terça-feira, 16 de abril de 2019

.: Billy Elliot, O Musical: 11 motivos para não perder o espetáculo no Teatro Alfa

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em abril de 2019



Foto: Mary Ellen Miranda Fotografia


"Billy Elliot, O Musical", fenômeno assistido por mais de oito milhões de pessoas em todo o mundo, chega ao Brasil em montagem inédita pela Atelier de Cultura. Em cartaz no Teatro Alfa, o espetáculo recordista de premiações em teatro musical -vencedor de 10 Tony Award e 5 Olivier Award-, baseado no filme dos anos 2000, dirigido por Stephen Daldry, é sobre um menino que deseja ser bailarino, contra a vontade do pai e irmão. Ao lutar para tornar realidade o sonho, troca as luvas de boxe pelas sapatilhas de balé. A incansável busca por superar obstáculos esbarra no conflito com a família e a comunidade, pois o momento é da greve dos mineiros britânicos (1984-1985), em County Durham, no nordeste da Inglaterra. Confira a lista dos 11 motivos para não perder o espetáculo e programe-se!


1. A produção apresenta os atores Pedro Sousa (10), Richard Marques (14) e Tiago Sousa (12) no papel título, que se revezam nas apresentações. 

2. É uma montagem brasileira do espetáculo de sucesso, que está em cartaz na Broadway por mais de 10 anos.

3. No palco há um show de balé, dança contemporânea, sapateado e movimentos acrobáticos que se fundem em movimentos expressivos de todo o elenco.

4. O elenco de talento inclui Carmo Dalla Vecchia, na pele de Jackie pai de Billy, o vozeirão de Beto Sargentelli, como Tony, irmão do protagonista, além de Vanessa Costa, interpretando a professora de ballet Mrs. Wilkinson, Sara Sarres na pele da mãe do menino -em aparições emocionantes- e Iná de Carvalho como a hilária avó de Billy que sofre de Alzheimer.

5. A arrepiante e icônica cena do voo do Billy Elliot no número "Electricity" acontece diante dos olhos do público. É de cair o queixo!

6. 
Cenários que enriquecem toda a trama, com pontes automatizadas, de 13 metros de comprimento e até uma parede de backstage similar ao interior de uma mina de carvão.

7. A harmoniosa orquestra comandada pelo Maestro Daniel Rocha, responsável pela direção musical do sucesso "Annie, O Musical", do Atelier de Cultura, repete a magia de ditar o compasso de cada momento de emoção e fúria. 

8. 
Os figurinos criados por Ligia Rocha e Marco Pacheco situam os personagens na década de 80, seja a estampa e sobreposição nas roupas do protagonista ou os colãs da professora de balé. O toque de envelhecimento nas roupas do pai e irmão de Billy, assim como dos mineiros, reforça a pobreza e decadência da comunidade que é contra as ações do governo Thatcher.

9. O desenho de luz, que constrói momentos emocionantes no palco, é criação de um dos maiores 
nomes de iluminação do teatro musical da atualidade, o inglês Mike Robertson, vencedor do prêmio Olivier Award.

10. A versão para o português de letras de música e texto são de autoria de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler ("Wicked", "A Pequena Sereia", "Cantando na Chuva") e revelam singular aderência à poesia original das letras de Elton John e ao texto de Lee Hall.


11. 
A grande produção "Billy Elliot, O Musical" é exibida em cinco apresentações semanais, de sexta a domingo, no Teatro Alfa.




Sobre o Atelier de Cultura: Com experiência na gestão de mais de R$ 100 milhões em patrocínio, suas últimas realizações incluem a temporada do musical Annie (2018/2019), A Noviça Rebelde (2018), O Homem de La Mancha (2013/2014, 2017 e 2018), espetáculos que garantiram mais de 15 premiações ao Atelier, realizando 951 sessões de teatro musical e atingindo mais de 500 mil espectadores. Além das produções de entretenimento ao vivo, foi responsável por implantar o primeiro curso profissional e Formação de Atores em Teatro Musical reconhecido pelo MEC do Brasil em parceria com o SESISP, tendo recebido a Medalha Arthur de Azevedo (2013) por serviços prestados a indústria do Teatro Musical. Ainda em 2019 realizará a temporada do inédito A Escola do Rock, de Andrew Lloyd Webber.



*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm


Vídeos

Registro do encerramento




Uma publicação compartilhada por Billy Elliot, O Musical (@billyelliotbrasil) em
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.