terça-feira, 8 de dezembro de 2020

.: Crítica: "Heróis", com Paulo Azevedo, em 11 motivos para você assistir


Espetáculo "Heróis", pela primeira vez em versão online, é livremente inspirada nas vidas e músicas de astros da cultura rock dos anos 60 e 70. Foto: Vitor Vieira.

Em cartaz até o próximo domingo, dia 13 de dezembro, o espetáculo "Heróis" traz o ator Paulo Azevedo em sua melhor forma. Apresentado pela primeira vez de maneira virtual, ele interpreta um astro do rock no auge da fama que se sente esgotado pelas demandas de ser um mito. No caminho para mais um compromisso com a banda, Ele se depara com uma formiga. Esse encontro inesperado provoca uma jornada interna. A montagem parte dos mitos em torno do artista para abordar a relação com o tempo e os valores do mundo contemporâneo, além de revelar como todos são um pouco heróis. O Resenhando listou 11 motivos para assistir ao espetáculo.


1. Espetáculo teve David Bowie como inspiração.
 Ídolo de várias gerações, o astro David Bowie foi a principal inspiração do espetáculo. Mais que escrever uma peça teatral, o autor buscou criar algo como uma entrevista com um artista. Por isso, a audiência assume um papel: a de jornalistas em uma coletiva de imprensa com o astro do rock, criando um jogo entre a ator e o espectador.


2. Astros do rock britânico e americano dos anos 60 e 70 serviram de inspiração.
Além de Bowie, Lou Reed, Jim Morrison, Bob Dylan, The Rolling Stones e o lendário fotógrafo Mick Rock estão entre as influências da montagem.


3. O talentoso Paulo Azevedo é um motivo e tanto.
O espetáculo "Heróis" representa o episódio “Música” da “Trilogia Solo”, idealizado, escrito, dirigido e interpretado pelo ator Paulo Azevedo  e realizado pela Suacompanhia Criações Artísticas. A encenação se apropria do conceito de que o protagonista é o agente da cena. É possível acompanhar o fluxo de pensamento do artista no trânsito intenso entre os espaços de "fora" (realidade, o cotidiano) e o de "dentro" (o imaginário, o desejo, em que ideias e pensamentos se realizam com extrema liberdade). 


4. O 
rock dos anos 60 e 70 em evidência. 
A peça, que estreou em versão online, é livremente inspirada nas vidas e músicas de astros da cultura rock dos anos 60 e 70. O desvelar dos bastidores de uma criação aponta para um relato formado por muitas vozes. Os limites entre o que é real e o que é imaginário enriquecem o essencial: compor uma obra cênica compartilhada “com” e construída “para” o espectador.


5. Você pode se identificar MUITO.
"Heróis" aborda valores submersos no cotidiano contemporâneo, como a tentativa de controlar o tempo, a busca da identidade, a anestesia dos afetos e o respeito pelas diferenças. 
“Esse espetáculo fala sobre um indivíduo só, tomado de questões acumuladas ao longo de uma vida. Esse momento da vida, em que se abre uma fresta e podemos acompanhar os minutos de extrema potência em que tudo pode ser visto de um novo lugar. Seguir, fazer, reinventar a própria vocação por meio de novas e antigas companhias”, comenta o ator Paulo Azevedo, idealizador, dramaturgo, diretor e intérprete do espetáculo


6. Monólogo também se baseia em biografias, músicas e filmes. 
A pesquisa dramatúrgica que transita pela autoficção é baseada em biografias, músicas e filmes em torno do universo cultural a partir de biografias, músicas e filmes. Como na performance, o jogo cênico é revelado a todo instante, e o intérprete do personagem canta, dubla ou apenas acompanha a tradução projetada em vídeo das canções e das rubricas (como uma ordem suprema para o performer, em uma metáfora da presença do autor/diretor). 


7. Espetáculo traz referência a escritores.
"Heróis" traz referências no mundo da música, mas também se refere
 a autores, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Samuel Beckett. A “Trilogia Solo” é idealizada, escrita e dirigida por Paulo Azevedo sobre a relação entre o teatro e outras áreas afins - a música (“Heróis”), as artes plásticas (“Passe-Partout”) e o rádio (“Fora do (M)ar”). 


