quarta-feira, 28 de abril de 2021

.: Resenha de "Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem", de Tim Burton

Por Mary Ellen Farias dos Santos


Em junho de 1986 as telonas dos cinemas brasileiros exibiam o filme que se tornaria mais um clássico de Tim Burton: "Os Fantasmas Se Divertem". A produção que custou R$ 15 milhões, foi estrelada pelo talentoso Michael Keaton (protagonista também de "Batman" e "Birdman"), intérprete de Beetlejuice -nome que posteriormente foi incorpoado no Brasil ao título do longa. A trama coloca ao lado de Keaton outros grandes nomes da época como Alec Baldwin, Geena Davis, Winona Ryder, Catherine O'Hara e Jeffrey Jones. 

Em 92 minutos, um casal sofre um acidente e garante bilhete com passagem para outro plano. Assim,  Adam Maitland (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis) começam a peregrinação da vida pós-morte enquanto continuam, em alma, na casa em que viviam felizes. Contudo, o lugar é vendido a uma família bastante excêntrica e as tentativas para afastá-los é levada até a última consequência, no caso: chamar Beetlejuice três vezes.

Eis que ao tentarem apavorar a família Deetz, Barbara e Adam encantam-se pela jovem Lydia Deetz (Winona Ryder). A moça que é puro desânimo, sempre vestida em modelitos curiosos, na cor preta consegue ver as assombrações e não sente medo. Assim, a amizade entre os três é contruída, porém o protagonista da história entra para dar fim a tudo. Ou fortalecer?! A película retrata com bom humor uma viva sem vida e recém-mortos que não aceitam terem passado para o além.

Costurando comédia de terror com muita fantasia, "Os Fantasmas Se Divertem" também é considerado um musical. Não há como escapar impune na cena do jantar quando coisas inimagináveis acontecem ao som de "Day-O" (música que, pouco depois, ganhou versão no comercial do Bubbaloo banana). Outro momento musical marcante é ao final quando Lydia chega a flutuar ao som de "Jump In the Line/Shake Senora".

O brilhante longa concorreu ao Oscar de 1989 na categoria "Melhor Maquiagem" e levou a estatueta. Também recebeu indicação ao BAFTA por "Melhor maquiagem e caracterização" e "Melhores efeitos visuais", mas perdeu na disputa. Já no Saturno totalizou sete indicações, mas ganhou o prêmio nas categorias "Melhor Maquiagem", "Melhor Atriz Coadjuvante" e "Melhor Filme de Terror".

Outra conquista de "Beetlejuice" foi na televisão, pois ganhou uma animação de mesmo nome com quatro temporadas de 1989 até 1991 e Tim Burton como diretor executivo. O desonesto do mundo dos mortos também chegou nos games e ganhou até musical na Broadway. Em contrapartida, muito foi especulada uma continuação do filme, mas as reescrituras dos roteiros sempre são arquivadas.


Filme: Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice)

Direção: Tim Burton

Produção: Michael Bender, Richard Hashimoto

Roteiro: Michael McDowell, Larry Wilson, Warren Skaaren

Elenco: Alec Baldwin, Geena Davis, Winona Ryder, Michael Keaton, Catherine O'Hara, Jeffrey Jones

Género: comédia de terror, fantasia, musical

Música: Danny Elfman

Orçamento: US$ 15 milhões

Data de lançamento: 10 de junho de 1988

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

Trailer


Cena final com "Jump In the Line/Shake Senora"




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.