quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

.: Instituto Pró-Livro premia caravana teatral de literatura

Criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o Instituto Pró-Livro (IPL) acaba de anunciar os vencedores da 3ª edição do Prêmio IPL - Retratos da Leitura. Entre os premiados, o projeto Caravana Teatral do Livro em Cena, patrocinado pela Editora Positivo e produzido pela PAM Pró-Arte Movimento, recebeu o prêmio na categoria Cadeia Produtiva.

Com o tema “Juntos faremos do Brasil um país de leitores”, o prêmio tem como objetivo reconhecer e homenagear organizações que promovem o fomento à leitura no país. Nesta edição, a premiação contou com inscrições voluntárias de elos da cadeia produtiva do livro, organizações sociais civis, mídias e bibliotecas (públicas e comunitárias). No total, foram 300 cadastros, mais de 100 projetos habilitados para concorrer, 41 finalistas e 12 vencedores. “Por meio de propostas de valorização e implantação de ações educacionais com ferramentas artístico-culturais, o projeto Caravana Teatral do Livro em Cena estruturou-se de forma didática, dinâmica e criativa, o que trouxe o reconhecimento”, comentou Jô Braska Negrão, diretora-geral da PAM Pró-Arte Movimento.

O evento de premiação e entrega dos selos e troféus aconteceu no dia 10 de dezembro, no Unibes Cultural, em São Paulo.

Sobre a Caravana Teatral do Livro em Cena: A “Caravana Teatral Do Livro Em Cena” atua promovendo espetáculos teatrais baseados em livros de premiados autores da literatura nacional, como “A Caixa de Lápis de Cor”, de Maurício Veneza, “O Barco dos Sonhos”, de Rogério Coelho, e “Sem Fim”, de Marilda Castanha. Os espetáculos, produzidos pela Pró-Arte Movimento, são idealizados de modo a estimular a participação do público, trazendo à cena projeções animadas dos livros em que se baseiam para que espectadores e atores possam com eles interagir. O principal intuito da Caravana é apresentar um olhar diferente para a literatura nacional, incentivando o engajamento voluntário e despertando o interesse para as narrativas que compõem esse importante panorama. Para isso, além dos espetáculos, essa iniciativa cultural empreende também ações educacionais na orientação de profissionais de arte e educação, por meio de palestras e oficinas que precedem os espetáculos. Ao longo de dois anos, as atividades da “Caravana Teatral do Livro em Cena” têm sido responsáveis por disseminar entre seu público não só a magia do teatro, como também a curiosidade e o gosto pela literatura.

Sobre a Editora Positivo: Fundada há 39 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.