quinta-feira, 2 de agosto de 2007

.: Resenha de "Maligna – Para os que Amam ou Odeiam o Mágico de Oz"

Por: Helder Moraes Miranda

Em agosto de 2007


O Mágico de Oz para adultos. Livro traz universo de "O Mágico de Oz" de uma maneira como você nunca leu


Uma ativista pela igualdade social, assim é retratada a principal rival da doce e ingênua Dorothy, Ephalba, mais conhecida como Bruxa do Oeste, no livro "Maligna – Para os que Amam ou Odeiam o Mágico de Oz", de Gregory Maguire, publicado no Brasil pela Ediouro. Com mais de dois milhões de exemplares vendidos, o best seller chega ao país prometendo barulho e muita polêmica: traz a versão de uma mulher injustiçada pela vida e, por que não, pela versão do clássico infantil. Afinal, quem é Ephalba?

Ao relatar as circunstâncias da personagem que ficou conhecida como Bruxa do Oeste, Maguire traz uma narrativa envolvente e rica em descrições de qualidade, comuns apenas para um grupo seleto de escritores que produzem, hoje, boa literatura. Cheio de intrigas, reviravoltas, grandes paixões e adultérios, o romance é um folhetim temperado com temas incapazes de serem imaginados em um universo voltado para crianças, como poligamia, preconceitos e disputa por terras.

Filha de um pastor de vida simples que defende valores além das aparências e de uma mulher de moral duvidosa que se casa porque o homem é bom de cama, Ephalba nasce verde, talvez como castigo pela infidelidade de sua mãe. Por ser da tonalidade verde e ter dentes vorazes, é rejeitada pelos pais e, mais tarde, pelos colegas de universidade. Incompreendida, conquista amigos, apesar da repulsa e do pavor que causa, sem abrir mão de suas observações irônicas a respeito da vida. Com o tempo, torna-se cada vez mais importante por diversos fatores da história local.

Com belas ilustrações e um mapa para situar o leitor, cada capítulo do livro gira em torno de uma fase da vida da Bruxa do Oeste. Apenas no último capítulo, a menina Dorothy é trazida pelos ventos de um tornado ao mundo de Oz. Quando começa a perseguição de Ephalba à meiga garotinha da história infantil, o leitor terá bases concretas para avaliar se a mulher, estigmatizada como bruxa, é culpada ou inocente, maligna ou benigna.

Gregory Maguire: Doutor em literatura inglesa e americana, o escritor tem mais de 20 livros infantis publicados. Maligna – que virou musical da Broadway e rendeu a ele um Tony Awards em 2004 – é seu primeiro livro para adultos. Com o sucesso (de vendas e de crítica) de sua primeira obra adulta, publicou mais quatro ficções para esse público. O próximo livro a ser lançado pela Ediouro é Filho da Bruxa, continuação de Maligna.


Livro: Maligna – Para os que Amam ou Odeiam o Mágico de Oz (Wicked)

Autor: Gregory Maguire

416 páginas

Ano: 2007

Tradução: Chico Lopes

Editora: Ediouro

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.