sábado, 9 de março de 2019

.: Almanaque dos brinquedos: Barbies diferentes ao longo dos 60 anos

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em março de 2019 
 



Hoje, 9 de março de 2019, a boneca Barbie que representa uma miniatura de mulher, completa 60 anos de vida. Produzida pela Mattel, a descendente da boneca alemã Bild Lilli, criação reformulada da empresária Ruth Handler, passou por diversas mudanças para atrair atenção: corpos em formas diferenciadas, tons de pele variados e pertenceu a etnias distintas. Confira a listinha de Barbies diferentes já lançadas no mercado:


Coleção Barbie 2019

A coleção da Barbie 2019 inclui uma boneca com prótese removível em membro inferior, além de retornar com a cadeira de rodas da Becky, amiga da Barbie. No entanto, o moderno meio de locomoção da boneca aparenta ser mais conciso do que o anterior.


Barbie de 1996: Becky Share a Smile

Becky, amiga da Barbie era cadeirante e também foi lançada na versão fotógrafa e campeã corredora paralímpica. Contudo, foi descontinuada pelo fato de a cadeira de rodas não entrar no elevador da Dreamhouse/Casa dos Sonhos. Polêmicas da clientela!

Midge, amiga da Barbie

Outra boneca que criou burburinho, em 2002, foi a Midge mamãe. Grávida, com uma barriga segura ao corpo por imã, permitia que a criança fizesse o parto. Esse bebê não é lindo?

Barbie e Tanner, lançamento de 2006

Já Barbie e seu amiguinho fiel Tanner pareciam que não seriam discriminados pelo público. Contudo, o bichinho de estimação da Barbie faz necessidades, o número 2. Para alguns todo o problema é que o mesmo que representa o alimento é o que sai como fezes do animal. Nada demais! Tanto é que em 2014, a Barbie ganhou a companhia da cachorrinha Taffy fazendo o mesmo processo.


Barbie Toki Doki 2011

Num estilo que esbanja atitude, a Barbie Toki Doki, lançada em 2011, gerou grande polêmica ao trazer a loira em cabelo rosa, tatuada e um cachorrinho de estimação invocado. Hoje em dia, adquirir um exemplar dela custa caro. Em 2015, a Mattel trouxe uma nova boneca que não agradou tanto os colecionadores, embora tenha a versão com os cabelos lilás num valor bastante alto quando encontrada para venda.



Barbie curvy lançada em 2016

Outro diferencial recente da Mattel, na linha Barbie, foram as de corpos diferenciados. Em 2016, foram acrescentadas as bonecas tall (alta), petit (baixa) e curvy (com curvas). Os novos produtos agradaram muito, porém a ausência de articulações nem tanto. No ano seguinte, um corpo curvy articulado chegou às lojas, para o público de colecionadores: a The Look. 

Barbie The Look 2017


Já na coleção Fashionistas, de 2018, foram inseridas duas bonecas encantadoras e extremamente chamativas: uma Barbie num vestido arco-íris, de pele negra e outra de cabelo black power, em pele branca -albina. Contudo, aos colecionadores brasileiros o acesso a essas dolls somente foi possível por meio de importação e importadores, pois até o presente momento, as lojas revendedoras não ofertaram tais itens para venda.

Coleção Fashionistas 2018

A verdade é que, na atualidade, a coleção que mais contempla a versatilidade do ser humano, é a das Fashionistas. Os moldes de rostinhos resgataram alguns já conhecidos, como por exemplo, a asiática -antiga Kira. 

Barbie Fashionistas 44

Ainda em 2016 vieram as Fashionistas com roupas e acessórios extras e um grande chamariz, foi a de número 44. Com as laterais raspadas da cabeça, no estilo de cabelo da cantora Pink, a Barbie é tall e de beleza marcante, por ostentar fio loiros em um tom de pele bronzeado.


Amelia Earhart, Frida Kahlo e Katherine Johnson

Entre as colecionáveis, a Mattel lançou para venda, ano passado três figuras femininas: Amelia Earhart, a Americana e primeira aviadora feminina que atravessou o Oceano Atlântico, desafiando corajosamente os protocolos da época e quebrando recordes mundiais na aviação; Frida Kahlo, artista mexicana que ganhou reconhecimento por seu estilo e perspectiva única, tornando-se uma célebre artista ativista e símbolo de força; Katherine Johnson, física, cientista espacial e matemática, atravessou barreiras de raça e gênero e se juntou a um grupo de mulheres contratadas pela NASA. Trabalhou com “computadores humanos” para calcular o trajeto do primeiro voo tripulado americano para o espaço.

Barbie que homenageia mulheres ao redor do mundo

Longe das prateleiras de vendas, o programa “Mulheres Inspiradoras”, presenteia mulheres ao redor do mundo. Em comemoração ao aniversário de 60 anos da Barbie, a boneca homenageia novas 20 mulheres de diversos países, entre 19 a 85 anos, que falam 13 idiomas diferentes. Esta é a maior e mais diversificada lista de mulheres já homenageadas pela boneca por meio do programa: Yara Shahidi (EUA), Naomi Osaka (Japão), Kelsea Ballerini (EUA), Adwoa Aboah, Model & Activist (Reino Unido), Kristina Vogel (Alemanha), Eleni Antoniadou (Grécia), Rosanna Marziale (Itália), Ita Buttrose (Austrália), Dipa Karmakar (Índia), Gülse Birsel (Turquia), Tessa Virtue (Canadá), Karla Wheelock (México), Mariana Costa (Peru), Tetsuko Kuroyanagi (Japão), Chen Man, Photographer (China), Melodie Robinson (Nova Zelândia), Iwona Blecharczyk (Polônia), Liasan Albertovna (Rússia), Lisa Azuleos, Director (França) e Maya Gabeira (Brasil).


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.