quinta-feira, 2 de abril de 2009

.: Resenha crítica de "Hairspray - Em Busca da Fama"

Muitas cores, bom humor e canções animadíssimas e cheias de consciência
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em abril de 2009


Um musical da melhor qualidade que fala sobre preconceito. Saiba mais de Hairspray - Em Busca da Fama!


Em um tom engraçado, Hairspray - Em Busca da Fama, consegue trilhar com total maestria no gênero musical sem desencantar ou decepcionar o espectador. Com um elenco talentoso, o longa dirigido por Adam Shankman usa e abusa do colorido. Ambientado nos anos 60, o musical faz com que todos entrem no ritmo alucinante da época, e de fato, "possam escutar os sinos". Ok. Esta é a minha licença de parodiar a canção "I can hear the bells".

O musical inspirado na peça da Broadway, retrata o grande sonho dos jovens moradores de Baltimore: aparecer no "The Corny Collins Show" (Corny, interpretado pelo talentosíssimo James Marsden), o programa de dança mais famoso da TV. No entanto, há uma jovem em especial que nos mostra sua história de perseverança. É caminhando entre um bêbado e um exibicionista, que conhecemos a protagonista do filme, a gordinha Tracy Turnblad (Nikki Blonsky).

Já na primeira música, "Good Morning Baltimore", Tracy dá o seu recado: "Os ratos nas ruas/ Todos dançam em volta dos meus pés/ Eles parecem dizer:/ "Tracy, é com você!"/ Então, oh, oh/ Não me segure/ Porque hoje todos os meus sonhos virarão realidade". Não há o que comentar. A apresentação da mocinha da história já é uma prévia da beleza em roupas, cenários e canções (com uma pitadinha de bom humor, sem ser escrachado) que encontraremos no decorrer do filme.

Embora não siga o padrão de beleza das garotas da época Tracy ensina a enfrentar e a dar fim a todo e qualquer preconceito. Com firmeza em seu objetivos, ela impressiona os juízes com seu estilo e ganha espaço na atração. Transbordando carisma em suas danças, ela vira um sucesso. Também pudera todo o seu charme só pode estar na genética, sua mãe (John Travolta, travesitdo e cheio de gordurinhas) e seu pai (Christopher Walken). Resultado: este "par" é infinitamente imbatível. Não há como deixar de reparar nos trejeitos de Travolta e sua incrível habilidade na dança, mesmo dentro de tanto enchimento, enquanto que Walken é um louco e apaixonado por todas estas dobras.

No entanto, há um problema. Tracy ameaça a hegemonia de Amber von Tussle (Brittney Snow), filha da gerente do canal e ex-miss Baltimore, Velma Von Tussle (Michelle Pfeiffer). Dominando o amor do público a gordinha cheia de ritmo entra em uma guerra contra a "Miss Hairspray". Contudo, a disputa entre Amber e Tracy fica ainda mais acirrada quando as duas passam a lutar pelo amor do jovem Link (Zac Efron). 

Além de abordar o preconceito contra os gordinhos, o longa trata da dificuldade dos negros estarem entre os brancos. Na divisão de raças, o programa "The Corny Collins Show" conta com o Dia Negro, este dedicado às danças e músicas negras, co-apresentado por Motormouth Maybell (Queen Latifah). Após derrubar as barreiras do preconceito com gordinhos, Tracy entra na marcha contra a separação de brancos e negros no programa, e acaba envolvendo-se em mais confusões.

É a cada superação de Tracy e seus amigos que não é possível sentir os 117 minutos do longa. Sem dúvida, Hairspray - Em Busca da Fama, é um filme imperdível. Também pudera a produção foi baseada no filme de John Waters (1988) e na premiada peça musical da Broadway (2002), esta tndicada a três prêmios Globo de Ouro 2008 e eleito pela Veja SP como "o melhor filme de 2007". Não deixe de conferir!

DVD: Distribuído no Brasil pela Playarte, o DVD do longa, lançado em 2008, é colorido. Com recomendação livre, o produto de Região 4 conta com legendas: Português, Inglês, Idiomas e Sistema de som: Inglês - Dolby Digital 5.1, Português - Dolby Digital 2.0, além do formato de tela Widescreen.

CONTINUAÇÃO: A New Line Cinema pretende produzir o longa Hairspray 2. "Nós recebemos uma premissa e algumas idéias de John Waters (criador do filme de 1988 que deu origem ao musical da Broadway e ao remake) e agora vamos atrás de roteiristas. Aquele período foi superpolítico. Era tempo de mudança. Estamos tentando resgatar inclusive elementos da história, de forma humorística", disse Shankman à Entertainment Weekly. Ele adiantou que a trama acompanhará Tracy Turnblad (Nikki Blonsky), a inusitada estrela gordinha do primeiro filme, e seus amigos pela música do fim dos anos 60.

O diretor adiantou aos fãs que Link, personagem de Zac Efron, vai cair de cabeça na chamada Invasão Britânica - quando os Beatles atravessaram o Atlântico e fizeram sucesso arrebatador nos EUA. A Warner Bros. (que incorporou a New Line este ano) quer reunir todo o elenco e lançar Hairspray 2 em julho de 2010. Vencedores do Tony, o Oscar da Broadway, pelas canções do musical, os compositores Marc Shaiman e Scott Wittman também voltarão com músicas inéditas. 

Trilha Sonora:
1. Good Morning Baltimore - Nikki Blonsky 
2. The Nicest Kids In Town 
3. It Takes Two 
4. (The Legend Of) Miss Baltimore Crabs 
5. I Can Hear The Bells 
6. Ladies´ Choice 
7. The New Girl In Town 
8. Welcome To The 60´s 
9. Run And Tell That 
10. Big, Blonde And Beautiful 
11. Big, Blonde And Beautiful (Reprise) 
12. (You´re) Timeless To Me 
13. I Know Where I´ve Been 
14. Without Love 
15. (It´s) Hairspray 
16. You Can´t Stop The Beat 
17. Come So Far (Got So Far To Go) 
18. Cooties 
19. Mama, I´m A Big Girl Now

Filme: Hairspray - Em Busca da Fama (Hairspray, EUA)
Ano: 2007
Gênero: Musical
Duração: 117 minutos
Direção: Adam Shankman
Roteiro: Leslie Dixon (baseado no musical/peça de John Waters)
Elenco: John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Brittney Snow, Amanda Bynes, James Marsden, Queen Latifah, Zac Efron, Elijah Kelley, Allison Janney, Terry Parks, Jerry Stiller, and Nikki Blonsky

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.