sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

.: O fenômeno Marian Keyes no Brasil em números

O fenômeno Marian Keyes no Brasil em números
Por: Helder Moraes Miranda

Em janeiro de 2006


Traduzidos para mais de 35 idiomas segundo o site oficial de Marian Keyes, os livros da escritora sempre se destacaram nas listas dos mais vendidos. Só no Brasil, sem contar o recém-lançado Casório?!, atingiram um público de 200 mil leitores. Tanto sucesso não é fácil de ser explicado, mas quem já não viu alguém lendo um exemplar dela no metrô, na praia, ou em outros lugares? 

Um folheto da Bertrand Brasil, editora que publica os livros de Keyes no Brasil, reafirma a bem-sucedida carreira da escritora no país: "A verdade é uma só: ler Marian Keyes é uma delícia (...) Junte-se à legião brasileira do bom humor; afinal, não é toda hora que a gente consegue dar boas risadas e passar o tempo com personagens tão fantásticas".

Em entrevista recente à Revista paradoXo, Marian revela a fórmula de seu sucesso. "Enquanto escrevo, o personagem se desenvolve, eu volto e acabo mudando algumas partes anteriores do livro. Esse processo é muito importante para mim, para que os personagens sejam autênticos e suas ações combinem e reflitam suas personalidades. Todos os personagens de todos os meus livros são criados a partir de pessoas que conheço e de peculiaridades que já observei por aí".

Até dia 16 de janeiro, no Orkut, site de relacionamentos líder em acessos no Brasil, Marian Keyes tem 13 comunidades sobre ela e seus livros. São 3604 pessoas -número que a cada dia cresce mais em cada comunidade- que compartilham algo em comum: o gosto pelos seus livros. Abaixo, a trechos interessantes da descrição de algumas comunidades:


Sushi - Marian Keyes: "De insuperável criatividade, Marian criou uma atmosfera realmente envolvente, engraçada e viciante!!! E também, criou outro carinha (Jack Devine e até mesmo Dylan) que deve ser de... como ela diz mesmo? É... de molhar a calcinha! Hahahahahaha!!!"

MARIAN KEYES essa é a autora!: "... Os livros de MARIAN KEYES são, sim, livros de mulherzinha, 'levinhos', sem nada de profundidade. Mas, e daí? Para se distrair nas férias, para dias estressantes, para momentos de depressão são pra lá de perfeitos. Fonte desconhecida".

Marian Keyes: "... Escritora irlandesa, formada em direito e ex-alcóolatra. Sempre excêntrica e irreverente, escreve comédias românticas repletas do mais fino humor, com personagens de características peculiares, fazendo do óbvio, engraçado! A arte de Marian Keyes está em transformar os assuntos mais banais e, para muitos, fúteis, em obras inteligentes e extremamente originais, o que, diga-se de passagem, não é pra qualquer um! Sutil e extravagante, fina e vulgar, vilã e heroína..."

Eu tenho o Kit da Marian Keyes: "Para quem aproveitou a promoção e comprou logo o Kit inteiro da Marian Keyes com Melancia+Férias!+Sushi+Casório. Ou para quem já possui os quatros livros :D"

Outros livros da autora: 

Sushi - Mostra uma Marian Keyes que não se prende a satirizar o cotidiano de seus personagens e dá alfinetadas políticas na Irlanda, seu país de origem. A vida de três mulheres é matéria-prima do romance: a editora de revistas Lisa Edwards, a editora assistente da revista Garota, Ashling Kennedy e a dona-de-casa Clodagh. Lisa é uma ambiciosa editora de revista que, por esperar ser transferida para Nova York, fica decepcionada quando é enviada para Dublin. Ashling foi namorada de um humorista, mas sofre de depressão. Clodagh tem a vida que muitas mulheres sonhariam: é casada com um homem bonito, tem dois encantadores e uma casa no melhor bairro da cidade, mas anda insatisfeita. Editora: Bertrand Brasil


Férias! - O enredo gira em torno de Rachel Walsh que perde o emprego, é abandonada pelo namorado, pela amiga, e é obrigada pelo pai a se internar em uma clínica para dependentes químicos na Irlanda. Pensando que se tratar e tirar férias em um spa, com saunas, academias e banheiras de hidromassagem, Rachel se decepciona ao perceber que o lugar não oferece nada do que esperava. Para piorar a situação, ela, disposta a se vingar do ex-namorado - o brega Luke Costello -, se envolve com um dos pacientes da clínica, Chris, que tem um passado duvidoso. Editora: Bertrand Brasil


Melancia - Conta o drama da garçonete Claire, abandonada pelo marido após dar à luz uma menina, logo depois que ele confessa ter um caso com uma vizinha também casada. Com a auto-estima em baixa, 29 anos e a forma física aparentando a de uma melancia, Claire resolve voltar para a casa da família: o pai à beira de um ataque de nervos, a mãe com fobia de cozinha e viciada em telenovelas e duas irmãs. Uma, destruidora de corações; outra, fanática pelo ocultismo. Em meio a muitas lágrimas, depressão e bebedeiras, Claire refaz a vida e se interessa pelo sensível Adam. O problema é que ela acha que Helen - a irmã demolidora de corações - está apaixonada, pela primeira vez, pelo rapaz e não quer magoá-la. Para complicar a situação, James, o marido, volta e acusa Claire de tê-lo induzido a procurar uma amante. Editora: Bertrand Brasil
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.