sexta-feira, 9 de março de 2018

.: Resenha de "Maria José é, José Maria ia", de Selma Maria

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em março de 2018



Ele é José Maria, ela é Maria José. Um menino e uma menina. Contudo, o gênero dos dois não é o foco, pois o interesse é na brincadeira com as palavras e seus significados. "Maria José é, José Maria ia", de Selma Maria faz uso de termos semelhantes, mas que ganham significados diferentes com a mudança de uma letra, como por exemplo: contos e contas ou novela e novelo.

Ao destacar as diferenças nas semelhanças, a publicação da Editora do Brasil engloba todos os gêneros do público infantil, abrangendo até adultos e, inclusive, estudiosos de gramática. A divertida narrativa cheia de possibilidades salienta que as aparências enganam, pois até vocábulos aparentemente femininos e masculinos podem não ser opostos.

É verdade que os relacionamentos têm passado por profundas mudanças. De acordo com a escritora, o despertar de  "Maria José é, José Maria ia" surgiu durante uma conversa com um casal de amigas, na leitura do trecho de um livro que citava a música "O linho e a linha", de Gilberto Gil. 

Conforme Selma, o mundo já foi mais dividido entre coisas de meninos e coisas de meninas. "Hoje, essa distância diminuiu, mas há ainda muito para caminhar, discutir e, refletir sobre os gêneros", acredita. Selma destaca que os jovens colaboram para que ocorra a quebra do preconceito. "Brincar com as palavras é o jeito que arrumei para me comunicar com as pessoas. Tomara que este livro desperte isso".


Trecho da publicação:
"Maria José e José Maria inventaram uma história 
de conto de faz de conta que, afinal de contas,
distraiu sua mãe das contas.
Cada dia contavam uma parte e isso
virava uma novela toda enrolada
feito um novelo..."


Autora: Selma Maria é escritora, educadora e artista plástica. Estreou com autora com o livro "Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos da cidade", da Editora Peirópolis, que ganhou o Selo de Altamente Recomendável pela FNLJ, em 2010, e foi selecionado para o PNBE. Pela Editora do Brasil, publicou também "O livro do palavrão".


Livro: Maria José é, José Maria ia
Autora e ilustradora: Selma Maria
Editora do Brasil
24 páginas

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

4 comentários:

  1. Despertou curiosidade. Esse livro parece ser intenso na abordagem.

    ResponderExcluir
  2. Encantador, gostei da ideia de não ignorar as mudanças. Sandra.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.