quinta-feira, 5 de novembro de 2020

.: Japan House São Paulo lança programação do projeto #JHSPOnline

Programação digital apresenta diversos conteúdos culturais sobre o Japão, como literatura, música, gastronomia, fotografia e tradições. Entre dos destaques da quinzena está a mitologia japonesa Yokai; e reforçando a diversidade natural do país, mais um relato sobre o Patrimônio Mundial Natural do Japão


Foto: Divulgação

Por meio do  projeto #JHSPONLINE, a Japan House São Paulo – mesmo após a reabertura de sua sede física - segue apresentando semanalmente em suas redes sociais conteúdo diverso e curiosidades, proporcionando acesso a informações e atividades relacionadas ao Japão, para que os interessados possam ampliar seus conhecimentos sobre o país. Para o período entre 04 de novembro a 16 de novembro, a instituição preparou uma programação especial que traz assuntos como cultura, artes, moda, tradições, mitologia e gastronomia.

No dia 04/11, o conteúdo irá explorar o Kachimeshi®, programa de educação nutricional desenvolvido pela Ajinomoto que visa compartilhar conhecimentos para incentivar uma alimentação saudável e que foi baseada na culinária tradicional japonesa. Neste vídeo, as nutricionistas da Ajinomoto, Marilia Zagato e Lisiane Miura, conversam com a chef Telma Shiraishi sobre o conceito.

Falando em cultura e tradição, no dia 10/11 acontece mais uma edição do Conversas com Educativo, às 16h, desta vez abordando sobre o Omotenashi, conceito que significa a Hospitalidade Japonesa. Aqui, será discutido sobre a forma como ele pode revelar aspectos profundos do ser japonês e de sua expressão no mundo.  Neste mesmo dia, a história do Senko Hanabi, um tradicional fogo de artifício japonês comum nos festivais de verão ao longo do arquipélago, será contada pela autora do blog Peach no Japão, Piti Koshimura, em um vídeo exclusivo para a Japan House São Paulo.

Ainda no dia 10, a Japan House São Paulo marca presença em dois importantes eventos online da cidade: a São Paulo Fashion Week e a Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão. Dentro da programação oficial da SPFW (São Paulo Fashion Week), a Japan House São Paulo participa de uma live sobre moda com a participação do designer japonês Tomo Koizumi, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição nipônica, ao lado dos jornalistas Camila Yahn e Jackson Araújo. A transmissão acontece às 20h no canal do YouTube da SPFW. Para os interessados em estudar no Japão, Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo, e Claudio Kurita, Diretor Institucional, falam sobre as iniciativas da instituição relacionadas ao intercâmbio educacional, incluindo parcerias com universidades e outras instituições nipônicas. A live “O Japão de hoje e suas conexões” será transmitida simultaneamente no canal do YouTube da Japan House São Paulo, às 20h.

Como parte da programação oficial da DW! Semana de Design de São Paulo (que acontece de 08 a 14 de novembro), no dia 12/11, a programação apresenta uma live no YouTube da instituição, comandada pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê e por Kimi Nii, artista plástica especializada em cerâmicas feitas em alta temperatura. O tema abordado será Moritsuke, arte japonesa de arranjar e servir preparações que nutrem não apenas o corpo, mas também o espírito. Alimentos, ingredientes, bebidas e temperos são dispostos à mesa, em um prato ou bandeja, juntamente com os utensílios e recipientes utilizados e destaca que o conteúdo é tão importante quanto o continente, e que ambos seguem princípios fundamentais como harmonia e equilíbrio.

A mitologia japonesa se faz presente em um dos temas de destaque desta quinzena: o Yokai - figuras de grande variedade e importância no imaginário japonês, que são muitas vezes entendidos como espíritos. Dia 13/11, a instituição apresenta um novo episódio, desta série de conteúdos que traz informação sobre os personagens, mitologia e características destas figuras sobrenaturais e muito importantes do imaginário japonês. O rico material ganha espaço ainda nos dias 16/11 e 20/11.

E para fechar com mais um destaque da programação, no dia 16/11, um novo episódio aborda sobre o Patrimônio Mundial Natural do Japão, com post dedicado à península Shiretoko, localizada ao nordeste da província de Hokkaido e que apresenta um impressionante exemplo de interação entre o ecossistema marinho e terrestre, além de uma fauna e flora amplamente influenciadas pela formação sazonal de gelo marinho nas latitudes mais baixas do hemisfério. Inclusive, registros fotográficos da península Shiretoko podem ser conferidos na exposição Japonésia, do fotógrafo Naoki Ishikawa, em cartaz no segundo andar da Japan House São Paulo. A série visa mostrar a diversidade do Japão, contando um pouco mais sobre os quatro sítios naturais japoneses reconhecidos como patrimônio da humanidade, identificados a partir de um tratado internacional chamado Convenção para a Proteção Mundial, Cultural e Natural, em que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) busca desde 1972, estimular a identificação, proteção e preservação do patrimônio cultural e natural em todo o mundo.  


