terça-feira, 15 de junho de 2021

.: Resenha de "Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash", de Dave McKean


Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em junho de 2020

Uma graphic novel de encher os olhos. Assim é "Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash", o livro em capa dura sobre a vida do pintor surrealista britânico, um dos mais influentes e importantes de seu tempo, sob o olhar do premiadíssimo Dave Mckean, editado pela Darkside Books é um primor na montagem visual e o conteúdo apresentado em 120 páginas.

Dave McKean, muito conhecido por ser colaborador do escritor de "Coraline", Neil Gaiman, na série "Sandman", apresenta uma programação de cinco anos de novas obras culturais em comemoração ao centenário da Primeira Guerra Mundial. Com esse tema de pano de fundo, Dave McKean, assombra o universo dos quadrinhos mais uma vez -o que faz desde a estreia nos anos 80. 

Assim, o mestre dos quadrinhos modernos cria por meio das lembranças de Nash e sua vivência, em pinturas, influenciadas pela época em que combateu a guerra, aos 25 anos, a refletir a respeito do que pode ser definitivo para mudar o ser humano: a perda, a dor e o trauma. A obra apresenta jóias em quadros como que painéis fantásticos e multifacetados os quais provocam inquietação no leitor das mais diversas formas, seja causando perturbação ou encantamento.

Descrito como um artista romântico, Paul Nash, por meio de diversas técnicas e estilos,  expõe as explosões internas geradas durante sua atuação na guerra, usando de genialidade na criação de imagens que também narram de forma atemporal. Ao mostrar fragilidade, cria o cão negro (Black Dog), que ao ser a personificação da depressão e o presságio da morte, permeia os caminhos da trama, tal qual um fio condutor que segue pela loucura e os devaneios do artista britânico. 

Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash, de Dave McKean é uma verdadeira obra-prima.

“Quando me deparo com a obra de Paul Nash, sempre me sinto como se estivesse assistindo a um sonho. É como se estivéssemos olhando para o mundo real através do filtro de sua imaginação. Tantas e tantas pessoas afastam e escondem suas experiências de guerra e não querem falar a respeito – mas artistas como Nash conseguem transmitir suas impressões das pessoas e do panorama e refletir sobre a psicologia daquela experiência”, comentou o escritor Dave McKean ao jornal britânico The Guardian. 


Você pode comprar Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash, de Dave McKean aqui: amzn.to/3wwjyjO

Livro: Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash
Título original: 
Black Dog: The Dreams of Paul Nash
Autor: 
Dave McKean
Editora: Darkside Books
120 páginas

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.