sexta-feira, 26 de março de 2021

.: "The Act": série sobre caso Gypsy Rose é para quem tem bom estômago

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Vivemos em tempos sombrios, mas atitudes drásticas e fatais ainda surpreendem. Eis que a série "The Act"baseada em fatos reais, apresentada recentemente ao público brasileiro, choca e emociona com a mesma força. Com um elenco de primeira, o seriado que estreou em 20 de março 2019 no canal gringo Hulu, apresenta uma história de mãe e filha fora do comum. 

Tudo o que encenam para os vizinhos e até para a imprensa é, geralmente, o oposto do que acontece entre quatro paredes. A mãe Clauddine Blanchard, chamada de Dee Dee (Patricia Arquete) vê a filha, Gyspy Rose (Joey King), como um objeto, logo, assume o posto de dona, decidindo por tudo o que a filha deve fazer, seja com quem falar até o que comer -e como comer. Até mesmo a fala da filha é infantilizada.

Para manter Gypsy Rose sob seus cuidados, seguindo fielmente as regras por ela criadas, Dee Dee Blanchard adoece a menina com tratamentos desnecessários. Não há limite para a "mãe zelosa" e sorridente das matérias jornalísticas. Ao manter a filha em cadeiras de rodas, Dee Dee consegue convencer médicos a realizarem os mais diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo a remoção das papilas gustativas da jovem para manipular a alimentação dela, via tubo de alimentação no estômago. 


O abuso acontece até no visual, ao manter os cabelos sempre raspados para alimentar a desculpa de que "irão cair, melhor já deixar arrumadinho". Em uma nova e linda casa doada, após perderem tudo com a passagem do furacão Katrina, Gypsy Rose faz amizade com Lacey (AnnaSophia Robb, a Violet de "A Fantástica Fábrica de Chocolate"). Mesmo infantilizada e vestida como uma menininha, Gyspy amadurece e percebe que a relação mãe e filha que tinha era, na verdade, abusiva. 

Ao se encantar por maquiagem e perceber que nela há uma mulher, Gypsy apaixona-se por um Wolverine (Joe Tippett), numa convenção de fãs de cultura Geek. Ele, que se chama na verdade, Scott, é o primeiro motivo para que Gyspy deixe Dee Dee. Assim, como nos clássicos contos de fadas que enchem a mente da menina, o vilão sempre retorna e ainda mais forte.

Mesmo sofrendo ainda mais nas mãos da mãe, Gypsy cria uma conta sozinha no Facebook -outra que não a partilhada por ela e a mãe. Logo, conhece Nickolas e vê nele a única saída para alcançar a liberdade. Com o plano certo, pede ao namorado para concretizar o desejo: matar a mãe Dee Dee.


A trilha sonora escolhida para complementar as cenas e até descrever o que se passa na mente de Gyspy, é selecionada por Jeff Russo, da banda de rock americana Tonic. Não há como deixar de destacar a dobradinha perfeita de Patricia Arquette e Joey King. As duas dão shows em sequência de atuação. 

Tanto que é na 71ª edição do Primetime Emmy Award, King e Arquette receberam nomeações para "Melhor Atriz em Minissérie" e "Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie", respectivamente. Pela atuação em "The Act", Arquette levou o Emmy de "Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme" e o Globo de Ouro de "Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão".

A atriz Chloë Sevigny (de "American Horror Story": Asylum e Hotel) que interpreta a vizinha desconfiada Mel, também impressiona na interpretação. Na verdade, quando Mel pressiona Dee Dee, ela assume o posto do público que fica sedento por encostar essa mãe maluca um pouco na parede. Outro ponto importante é a série tratar a síndrome de Münchhausen. Doença mental que gera abuso infantil por parte de cuidadores que provocam ou informam falsamente, a existência de alguma doença em crianças com o objetivo de chamarem a atenção para si mesmos.

A série totaliza oito episódios sem a pretensão de reconstituir um crime macabro com pitadas de drama. "The Act" provoca, dá socos no estômago e nos faz perceber que nem tudo é o que parece. Nem todo sorriso é de felicidade, muitas vezes, é de desespero. 

"The Act" pode ser assistida no Brasil, pelo StarzPlay, serviço que pode ser adquirido, via canal no Amazon Prime Video. Vale a pena assistir também o documentário exibido pela HBO Signature "Mamãezinha Querida e Morta" que tem grátis no YouTube!

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

Seriado: The Act

Elenco: Patricia Arquette, Joey King, AnnaSophia Robb, Chloë Sevigny, Calum Worthy

Primeiro episódio: 20 de março de 2019

Episódio final: 1 de maio de 2019

Emissora original: Hulu


Trailer da série



Documentário




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.