Confira abaixo a programação completa entre 04/11 e 18/11: 

04 de novembro – Quarta-feira

Kachimeshi®

Neste vídeo, as nutricionistas da Ajinomoto, Marilia Zagato e Lisiane Miura, conversam com a chef Telma Shiraishi sobre o Kachimeshi®, programa de educação nutricional desenvolvido pela Ajinomoto que visa compartilhar conhecimentos para incentivar uma alimentação saudável e que foi baseado na culinária tradicional japonesa.


06 de novembro – Sexta-feira

Yokai são seres japoneses sobrenaturais, muitas vezes entendidos como espíritos. São figuras muito importantes do imaginário japonês, existindo uma grande variedade. A Japan House São Paulo abordará alguns desses personagens, trazendo informações sobre sua mitologia e características


10 de novembro, às 16h – Quinta-feira

Conversas com o Educativo - Omotenashi: A Hospitalidade Japonesa

Nesta conversa, a instituição destaca o Omotenashi, traduzido geralmente como a Hospitalidade Japonesa. Com alguns exemplos, vamos discutir como esse conceito pode revelar aspectos profundos do ser japonês e de sua expressão no mundo. Link de acesso: Será disponibilizado um dia antes no site e mídias sociais da instituição.


10 de novembro – Quinta-feira

Senko Hanabi por Piti Koshimura

Em vídeo exclusivo para a JHSP, a autora do blog Peach no Japão, Piti Koshimura fala sobre a história do Senko Hanabi, um tipo de fogo de artifício japonês muito comum nos festivais ao longo do arquipélago.


10 de novembro, às 20h - Quinta-feira

Live com o desginer Tomo Koizumi - YouTube SPFW

Dentro da programação oficial da SPFW (São Paulo Fashion Week), edição que celebra os 25 anos do evento, a Japan House São Paulo participa de uma live sobre moda com a participação do designer japonês Tomo Koizumi; Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição nipônica, ao lado dos jornalistas Camila Yahn e Jackson Araújo. A transmissão acontece às 20h no canal do YouTube da SPFW.


10 de novembro, às 20h - Quinta-feira

Live “O Japão de hoje e suas conexões” - YouTube JHSP

A Japan House São Paulo participa da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão com a live “O Japão de hoje e suas conexões”, com a participação de Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo, e Claudio Kurita, Diretor Institucional, que falarão sobre as iniciativas relacionadas ao intercâmbio educacional, incluindo parcerias com universidades e outras instituições nipônicas. A live será transmitida simultaneamente no canal do YouTube da Japan House São Paulo e a da Feira.


12 de novembro, às 19h30 – Terça-feira

Live sobre Moritsuke com Telma Shiraishi e Kimi Nii

Moritsuke é a arte japonesa de arranjar e servir as preparações que nutrem não apenas o corpo, mas também o espírito. Alimentos, ingredientes, bebidas e temperos são belamente dispostos à mesa, em um prato ou bandeja, juntamente com os utensílios e recipientes utilizados. O conteúdo é tão importante quanto o continente e ambos seguem princípios fundamentais como harmonia e equilíbrio. A chef Telma Shiraishi e a artista Kimi Nii realizarão uma live no Youtube da JHSP sobre esse conceito, sua teoria e aplicação. A ação faz parteé parte da programação oficial da DW! Semana de Design de São Paulo


13 de novembro – Sexta-feira

Mais um conteúdo sobre Yokai, seres japoneses sobrenaturais, muitas vezes entendidos como espíritos. São figuras muito importantes do imaginário japonês, existindo uma grande variedade.


16 de novembro – Segunda-feira

Patrimônio Mundial Natural do Japão

Visando a diversidade do Japão, a Japan House São Paulo contará um pouco mais sobre os quatro sítios naturais japoneses reconhecidos como patrimônio da humanidade.


Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   

Site: japanhousesp.com.br 

Facebook: facebook.com/JapanHouseSP

Instagram: @japanhousesp   

Twitter: twitter.com/japanhousesp   

Youtube: youtube.com/japanhousesaopaulo   

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.