", de Scott McCloud, é uma continuação de Desvendando os Quadrinhos. Contudo, não há porque desesperar-se, caso não tenha o primeiro livro, pois neste lançamento da M. Books, McCloud teve um grande cuidado com os seus leitores e fez uma recapitulação de sua obra em 3 páginas, apesar deste livro ser continuação e levar os quadrinhos ao patamar seguinte, assim como explorar as as doze revoluções no modo como são criados, lidos e percebidos na era digital. 

A obra que trata de quadrinhos é toda contada e desenhada, como nos velhos conhecidos, gibis e tiras de jornais, sendo até em preto e branco. O livro divido em duas partes traz belas ilustrações que abordam o universo dos quadrinhos, o criador e o seu leitor. Em Definindo a Rota: Uma Arte "Baixa" Toma a Alta Estrada, na Parte 1 do livro, McCloud conta que Will Eisner criador de The Spirit, ao dizer que os quadrinhos eram uma legítima forma literária e artística, chegou a ser motivo de risada para quem estava nos bastidores do programa em que o desenhista fez esta afirmação: "Falar de quadrinhos como 'arte' ou 'literatura' não dava muito certo nos velhos tempos".

Dentre os assuntos tratados nesta obra estão este tipo de arte como forma de literatura, a batalha pelos direitos dos criadores, a percepção volátil e transitória que o público tem dos quadrinhos e mostra como se constrói a representação sexual e étnica neste meio, além de pintar um impressionante retrato das revoluções digitais nos quadrinhos, incluindo informações sobre a complexidade desse processo, o explosivo mundo da difusão online e os desafios do infinito cenário digital.

Na página 35 está um exemplo. "Pela abordagem direta, os quadrinistas podem decidir retratar seus mundos num nível de detalhes quase fotográfico, usando mídias tradicionais, computação gráfica ou fotos reais. Mas claro, o realismo de um grande romance ou conto envolve muito mais do que descrições de detalhes superficiais".

Ao final da obra há também um índice remissivo, além de nomes de alguns livros e quadrinhos que auxiliaram Scott McCloud na produção de Reinventando os Quadrinhos. Vale a pena mergulhar novamente neste universo tendo a teoria como apoio. Confira!

O AUTOR: Scott McCloud é um dos 10 mais importantes cartunistas e desenhistas de quadrinho dos EUA, nos últimos 10 anos. Vencedor por quatro vezes do prêmio Harvey and Eisner, McCloud é, também, autor de Desvendando os Quadrinhos - best-seller premiado, em 1995, no 8º Troféu HQMix, como Melhor Livro Teórico deste segmento. Seus quadrinhos foram traduzidos para 14 idiomas. Ele proferiu conferência sobre mídias digitais no Laboratório de Mídia do MIT e na Smithsonian Institution. Para saber mais sobre ele, visite o site: www.scottmccloud.com

Livro: Reinventando os Quadrinhos - Como a Imaginação e a Tecnologia Vêm Revolucionando Essa Forma de Arte
Autor: Scott McCloud
260 páginas
Formato: 17 X 25
Editora: M.Books
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.