sexta-feira, 30 de abril de 2021

.: Almanaque dos brinquedos: a história da boneca Susi

 

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em abril de 2021
 


Desde a chegada em solo brasileiro, em 1966, a boneca Susi foi querida por muitas meninas. Inspirada nas bonecas gringas, a americana Tammy e a britânica Sindy, a Susi chegou ao Brasil pela Brinquedos Estrela com o conceito de fashion doll.

Com guarda-roupas influenciado pela tendência da moda, a Susi vestia calças boca de sino, fashions no estilo discoteca em tecidos de cores vibrantes, com brilho e acessórios do momento como grandes colares e até patins de quatro rodas.

Nos anos 70, a Susi ganhou um namorado: o Beto. A brincadeira podia ficar ainda melhor acrescentando cartelas de roupas, acessórios e até perucas. Frequentou o salão de beleza Charminho, teve carros, living e cozinha.

Bem acompanhada, e com articulações nos pulsos, a Susi que também “faz pose” seguiu conquistando novas gerações até 1985, quando deixou de ser fabricada nesse ano com a distribuição maior de 20 milhões de unidades.

Fora do mercado por 12 anos, após perder espaço para a concorrente, a Barbie que chegou ao Brasil em 1982, a Susi foi relançada em 1997. Nesse ano, ganhou outro corpinho, menos articulado, mantendo o pescoço de cone. Na sequência, a Susi ganhou um corpo com pescoço e pernas emborrachadas que dobravam nos joelhos.


Em 2007 ganhou um corpinho esguio, bem no estilo da Barbie, produzida pela Mattel, o Belly Button. Dez anos depois, em 2017, para comemorar os anos 80 da Brinquedos Estrela e os 50 anos de Susi, a boneca voltou às lojas em vestido de noiva.

Ao longo dos anos a Susi foi: noiva, ciclista, Mary Poppins, ginasta, pesquisador de borboletas, fez aula de natação e muito mais!






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.