sexta-feira, 12 de abril de 2019

.: "The Beatles: Yellow Submarine" é irresistível aventura gráfica

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em abril de 2019.


Pepperland é um paraíso fora da Terra, quase sem inverno e sem solidão, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas, a 80 mil léguas no fundo do mar, ele se encontra ou se perde. Eis que o Líder dos Maldosos Azuis, por detestar todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, tirando a cor e o som. Assim, as aventuras no submarino amarelo começam quando o marinheiro idoso jovem Fred recruta o quarteto de Liverpool: os Beatles, para trazer a paz e a música de volta ao lugar.

Para comemorar os 50 anos da animação "Yellow Submarine" (1968), com trilha sonora dos Sgt. Peppers, a editora dedicada ao terror e fantasia, Darkside Books, publica no Brasil o Graphic Novel, "The Beatles: Yellow Submarine" (compre neste link). Em 128 páginas de coloridos vibrantes, a psicodélica história de John, Paul, George e Ringo é resgatada num texto infantil, apresentando, assim, essa obra-prima para um novo público.

Seja para o beatlemaníaco completar a coleção, um interessado no estilo romance gráfico ou para o fã novato do quarteto de Liverpool, o lançamento é sem dúvida é uma bela aquisição -uma vez que o livro tem capa dura e páginas acetinadas. Em mãos, a história em quadrinhos "The Beatles: Yellow Submarine" é fascinante, pois resgate com perfeição um clássico do psicodelismo e aviva a perfeita harmonia na mistura de estilos que, mesmo no papel, explodem. 

Diante de tanto colorido, o enredo que denuncia o autoritarismo vivido pela geração da época, deixa claro que tudo o que se precisa na vida para ser feliz é amor e música. A fantasia da história contribui para que a leitura da trama aconteça de modo voluntário, assim, o leitor, envolvido, deseja devorar cada página. Seja o texto -em si- ou as imagens que complementam o conjunto. 

"The Beatles: Yellow Submarine" é diversão garantida, que incentiva o leitor -de todas as idades- a observar os detalhes das diversas ilustrações contidas em cada página, além de lembrar da importância de sonhar. Afinal, "está tudo na mente, você sabe."

Leia também: #ResenhandoQuiz: sabe tudo sobre "The Beatles"? Descubra!



Livro: "The Beatles: Yellow Submarine"
Baseado em uma canção de John Lennon e Paul Mccartney
Adaptação da história por Bill Morrison a partir do roteiro de Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Eric Segal.
Com agradecimentos a Roger McGough
Arte adaptada por Bill Morrison a partir do design e da arte de Heinz Edelmann
Ilustradores p.25 a 96: Andrew Pepoy com Tone Rodriguez
Cores: Nathan Kane
Letreiramento: Aditya Bidikar
Tradução: Bruno Dorigatti
Editora: Darkside Books


*
Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: 
@maryellenfsm

Videoclipe da canção "Yellow Submarine"

Sobre o livro

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.