8. "Heróis" também bebe da sétima arte.
F
ilmes como “Shot! O Mantra Psico-Espiritual do Rock”, de Barney Clay; e “Encontros e Desencontros”, de Sofia Coppola, também estão presentes em "Heróis". Em comum, personagens que tornam o espectador cúmplice da própria condição universal do ser humano de estar em constante adaptação e vulnerabilidade diante das transformações da sociedade. Além disso, trazem um olhar aguçado e poético sobre o cotidiano, as contradições do ser urbano e seus conflitos, sem perder de vista um humor refinado e a poesia.


9. 
A trilha sonora traz composições originais e releituras de clássicos do rock. A partir da seleção musical de Paulo Azevedo, as composições do espetáculo foram criadas por Barulhista. As cenas foram pensadas como faixas de um álbum, com títulos e minutagem, na qual as letras das músicas pontuam determinados momentos da narrativa. Alguns dos títulos vieram de nomes de canções de estrelas do rock que inspiraram a obra. “Atravesse para o Outro Lado”; “Onde Estamos Agora?”; e “Voltando à Vida” são alguns deles. As letras das canções são também dramaturgia e foram escolhidas a dedo. Por isso, a tradução em português é projetada pra que a audiência possa solfejar em inglês.


10. Você tem pouquíssimo tempo para assistir.
 
"Heróis", espetáculo estreou em versão online no último dia 20, fica em cartaz até o próximo domingo, dia 13 de dezembro. As apresentações ocorrem a partir da próxima sexta-feira, dia 11, sábado, dia 12, e domingo, dia 13. Além disso, para aprimorar a experiência, o blog Suacompanhia traz vídeos, entrevistas e clipes que inspiraram a montagem, além de impressões sobre o processo de criação no endereço virtual blogsuacompanhia.blogspot.com.


11. As sessões de domingo têm convidados especiais. 
Todas as sessões de domingo têm um convidado. Dia 13 não será diferente e a Suacompanhia, em parceria com o podcast Almasculina, receberá um convidado especial. Na conversa, será abordado temas relacionados ao espetáculo, como a relação com artista convidado com a criação, o tempo, as influências e confluências de linguagens em sua obra, além de como cada um tem se reinventado em tempos pandêmicos. O encontro é aberto e gratuito para o público que assistir a sessão do dia. Em seguida, o material gravado será divulgado nas redes sociais da Suacompanhia. 

Ficha técnica - "Heróis"
Direção, texto e atuação: Paulo Azevedo
Codireção: Ana Paula Cançado
Consultoria dramatúrgica: Adélia Nicolete
Direção de arte e figurinos: Martielo Toledo
Trilha sonora original: Barulhista
Seleção musical: Paulo Azevedo
Consultoria de desenho de luz: Marina Arthuzzi
Direção vocal: Lucia Gayotto
Preparação de canto: Mariana Brant
Cabelo: Ricardo Rodrigues
Modelista/pilotista: Noemi Bernardes
Projeto gráfico: Glaura Santos
Fotos e diretor de streaming: Vitor Vieira
Consultoria de streaming: Janaína Patrocínio
Teasers e vídeos: Paulo Azevedo (roteiro, edição e direção), Vitor Vieira (direção de fotografia), Barulhista (trilha sonora) e Camila Picolo (operação de drone)
Operação de câmera e luz: Camila Picolo
Revisão de textos: Soraia Azevedo
Tradução espanhol e inglês: Gladys Souza
Produção executiva: Dora Leão - PLATÔproduções
Corealização: Comcultura Comunicação e Cultura
Realização: Suacompanhia Criações Artísticas
Apoio cultural: RIRO Salon, JPZ Comunicação, Vitor Vieira Fotografia e Podcast Almasculina
Agradecimentos: Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo Film Commission/Spcine

Serviço "Heróis":
Duração aproximada: 50 minutos
Classificação etária recomendada: 12 anos
Gênero e modalidade: Drama cômico
Link para acessar ingresso: https://beta.sympla.com.br/eventos/teatro-espetaculo
Valor: de R$ 10 a R$150
De 20 de novembro a 13 de dezembro, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 17h




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.