quarta-feira, 28 de abril de 2021

.: Flipoços Clássicos terá retransmissão no Resenhando.com e parceiros


O Flipoços Clássicos começa nesta quarta-feira, dia 28, e vai até quinta, dia 29 de abril. Programa aborda importância de ler clássicos e traz grandes nomes para o debate. Programação do Flipoços Clássicos está sensacional, além do Facebook do Resenhando.com, outros parceiros irão retransmitir a festa literária ao vivo, diretamente dos canais do Flipoços pelo YouTube e Facebook.

O evento faz parte de uma extensa programação anual temática, lançada e desenvolvida pela curadora do Festival que contará com quatro programas ao longo do ano. Iniciando nessa semana, dias 28 e 29 de abril, com a abordagem voltada para os a importância da literatura clássica sem preconceitos e como lê-los, já que existe um "receio" de incompreensão do tema.

Segundo Matheus Araujo, responsável pelo Canal Dom Literário no YouTube, é preciso reverter o quadro do nosso país nesse estigma de "país de não leitores" e oportunizar a todos esse acesso. "Em alguns casos a própria escola não cumpre efetivamente seu papel de levar os alunos até a literatura em geral e prepará-los para entender e gostar de ler os clássicos. Isso acaba criando traumas que as pessoas carregam por toda vida, pela obrigação de ler esse estilo sem nenhuma preparação e conceito prévios". Os próximos programas confirmados são: Flipoços Verde (23 e 24 de junho); Flipocinhos Educação (25 e 26 de agosto); Flipoços Noir (27 e 28 de outubro).

Confira a programação completa e programe-se para não perder nada!

Quarta-feira, dia 28 de abril

10h às 11h - Atividade 1 - Aula Magna "O Inventor Augusto de Campos (Aniversário de 90 Anos)", com Sérgio Roberto Montero Aguiar.

15h às 16h - Atividade 2 – Mesa "Por que Ler e Ver os Clássicos Hoje?", com Katia Canton, escritora e artista plástica e Vera de Sá, jornalista e escritora. Mediador: Cassiano Elek Machado, editor da Planeta Brasil.

17h às 18h - Atividade 3 – Mesa "As Cosmocartas de Julio Cortázar", com Kátia Bandeira de Mello-Gerlach e Sérgio Montero Aguiar.

18h30 às 19h30 - Atividade 4 - Mesa "Por que os Brasileiros Não Gostam de Ler Literatura", com o professor Matheus Araújo. Oferecimento Canal Dom Literário.


Quinta-feira, dia 29 de abril

10h as 11h - Atividade 1 - Minicurso – "História, Livros e Cinema: do Poderoso chefão aos Vikings", com Guto Mello. Autores como Mario Puzo e Umberto Eco só se tornaram conhecidos do grande público após a adaptação cinematográfica de seus romances. Com o crescimento dos streamings, houve uma indiscutível democratização do acesso às produções audiovisuais, inclusive séries e documentários. Esse minicurso mostrar como transformar produções em recurso didático para o ensino da história. Oferecimento Nós Educação.

15h as 16h - Atividade 2 - Mesa "De Camões a Saramago, Uma Viagem entre Dois Tempos, Uma Conversa entre Pilar Del Rio e Nélida Piñon". Mediação: Gisele Ferreira.

17h às 18h - Atividade 3 - Mesa "Platão e a Literatura" com Thiago Bittencourt ("Inspiração Poética e Loucura Sagrada") e Bruno Drumond Mello Silva ("A Apropriação da Narrativa Mítica como Recurso Pedagógico em Platão").

18h30 às 19h30 – Atividade 4 – Mesa "Literatura, Moda e Gastronomia: Clássicos - Uma Conversa Macanuda", com Priscila Moraes, Giovanna Penido e Carolina Figueira de Castro.


Toda a programação do Flipoços Clássicos é gratuita e a transmissão vai acontecer na redes sociais do Flipoços (Youtube e Facebook) e com retransmissão nos parceiros: Nós Educação; Município de Óbidos (Portugal); Publishnews; The Book Company (Portugal); Elicer (Festival do Cerrado); Museu da Língua Portuguesa (SP); Podcast Rabiscos; Resenhando.com e Secult Poços. Patrocínio Cultural do Clube de Literatura Clássica.

Fique ligado ainda no Flipoços Virtual 2021, com a temática «Literatura, Design e Tecnologia, a nova década em suas mãos» que vai acontecer de 21 a 25 de julho. Acesse o site www.flipocos.com Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo (35) 3697 1551 na GSC Eventos Especiais, Poços de Caldas.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.