quinta-feira, 2 de abril de 2009

.: Resenha de "Crepúsculo", longa produzido para TV

Uma história de amor que mexe com o coração
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em abril de 2009


Um vampiro milenar apaixonado por uma adolescente comum que veio da cidade grande. Saiba mais de Crepúsculo!


Ok. No quesito perfeição o longa dirigido por Catherine Hardwicke não atinge a nota máxima, porém, a história de Stephenie Meyer ganhou mais agilidade, sem perder todo o romantismo entre Bella e Edward. "Crepúsculo" é uma produção simples e sem pretensão de ser um blockbuster.

No estilo de filme para a televisão conhecemos Isabella Swan. A adolescente decide morar com o pai na cidade interiorana, conhecida como Forks, depois que a mãe decide casar-se novamente. Embora deteste o excesso de frio, a chuva e o verde de Forks, Bella encanta-se infinitamente por um membro da família Cullen, Edward.

Os dois se conhecem no colégio e enfrentam as dificuldades do amor entre uma humana e um vampiro milenar. Em meio a vampiros não vegetarianos vemos Edward lutando contra o amor que sente por Bella, pois, sabe que quanto mais a ama, mais a coloca em perigo. Até porque Bella provoca a sede de sangue em Edward.

MUDANÇAS: Para os mais detalhistas, além dos problemas com os efeitos especiais (seja em um salto de Edward na floresta ou no brilho dele exposto ao sol), outro descompasso da produção está na troca de momentos chave, os quais são aguardados pelos leitores, porém acontecem em cenas ou cenários totalmente diferentes. 

Entre eles está quando Bella conhece os mais jovens da família Cullen. Sim. Tudo acontece no refeitório, mas todos já estão sentados. "Foi ali, sentada no refeitório, tentando conversar com sete estranhos curiosos, que eu os vi pela primeira vez. [...] Olhei de lado para o rapaz bonito, que agora fitava a própria bandeja, desfazendo um pãozinho em pedaços com os dedos pálidos e longos. Sua boca se movia muito rapidamente, os lábios perfeitos mal se abrindo. Os outros três ainda pareciam distantes e, no entanto, eu sentia que ele estava falando em voz baixa com eles".


No filme, os irmãos entram como se estivessem sendo apresentados, e, já na mesa dos Cullen, não há comida. Como estão em um refeitório e não comem? Boa sacada da diretora. No entanto, algumas mudanças não são tão legais. Seja a inserção de um laptop para o uso de Bella (no livro ela conta somente com um micro velho com internet ruim) ou quando o primeiro contato entre os dois acontece somente dentro do Volvo prateado (e não durante a aula de Biologia). Em meio a acertos e erros na história, o longa agrada (tranquilamente) ao público jovem.

DVD - Edição Dupla: O lançamento da Paris Filmes, região 4, trará o filme (colorido) originado pelo romance de Stephenie Meyer, homônimo, com os atores: Christian Serratos, Nikki Reed, Elizabeth Reaser, Robert Pattinson, Justin Chon, Catherine Hardwicker, Kellan Lutz, Kristen Stewart, Michael Welch, Peter Facinelli, Taylor Lautner. Tem recomendação para espectadores acima de 12 anos.

LOCADORAS: O DVD de Crepúsculo (Twilight), disponível para locação, será lançado em 8 de abril (data prevista de entrega nas locadoras). A versão terá formato widescreen e sem extras.

LUA NOVA: O fenômeno Crepúsculo (Twilight, 2008) já está com a sequência em andamento, isto é, na segunda metade do mês de abril foram iniciadas as filmagens de Lua Nova. Junto ao triângulo amoroso formado por Kristen Stewart (Bella), Robert Pattinson (Edward) e Taylor Lautner (Jacob), retornam Ashley Greene (Alice), Peter Facinelli (Carlisle), Elizabeth Reaser (Esme), Kellan Lutz (Emmett), Nikki Reed (Rosalie), Jackson Rathbone (Jasper), Edi Gathegi (Laurent), Rachelle Lafevre (Victoria) e Billy Burke (Charlie Swan).

Contudo, as locações do filme que estão divididas entre Vancouver, no Canadá, e Toscana, na Itália terão novidades no elenco. Entre as novidades estão Charlie Bewley (Demetri), Jamie Campbell Bower (Caius), Daniel Cudmore (Felix), Christopher Heyerdahl (Marcus), Dakota Fanning (Jane), Cameron Bright (Alec), Noot Seer (Heidi), Michael Sheen (Aro), Graham Greene (Harry Clearwater) e Tinsel Korey (Emily). Na direção, nada de Drew Barrymore ou tantos outros nomes cogitados, Lua Nova terá Chris Weitz (A Bússola de Ouro) como diretor e será lançado no Brasil pela Paris Filmes, simultaneamente, em 20 de novembro.

TEASER: Lua Nova (The Twilight Saga: New Moon), o segundo filme da cinessérie Crepúsculo, já conta com um vídeo de divulgação circulando na web. O vídeo promocional editado pela Entertainment Tonight vai ao ar no dia 23 de abril com entrevistas e cenas do filme. 

SUCESSO NAS PRATELEIRAS: O romance de estréia de Stephanie Meyer, sucesso absoluto de vendas, ocupou o primeiro lugar na lista do New York Times, posição a qual permaneceu durante mais de um ano. Em todo o mundo vendeu 45 milhões de livros, sendo 20 milhões em apenas três meses. No Brasil, os livros ocupam as primeiras colocações na lista dos campeões de venda. Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer venderam 45 milhões de exemplares em 37 países. Aqui no Brasil, as vendas já somam 700 mil desde o lançamento do primeiro título, em abril de 2008. Enquanto acumula elogios diversos da crítica internacional, a escritora tem seu mérito por envolver (em massa) o público adolescente, embora a série de livros seja adequada para todas as idades. A história com seres sobrenaturais com sede de sangue continua em outros três livros: Lua Nova, Eclipe e Amanhecer (com lançamento previsto para o final do mês de junho deste ano).

Filme: Crepúsculo (Twilight, EUA)
Ano: 2008
Gênero: Suspense / Romance / Drama / Fantasia
Duração: 122 minutos
Direção: Catherine Hardwicke
Roteiro: Melissa Rosenberg e Stephenie Meyer (livro)
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Billy Burke, Ashley Greene, Nikki Reed, Kellan Lutz, Peter Facinelli, Cam Gigandet

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.