quinta-feira, 16 de abril de 2020

.: Espetáculo “Lilás - Um Musical em Tons Reais” segue com ensaios online


O espetáculo "Lilás - Um Musical em Tons Reais" teve sua estreia adiada, por conta do Covid-19, porém, os atores se adaptaram a quarentena e o isolamento social e estão ensaiando on-line. Ligia Paula Machado e Luiz Araújo se "encontram" três vezes por semana em vídeo chamada e diversificam na forma de ensaiar, para manter o espetáculo vivo. Foto: Caio Gallucci

Mesmo nesse período de quarentena a MP Produção Cultural mantém os ensaios online do espetáculo "Lilás - Um Musical em Tons Reais", com músicas do Djavan. Os ensaios acontecem de segunda, quarta e sextas-feiras, através de plataformas de vídeo-chamadas.

“Lilás - Um Musical em Tons Reais” traz ao palco os atores Ligia Paula Machado e Luiz Araújo como o casal Liz e Miguel, o musical tem texto de Francisca Braga, direção geral de Kleber Montanheiro, direção de produção de Ligia Paula Machado, e direção musical de João Pardal e os músicos tocarão ao vivo no palco. O musical terá arranjos originais para quinze canções de Djavan.

O objetivo desses ensaios é manter o espetáculo fresco, para que, uma vez que retomados os ensaios presenciais, não tenha sido esquecido o primeiro mês de ensaio, no qual foi desenvolvido a base de cada personagem, a orquestração do espetáculo, e as coreografias.

Os ensaios de cena, acontecem com passagens de texto, seguidos de discussões sobre a cena, e sua curva dramática, para entender mais profundamente seus personagens. Também são utilizadas as gravações dos ensaios presenciais para dar suporte, principalmente nos ensaios de dança, para relembrar as coreografias, e nos ensaios vocais, com as músicas, usa-se o instrumental da banda. 

“Em um momento onde todos nós estamos vivendo situações diferentes, é preciso se adaptar. O ensaio online está sendo muito enriquecedor e importante para não parar o que já havíamos criado nos ensaios anteriores. Conseguimos fazer muitas reflexões, principalmente em relação ao Miguel e sua postura perante a tudo que o cerca e todos os acontecimentos deste momento tão delicado que estamos vivendo, onde estamos isolados e percebendo o quanto precisamos ser solidários pois não estamos sozinhos”, comenta Luiz. O tempo também tem sido utilizado para pesquisa dos personagens, buscando inspirações em filmes, e textos que tratam de assuntos semelhantes aos do espetáculo, enriquecendo a percepção desses personagens. 

“Precisamos intensificar a atenção, a concentração, olhar para o parceiro e imaginar o movimento cênico agregado ao que estamos interpretando. Nos sentimentos presos a tela, sem movimento, o que nos trava um pouco, mas ao mesmo tempo para a minha personagem é um baita de um laboratório. Quando você está “olho no olho” sem nenhuma válvula de escape, não tem como se apoiar em outra coisa que não seja a interpretação. Estou gostando da experiência. Acredito que quando nos encontrarmos 'ao vivo' para os ensaios, tudo será feito com um prazer de realização e concretização tão intensos que marcará nossas trajetórias como artistas”, conta Ligia.

O espetáculo aborda temas primordiais para o coletivo como inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, alienação da sociedade, depressão e drogas. Narrando a história da bailarina Liz que trabalha em uma ONG e dedica sua vida a tirar crianças das ruas. Seu namorado, o artista plástico Miguel acredita que sua parceira se expõe demais em seu trabalho, envolvendo-se em situações perigosas. 

Apaixonados, a vida do casal de artistas transcorre normalmente até que algo inesperado acontece mudando radicalmente este cenário de amor e leveza. Neste novo panorama, Liz e Miguel terão que reconstruir suas vidas. Uma história verdadeira de amor, força e delicadeza que emociona e inspira. Músicas como “Lilás”, “Um Amor Puro”, “Samurai” e “Oceano” auxiliam no enredo deste romance. Mais informações sobre a estreia serão divulgadas em breve.

Sobre a MP Produção Cultural
Fundada em 2009 é dirigida pela atriz e diretora Ligia Paula Machado e tem como sócia a empresária e escritora Francisca Braga. Em 2009 produziu o espetáculo "O Primo Basílio - O Musical", patrocinado pelo Banco Bradesco, indicado ao Prêmio Contigo! como melhor espetáculo musical nacional e rendeu 3 temporadas em SP e RJ. Em 2011 a produtora alcançou 13 cidades de São Paulo com a montagem de "Eu Sei que Vou te Amar" de Arnaldo Jabor e direção de Ewerton de Castro. 

