terça-feira, 14 de novembro de 2017

.: MOBIFILM 2017 acontece dia 20 de novembro

MOBIFILM 2017 - 2º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança – evento dedicado à exibição de filmes, vídeos e programas de TV brasileiros, sobre os temas de mobilidade urbana e violência no trânsito acontece dia 20 de Novembro de 2017, com projeção de filmes das 10h00 às 19h00 e a cerimônia de premiação até 21h00.

O Festival tem o objetivo de incentivar e divulgar a produção audiovisual, promover reflexão, gerar debate, inspirar ideias e melhorar a consciência do país sobre os graves problemas afeitos a esses temas. O Festival apresentará 46 filmes, vídeos e programas diversos, num rico panorama da produção audiovisual brasileira e premiará melhores filmes em 9 categorias:

- Produção Independente curta-metragem sobre mobilidade
- Produção Independente curta-metragem sobre ciclismo
- Produção Independente curta-metragem sobre segurança viária
- Produção Independente longa-metragem
- Instituições
- Vídeo-Cidadão
- Estudantes
- TV / Webséries
- Animações

PREMIAÇÃO 
O júri do evento é composto por:
Solange Farkas – curadora, diretora do Vídeobrasil
Toni Venturi – cineasta
Lúcio Gregori – ex-secretário dos transportes da cidade de São Paulo
O filme vencedor em cada categoria será premiado com um diploma, um troféu e um ano de assinatura para o ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiro, prêmio oferecido pela BRAVI. Em cada categoria também será entregue um diploma de menção honrosa. Haverá um grande vencedor geral do Festival.

ENTREGA DE PRÊMIOS
Paraninfos:
Mila Guedes – Blog Milalá. Movimento Cadeirante de São Paulo
Meli Malatesta - Mobilidade a pé, ANTP
Luiza Andrada e Silva - IVM, Cidade em Movimento
Luiz Branco Néspoli - ANTP
Prof. Paulo Saldiva - USP
Nabil Bonduki – USP
Arturo Alcorta – Jornalista
Bruno Assami – Unibes
Maurício Ramos SPCine

Vencedor Geral:
Mauro Garcia - Bravi

MOBIFILM: Alinhado com o Global Road Safety Film Festival, o Festival - com direção de Eduardo Abramovay, idealizador do evento, e produção de Leonardo Kehdi -, foi concebido a partir de uma reflexão sobre um panorama cujas estatísticas revelam uma realidade estarrecedora.

Milhões de automóveis consomem milhões e milhões de toneladas de aço, vidro, borracha, energia e água. Despejam na atmosfera milhões de agentes poluidores. Entopem as cidades. Drenam recursos públicos. A indústria automobilística produz aproximadamente R$ 200 bilhões por ano no Brasil. A soma do custo social desta indústria, isto é, o valor em horas perdidas dos congestionamentos + custo de saúde gerado pela poluição + o custo de vidas e trabalho perdidos em acidentes, + o custo hospitalar e terapêutico de vítimas sobreviventes + custo dos danos materiais dos acidentes, a soma destes fatores equivale ao valor total que a indústria produz. Em outras palavras, tudo que ela gera de riqueza por um lado, é destruído em outro.

Os números são eloquentes: 1.3 milhão de mortos e 50 milhões de lesionados graves em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa agrupa ONU, OMS, CEE, Cruz Vermelha e Banco Mundial. Uma das iniciativas promovidas pela FIA/ONU foi a criação do Festival Internacional de Filmes sobre Segurança Viária, realizado com sucesso de público e mídia em Genebra, Marrakesh e Paris. O MOBIFILM foi criado a partir dessas ideias e iniciativas.

MOBIFILM 2016: A 1ª edição do MOBIFILM ocorreu em agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo, com grande sucesso. Foram exibidos 88 filmes, selecionados entre as mais de 300 obras inscritas. Em Trânsito, de Marcelo Pedroso, foi grande vencedor do festival.
https://www.youtube.com/channel/UC7beU5c9Yvo1BanMSJkltNA
https://www.mobifilm.com.br/filmes-vencedores

SERVIÇO 
2º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança de Trânsito -
MOBIFILM 2017
Data: 20 de novembro de 2017
Local: UNIBES CULTURAL (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, Tel. 11 3065- 4333)
Horário: 10h30 – 21h00
Gratuito
Inscrições: https://goo.gl/QE7G9T

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.