quarta-feira, 28 de março de 2018

.: Resenha crítica de "Jogador Nº 1", filme que transpira cultura pop

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em março de 2018


acentuada ruptura entre ricos e pobres. Esse é o pano de fundo de "Jogador Nº 1", que no ano de 2044traz uma realidade intensamente moderna: Os viventes "pertencentes" ao meio virtual, obtém a subsistência, ausentando-se apenas para cumprir as necessidades fisiológicas -atividade humana não alterada. Em meio a contêineres empilhados, a vida suburbana é atenuada com a fuga para o jogo OASIS. Lá só é preciso escolher -ou trocar- um avatar e, talvez, estabelecer vínculos virtuais.

Entretanto, quando o excêntrico criador do jogo, James Halliday (Mark Rylance), morre, os jogadores são incumbidos de desvendar as charadas ao receberem as chaves que darão acesso a uma fortuna inestimável. Durante essa corrida ensandecida, o adolescente criado pela tia após perder os pais, Wade Watts/Parzival (Tye Sheridan, de "X-Men: Apocalipse"), faz amigos -até no mundo real. Incluindo um amor, interpretado por Olivia Cooke, na pele de Samantha Cook/Art3mis. Embora exista um prêmio substancioso para apenas um ganhador, eles formam o "Clube dos Cinco".


Unidos e emanando muitas referências aos jogos de Atari ou a animação "O Gigante de Ferro", o quinteto combate a IOI, megacorporação liderada pelo maligno Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn), que objetiva tomar o OASIS para si. Como não ressaltar a brincadeira incrível das semelhanças gráficas entre "1" e "I", estabelecendo relação com os números binários ao nome da maior empresa do futuro?  

O longa baseado no best-seller de Ernest Cline, de trilha sonora impecável e "vintage", já é de cara apresentada com "Jump", na voz de Van Halen. A galera dos 30 e poucos anos, definitivamente, tem diversas opções para cantar junto. A emoção do público também é provocada diante da telona do cinema exibindo uma velha televisão de madeira, de tubo, com um Atari e alguns de seus jogos desafiando competidores do OASIS.

Numa pegada completamente jovial, assim como toda cultura pop a que usufrui ao formar a narrativa de "Jogador Nº 1"a nova produção cinematográfica dirigida por Steven Spielberg apresenta o contraditório planeta Terra, devastado e tecnológico, daqui a 26 anos. Em contraponto, as mais de 2 horas de filme se esbalda em referências a clássicos do cinema, da música e dos jogos.

Embora a produção desenvolva grande parte da trama no meio virtual seja, definitivamente, uma bela homenagem à franquia "Final Fantasy" -jogos eletrônicos de RPG, as menções aos personagens clássicos dos anos 80 até os 2000 são os "segredinhos" que presenteiam o público. Assim, diversos elementos cinematográficos pipocam na tela, como por exemplo, o T-Rex do "Jurassic Park", o "King Kong" no topo do Empire State Building e até "O Homem Bicentenário".

Em formato de game, até mesmo o gênero terror ganhou destaque -e para assustar. A representação de "O iluminado", inclui as gêmeas mostrando o caminho, a sedutora mulher-senhora zumbi na banheira, o banho de sangue pela porta do elevador, a porta arrebentada com o uso de um machado, o labirinto nevado e o icônico triciclo de Danny. 

Até a guerra entre o povo e a incorporadora remete às batalhas épicas de "O Senhor do Anéis"A cada chave recebida pelos competidores, o avatar do criador do jogo, o oráculo, surge tal qual um "Gandalf" -dourado?-, pela aparência, mas com todo o estilo "Mestre dos Magos", por deixar mensagens a serem decifradas pelos competidores.



É visível a aspiração de "Jogador Nº 1" a ser um clássico tal qual "De Volta Para o Futuro". No longa de Spielberg, o criador do game, Halliday, lembra o cientista Dr. Brown (Christopher Lloyd), seja pelo cabelo bagunçado ou a forma de falar. Wade, por sua vez, é um discípulo e admirador fiel, pois nas corridas do OASIS, usa um carro com portas que abrem para cima. Não há dúvida de que "De volta para o futuro" ainda faz brilhar os olhos de diversos produtores -a terceira temporada de "Stranger Things" será pautada no clássico de 1985.

A longa duração de "Jogador Nº 1" é um embarque certeiro a uma fantasia cheia de ação tão envolvente que provoca o público a desvendar os muitos "easter eggs" que oferece, embora o desfecho do enredo seja totalmente previsível -talvez por seguir a linha dos filmes dos anos 80. Mas, afinal, será que daqui a 26 anos, poderemos descobrir se "Jogador Nº 1" acertou algumas profecias? Só nos resta aguardar!


Filme: Jogador Nº 1 (Ready Player One, EUA)
Ano: 2018
Estreia: 29 de Março de 2018
Duração: 2h19min
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Eric Eason , Zak Penn

Elenco: Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Simon Pegg, Mark Rylance, Hannah John-Kamen, T.J. Miller 


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: 
@maryellenfsm





Sobre o Cine Roxy: Em mais de oito décadas, o Roxy é caso raro de cinema que acompanhou a transformação da maneira de se exibir um filme: dos primeiros e grandes rolos de película ao sistema digital. A rica trajetória se deve à perseverança e o senso empreendedor da família Campos: de pai para filho, chegou ao atual diretor do Roxy, Antônio Campos Neto, o Toninho Campos. A modernização, aliada à tradição, transformou o Roxy no principal cinema do litoral paulista, fato que rendeu a Toninho o Prêmio ED 2013 na categoria Exibição -Destaque Profissional de Programação, considerado o principal do país nos segmentos de exibição e distribuição. E o convite para ser diretor cultural do Santos & Convention Visitors Bureau.


Trailer do filme

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

8 comentários:

  1. Meu!Quanta coisa tem nesse filme. Vou ver.

    ResponderExcluir
  2. Olha gostei do filme, bem elétrico, agitadão, mas muito longo, teve uma hora que torci para acabar. Acho que foi na hora da guerra. Detesto.

    ResponderExcluir
  3. Que filme legal, vi hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcemos para que tenha gostado. Volte sempre no Resenhando.com!!

      Excluir
  4. Em 2018 houve filmes de ação excelentes. Jogador Nº 1 É otimo, por que além de ter uma produção excelente, a história é ótima. Eu recomendo, é um de os melhores filmes de ação, acho que o ator principal fez um trabalho excepcional e demonstrou suas capacidades, adoro assistir filmes de ficção! É um filme que vale muito a pena ver. Adorei a participação de Tye Sheridan. Espero poder seguir de pertos seus próximos projetos para a evolução do seu trabalho. Realmente recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo com você!! "Jogador Nº 1" é ótimo. Nós recomendamos!!

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.