quarta-feira, 28 de agosto de 2019

.: Hoje, apresentação gratuita exalta diversidade musical brasileira

Marcado para o dia 28 de agosto, às 20h30, o evento pretende mostrar a diversidade musical do Brasil e criar um elo entre diferentes universos. Um dos estilos presentes será o Choro, um gênero genuinamente brasileiro. Ensemble Choro Erudito é formado por músicos renomados do cenário musical da capital paulista. O vibrafonista Ricardo Valverde, a violinista Wanessa Dourado e o contrabaixista Marcos Paiva compõem o trio e serão os responsáveis pela atração.  

No repertório, o grupo transitará entre releituras das canções de artistas nacionais e internacionais. “Diplomata” (Pixinguinha), “O Trenzinho do Caipira” (Villa Lobos), “Ameno Resedá” (Ernesto Nazareth) e “Dança Eslava Opus 72 nº10” (Anton Dvorák) são algumas das músicas apresentadas. 

Conhecidos por fazer um diálogo entre universos musicais distintos, unindo o erudito e a música popular brasileira, um dos destaques do trio é a utilização do Vibrafone.  Instrumento pouco conhecido no Brasil, ele é composto por diversas teclas de metal e é tocado por percussão com baquetas. O tamanho significativo e o som singular impressionam.  

Sobre os artistas: Ricardo Valverde é músico, vibrafonista e percussionista, compositor, estudioso de ritmos brasileiros e artista-educador. Idealizador do grupo Ensemble choro erudito, percorreu em 2019 cinco cidades do estado de Minas Gerais realizando shows e oficinas. 

Marcos Paiva iniciou sua carreira solo em 2007 com o lançamento dos CDs São Mateus, (Marcos Paiva Sexteto – MP6) e Regra de Três, ao lado de Lupa Santiago e Bob Waytt. Desde então, vem se destacando no cenário musical brasileiro e chamando a atenção dos críticos e do público traçar um caminho próprio e com muita identidade. 

Wanessa Dourado, natural de São Paulo é integrante da Orquestra Sinfônica de Santo André e teve uma formação erudita sob a orientação da professora Elisa Fukuda, referência do violino erudito no Brasil e foi classificada em 2º lugar no Prêmio Nabor Pires Camargo em abril de 2018. 

Sobre o programa Música em Pauta na APM: Realizado pela APM desde 2000, o programa tem o intuito de proporcionar cultura através da apresentação de grandes nomes da música instrumental, nacional e internacional. Ao longo dos anos, o público pôde prestigiar Gilberto Tinetti, Watson Clis, Celine Imbert, Elisa Fukuda, Ilton Wjuniski, Trio Images, Li Wang (do Canadá), Paulo Gori, Antonio Carrasqueira, entre outros grandes artistas.   

Informações gerais 
Data: 28 de agosto de 2019 – quarta-feira, 20h30   
Local: Auditório Nobre da Associação Paulista de Medicina (160 lugares)   
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 9º andar – Bela Vista – São Paulo/SP  
Informações e reservas de lugares antecipados: (11) 3188.4302/4304 – das 9h30 às 18h30 ou pelo e-mail cultural@apm.org.br  
ENTRADA FRANCA  

Estacionamento conveniado:  
Rua Francisca Miquelina, 67 – Bela Vista (com desconto e acesso ao prédio).   

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.