terça-feira, 22 de setembro de 2015

.: Os filmes favoritos de Limonge, cantor e compositor

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em setembro de 2015


A magia do cinema é apaixonante, assim que consegue fisgar o alvo, não há qualquer saída. O cantor e compositor paulistano 
Limonge sabe bem o que é ter sequências de imagens -em movimento- marcantes para dizer que são suas prediletas.

O intérprete da canção "Tão normal", confessa não conseguir escolher apenas um filme para ocupar o pódio dos filmes que mais gosta. 
"Sou uma metamorfose ambulante quando o assunto é cinema. Não consigo definir um estilo preferido e sempre entro em crise existencial quando tento definir um filme como "favorito". Sinto o mesmo com relação à música", revela.

Entretanto, para defender esta questão de honra, Limonge, cita duas obras que marcaram muito os últimos anos dele: "Meia-noite em Paris" e "Once". De acordo com o artista, não é preciso dizer muito da primeira produção mencionada. "Meia-noite em Paris, de Woody Allen né, não precisa dizer muito. A sequência inicial fez com que eu me apaixonasse por Paris -ainda mais ao som de Sidney Bechet- e a história como um todo é cativante -afinal, quem nunca quis viver em outro lugar ou momento da história?", comenta.

Contudo, os elogios para o longa-metragem não ficam por aqui, pois Limonge destaca a participação de uma cantora e compositora. "A ponta da Carla Bruni no filme também é marcante -razões pessoais. Por incrível que pareça, ela é uma grande influência musical para mim.


SINOPSE de "Meia-noite em Paris": Neste longa, o escritor e roteirista americano Gil (Owen Wilson) vai com a noiva Inez (Rachel McAdams ) e a família dela à Paris, cidade que idolatra. Ao fazer vários passeios noturnos e sozinho, descobre que, quando o relógio marca meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, época e lugar que considera os melhores de todos. Nessas "viagens", Gil vai a várias festas, conhece inúmeros intelectuais e artistas que admira, os frequentadores da cidade-luz da época: F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Salvador Dali dentre outros. Apaixonado por Adriana (Marion Cotillard), uma bela moça do passado, tenta romper o noivado com Inez, até ser forçado a perceber que a ilusão de uma vida diferente (a "época de ouro" francesa) é melhor do que a atualidade.

"Muita gente torce o nariz pra musicais, mas ver Glen Hansard e Markéta Irglová contracenando (e cantando) juntos durante 85 minutos é impagável. História simples, mas surpreendente. Destaque pra interpretação de "Falling Slowly", e pra banda que ambos formaram pós-filme, 'The Swell Season'", finaliza.


SINOPSE de "Once": Pelas ruas de Dublin, um músico toca suas composições próprias para arrecadar alguns trocados. Passando um dia por acaso, uma imigrante tcheca se encanta pelas melodias e entra, sem querer, na vida dele. Quando menos percebem os dois estão compondo canções sentimentais juntos, mas encontram algumas dificuldades para dar início a um romance. Ela é casada e ele vem de um relacionamento amoroso frustrado.

Sobre Limonge: Paulista de 28 anos que trabalha com música há 12.  Cantor, compositor e Multi-instrumentista, assina a produção total do seu EP “Tão Normal”.  As faixas trazem um pop/rock puro e simples, mas é possível encontrar pitadas de grunge e folk entre um acorde ou outro. Em suas influências estão nomes como Bob Dylan, Neil Young, Pearl Jam, Dave Matthews, entre outros.

Depois de algumas passagens e contribuições com bandas de SP, montou um home studio e resolveu lançar seu primeiro projeto musical solo completamente independente: "Tão Normal", um EP com 4 músicas gravadas entre os meses de junho e julho desse ano. Site oficial: www.limonge.net


Limonge é o 15ª entrevistado do #Resenhando.com para a série de depoimentos #MeuFilmeFavorito. Qual é o seu #MeuFilmeFavorito? Para os internautas interessados em participar, basta curtir a fanpage do portal –www.facebook.com/PortalResenhando - e enviar, por mensagem, a indicação, os motivos de ser o filme escolhido e uma cena favorita.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter: @maryellenfsm 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.