terça-feira, 23 de junho de 2015

.: O filme favorito de... Helder Miranda, escritor e jornalista

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em junho de 2015


Há quem durma, deliberadamente em uma sessão pipoca, seja ela em casa ou até mesmo no cinema. Contudo, todos temos aquele filme especial, que consegue mexer com as nossas emoções. O jornalista e escritor Helder Miranda, para a coluna "Meu Filme Favorito", destaca "A Mentira", longa-metragem estrelado por Emma Stone.

“Se você me perguntar o porquê de exatamente eu apontar ‘A Mentira’ como o meu filme favorito, eu provavelmente não saberei responder ao certo. Mas há pistas. É sobre uma menina, brilhantemente interpretada por Emma Stone, que inventa uma mentira daquelas e, de uma hora para outra, acaba se tornando a vadia da festinha, da escola e da cidade sendo que, na verdade, não é nada daquilo. Lembra muito as comédias românticas clássicas dos anos 80, como “Admiradora Secreta” e “Alguém Muito Especial” e, claro, “Namorada de Aluguel”, cuja cena final é uma homenagem a este último filme", comenta empolgado.


No entanto, Helder cita outros filmes com a mesma temática que também muito o agradam. "Há ‘Nunca Fui Beijada’, estrelado por Drew Barrymore, sobre a jornalista que volta ao ensino médio e, camuflada entre os alunos, conquista o professor. Há, também, ‘Meninas Malvadas’, com Lindsay Lohan, que se infiltra entre a pior turma da escola para prejudicar a líder, que pratica bullying com todo mundo e se sente superior a todos", revela. 


"Poderia falar também sobre ‘Se Meu Fusca Falasse’, que marcou a minha infância e me deixou com o desejo eterno de ter um fusca branco para colar os adesivos iguais aos do filme e chama-lo de Herbie. Mas ‘A Mentira’ é o filme que mais me identifico por uma série de coisas. Além disso, faz uma clara referência ao clássico da literatura “The Scarlet Letter”, de Nathaniel Hawthorne, publicado nos Estados Unidos em 1850 e, tal qual o filme do século XXI, fala sobre a hipocrisia dos puritanos. Acredite, eles estão em todos os lugares e, na verdade, são, até hoje, o retrocesso do mundo". 


E qual foi o momento mais marcante do longa? Helder destaca a cena em que "Olive sai com um garoto de livre e espontânea vontade, e ele lhe oferece dinheiro em troca de uma noitada. É, então, que se percebe no quanto o peso de uma calúnia pode interferir em nossas vidas. É sobre alguém que se perde e se encontra, para viver melhor e mais forte do que antes", finaliza. 

ENREDO: Olive (Emma Stone) era aquele tipo de estudante cuja presença não era notada, embora seja melhor amiga de Rhiannon (Alyson Michalka. Ao ser convidada para passar um fim de semana acampando, Olive dá como desculpa que irá se encontrar com alguém. Na segunda seguinte Rhiannon quer saber como foi o encontro e, para manter a história, Olive diz que perdeu a virgindade com ele. A notícia é ouvida por Marianne (Amanda Bynes), a crente da escola, que logo a espalha para os demais alunos. A situação altera o modo como os alunos da escola olham para Olive, o que faz com que ela se sinta dividida: enquanto se sente mal por ser visto graças a uma mentira, ela gosta de receber a atenção das pessoas. A situação potencializa ainda mais quando ela aceita a proposta feita por Brandon (Dan Byrd), seu amigo gay, que fingem ter mantido relações sexuais durante uma festa com todos da escola presentes. Desta forma Brandon passa a ser visto como heterossexual, deixando de ser perseguido, e Olive assume de vez a figura de vadia da escola. Só que ela não podia imaginar até onde sua fama iria levá-la.

Sobre Helder Miranda: Atua como jornalista desde 2003 e, desde então, passou por diversos veículos de comunicação. É editor do site cultural Resenhando.com e publicou, aos 17 anos, o livro de poemas “Fuga”, após participações em mais de dez antologias, nacionais e internacionais. 


Helder Miranda é o 7º entrevistado do #Resenhando.com para a série de depoimentos #MeuFilmeFavorito. Qual é o seu #MeuFilmeFavorito? Para os internautas interessados em participar, basta curtir a fanpage do portal –www.facebook.com/PortalResenhando - e enviar, por mensagem, a indicação, os motivos de ser o filme escolhido e uma cena favorita.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.