segunda-feira, 23 de março de 2015

.: Rosana Jatobá escreve livros que estimulam ecoalfabetização

Vencedora do Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de sustentabilidade, Rosana Jatobá, juntou o vasto conhecimento adquirido nas coberturas de questões sustentáveis com a recente experiência de ser mãe para escrever, em conjunto com a pesquisadora Arminda Jardim, a “Coleção Jatobá”.

A obra é composta por sete livros infantis (de sete a oito anos) que abordam temas fundamentais para a criança desenvolver uma consciência sustentável em relação ao ambiente em que está inserida e aos recursos naturais de que dispõe. O objetivo é realmente proporcionar aprendizado baseado no conceito de ecoalfabetização.

Inspirada no dia a dia com dois filhos pequenos, a autora criou histórias baseadas nas descobertas de um casal de irmãos curiosos, sempre questionando como as coisas funcionam e significam. Com este argumento, as narrativas abordam temas como a natureza, a água, o consumismo, a mobilidade urbana, a alimentação e o lixo. No capítulo final, estimula os hábitos sustentáveis e a iniciativa de influenciar os outros a agirem da mesma maneira.

Todos os livros ainda contêm passagens das crianças nas escolas, com conteúdo que serve de exemplo para professores desenvolverem atividades que despertem a noção de sustentabilidade nos alunos.


Esse viés educacional, aliás, é uma das principais características do Grupo Plano B, editora responsável pela obra, que tem uma divisão exclusiva para a área. Sua atuação é orientada por seu PADI (Programa de Aprimoramento Didático) exclusivo que busca a construção de práticas que valorizem o magistério e preparem o professor para as novas questões que se apresentam cotidianamente à escola e aos sistemas de ensino.

As histórias também são ilustradas por meio de uma técnica rara em bricolagem onde se produz fotos e então ilustrações a partir das imagens resultantes, desenvolvida pela bióloga pela USP, ceramista, pintora, artista plástica, escultora e naturalista Isabel Galvanese.

Para completar, a curadoria de Gabriel Galvanese, mestre em Sustentabilidade pela Universidade da Suécia, deu o tom e o olhar comprometido em despertar para sustentabilidade a atenção de cada pequeno leitor.

A Coleção Jatobá será lançada nesta segunda-feira, 23 de março, às 19h, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Em seguida haverá lançamentos nas principais capitais do país.


Trecho do livro “De Lá Pra Cá”, que trata sobre mobilidade
“No final de um mês, tinham testado três jeitos diferentes de ir à escola: de ônibus, de metrô e de carona. Benjamin, apesar de adorar a bicicleta, gosta mais de ir à escola de metrô, apesar de cheio. Ele acha engraçado ver toda aquela gente apressada. Também gosta de poder andar um pouco a pé pelas ruas até chegar à escola. Assim, pode ver e fazer contato com outras pessoas no caminho”.

Autora
Rosana Jatobá é mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vencedora do Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de sustentabilidade em 2013. Rosana, jornalista e defensora das boas práticas em favor da Sustentabilidade, torna possível à criança por meio desta Coleção, a sua formação e sensibilidade para uma vida equilibrada e saudável.

Coautora
Arminda Jardim é bacharel em letras pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e atuante nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável.

Editora
O Grupo Plano B Editorial é dirigido por profissionais que atuam há 30 anos no mercado editorial/educacional, com foco em livros e soluções didáticas e paradidáticas.
www.grupoplanob.com.br

Temas e títulos dos livros:

  • "Água no Brasil e no Mundo - (“Água por Todo o Lado”)
  • "Consumo Consciente" - (“Será que Eu Compro?”)
  • "Alimentação Saudável" - (“Comer Bem e se Mexer”)
  • "O Lixo" - (“Nada de Lixo”)
  • "Mobilidade" - (“De Lá Pra Cá”)
  • "Sustentabilidade" - (“Viva Natureza Viva”)
  • "Exercício Para Um Mundo Melhor" - (“Fazer Para Mudar”)

Lançamento
Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi. Piso 3
Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2.232 - Jardim Paulistano - Oeste.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.