Em 2014 e 2015, foi a vez da produção “Lisbela e o Prisioneiro, um Musical Circense” realizado no em São Paulo no Shopping Frei Caneca, no Rio de Janeiro no Theatro Net Rio e em mais cinco cidades. Em 2016, foi a vez de “Blink”, de Phil Porter, que rendeu duas temporadas e indicação ao prêmio Aplauso Brasil. Também nos anos de 2016 e 2017 a produtora realizou a montagem de “Hoje É Dia de Maria - Musical” em São Paulo (capital) e temporada popular nos teatros da Prefeitura de São Paulo, rendendo o prêmio Cetip, ao receber uma cadeira no teatro com dedicatória ao espetáculo e à protagonista.

Sobre a Equipe Criativa e Elenco
Kleber Montanheiro (Cleber Paulo Montanheiro) – Ator, diretor, cenógrafo, figurinista e iluminador. Destaca-se na criação de cenário, figurino e luz do espetáculo "Misery", com Marisa Orth e Luis Gustavo; "Cada Um com Seus ‘Pobrema’", de Marcelo Médici; Ganhou duas vezes o prêmio APCA - Melhor Direção (2008 e 2012), recebeu o prêmio FEMSA 2009 por melhor diretor, em 2012 como Melhor Cenário e Figurino e em 2013 melhor Iluminação; indicado ao prêmio CPT 2012 pela direção de Cabeça de Papelão. Tem em seu currículo mais de 20 espetáculos dirigidos, além das assinaturas em criação de cenários e figurinos.

Ligia Paula Machado - Atriz, cantora, bailarina clássica e diretora da MP Produção Cultural. Iniciou sua carreira em 2005, quando estreou como atriz o Musical “Avoar”, de Vladimir Capella no teatro Imprensa e após o Musical “A Flauta Mágica” com Direção de Roberto Lage. Em 2007 começou a produzir seus próprios espetáculos, nos quais também trabalhava como atriz, dentre eles: “A Noite dos Assassinos”, de José Triana; “Quando as Máquinas Param”, de Plinio Marcos; “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre. Em 2009, com a abertura da empresa desenvolveu projetos com leis de incentivo dentre eles: “O Primo Basilio - O Musical”; “Lisbela e o Prisioneiro, Um Musical Circense”; “Blink, Phil Porter”, “Hoje É Dia de Maria - Musical”.

Francisca Braga (Shirlei Machado Pires) - Formada em Letras, Pedagogia e Especialista em Literatura Brasileira, utiliza sua formação para exercer a profissão de escritora e roteirista nas adaptações teatrais e musicais da MP Produção Cultural, além da função de produtora associada.

João Pardal (João Paulo Machado Pardal) - Guitarrista e violonista, bacharel em música pelo Conservatório Musical Souza Lima. Atualmente prepara o seu mestrado em composição na unicamp como aluno especial. Foi integrante da Jazz Big Band de São Vicente e atualmente produz seu trabalho autoral: João Pardal Group (Proac/SP) e João Pardal Trio. Desde 2009, atua como músico em espetáculos como: “O Primo Basílio - O Musical”, “Lisbela e o Prisioneiro - O Musical” e “Hoje É Dia de Maria - O Musical”. Realizou a função de diretor musical na peça “Valsa N.° 6” de Nelson Rodrigues. João Pardal Toca com o apoio da Roland/ Boss Brasil.

Luiz Araújo - Ator, cantor, locutor, apresentador, mestre de cerimônias e coach de ator, formado pela EaD/Usp. Na publicidade e internet, tem sido voz e imagem de grandes marcas e produtos. Tem mais de 20 espetáculos teatrais musicais no currículo, como “Dois Filhos de Francisco”, “Hoje é Dia de Maria - Musical”, “Alegria, Alegria”, “Lisbela e o Prisioneiro - Um Musical Circense”, “Zorro”, “O Primo Basílio - O Musical”, “Rapsódia dos Divinos”, “Grease”, entre outros. Esteve em séries e novelas nas emissoras TV Globo, SBT, TV Cultura e Canal Brasil. Faz parte prestigiado time de locutores Clube da Voz.

Ficha técnica:
Autor: Francisca Braga
Diretor: Kleber Montanheiro
Diretor musical e arranjos: João Pardal
Elenco: Ligia Paula Machado e Luiz Araújo
Cenário e iluminação: Kleber Montanheiro
Figurino: Francisca Braga
Coreografias: Alberto Goya e Ligia Paula Machado
Assistente de produção: Tiago Queiróz e Biah Carfig
Designer de som: Bruno dos Reis
Músicos: João Pardal (guitarra), Jonatan Motta (Violino), Ian Gonçalves (Piano)
Técnicos de palco: Gustavo Veiga
Camareira: Rose Mattos
Designer gráfico: Fellipe Guadanuci
Fotos: Caio Gallucci
Advogado: Marcos Zotovici
Assessoria contábil: Adriana Rossi
Assessoria de imprensa: May Calixto por Unicórnio Assessoria
Estagiários (assistência de produção): Giovanna Leão e Janaína Vale.
Direção de produção: Ligia Paula Machado
Produção: MP Produção Cultural

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.