sábado, 20 de outubro de 2018

.: Museu e Auditório promovem curso gratuito para professores

Ação 'Teatro como Recurso Pedagógico' será dia 25 de outubro; as inscrições estão abertas


Na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro - instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari - convidam os professores e educadores da região para aprimorarem suas técnicas educativas, usando o teatro como recurso pedagógico.

A metodologia do curso “Teatro como recurso pedagógico” é pautada na intersecção entre a teoria psicodramática de Matriz de Identidade, o Teatro do Oprimido e a teoria do teatro pedagógico da Viola Spolin.  Haverá certificado de 3 horas. Ministrado pela Cia. Sercirco, ele visa instrumentalizar os profissionais a fim de desenvolver, ampliar e qualificar suas habilidades comunicativas para situações que envolvam palestras, aulas, reuniões e outras formas de exposição pública.

Trabalhar o teatro em sala de aula significa fornecer ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando um complemento no conhecimento de quem transmite e colabora na formação de cidadãos criativos, críticos e conscientes de si e dos grupos que os rodeiam. Além disso, ele integra, desinibe, auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem, facilitando a aproximação dos participantes a novas experiências estéticas e humanas.

A atividade será dividida em três momentos: Sentindo o Eu com Eu, sequência de exercícios para descobrir o próprio corpo, suas limitações, possibilidades, deformações sociais e capacidade de recuperação; Experimentando o Eu com Tu, sequência de jogos em que cada indivíduo começa a se expressar unicamente por meio do corpo e da sua relação com o outro; e por último, o Vivenciando o Eu com Nós, onde por meio de jogos o participante é estimulado gradualmente a estabelecer relações.

O Sercirco é um grupo de artes cênicas que iniciou suas atividades em 2005 e se dispõe a disseminar o gosto pela milenar arte do circo e teatro. Desenvolve projetos de formação, instrumentalização e intercâmbio com outras linguagens da arte e, principalmente, com empresas privadas e públicas. No tocante a sua estrutura educacional propõe-se também à profissionalização, mediante a abertura de mercado, através de cursos e oficinas.

Serviço:
Curso para Professores: Teatro como Recurso Pedagógico
Data: 25/10/2018 (quinta-feira)
Local: Museu Felícia Leirner - Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 - Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)
Horário: às 18h30
Vagas: 30 vagas mediante inscrição pelo telefone (12)3662-6000 ou pelo e-mail contato@museufelicialeirner.org.br
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: gratuita

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de livros que serão destinados a apoiar ações da Secretaria Municipal de Cultura. Os livros devem estar em bom estado de conservação

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.