quinta-feira, 29 de abril de 2021

.: Peça teatral "Madame e a Faca Cega" estreia online nesta quinta-feira


Novo espetáculo da Nossa Companhia, "Madame e a Faca Cega" estreia online dia 29 de abril no Alvenaria Espaço Cultural . Foto: João Valério

Com texto e direção de Tatiana Bueno e a atriz Alexandra DaMatta no elenco, o espetáculo Madame e a Faca Cega é o novo trabalho da Nossa Companhia, que estará em temporada online de 29 de abril a 2 de maio. Esta é a primeira dramaturgia de Tatiana e foi livremente inspirada em um trecho do livro Os Componentes da Banda, de Adélia Prado. 

No espetáculo, a personagem Vera - vivida por Alexandra - vai gravar seu programa de culinária, como de costume. Mas, desta vez, Madame atormenta seus pensamentos. “Madame é representação de todas as madames que vivem a realidade do Instagram, que utilizam canudinhos reutilizáveis, que têm discursos feministas sempre na ponta da língua e que ajudam todas as outras mulheres a entenderem que essa vida não é real, que não há vida perfeita”, conta a dramaturga. 

O texto aborda, ainda, relacionamentos tóxicos e abusivos e mostra a libertação catártica de Vera quando ela identifica seu verdadeiro algoz. “Falamos sob a ótica de relacionamentos homossexuais, mas não abordamos orientação e gênero. Os relacionamentos são universais. A ideia não é fazer uma peça sobre um universo específico, e sim trazer à cena a busca da própria voz, da libertação das relações opressoras, fazendo uma reflexão sobre a busca da felicidade imposta, que não é real”, diz Tatiana. Para Alexandra DaMatta, abordar relacionamentos homoafetivos num contexto de universalidade é um ganho da dramaturgia contemporânea e essencial para a representatividade. "O intuito é trazer o que é comum, natural e orgânico". 

Também diretora da montagem, Tatiana conta que o maior desafio da encenação foi entender a linguagem híbrida. O texto já foi escrito pensando no novo formato e ela optou por não fazer um “filme” e sim teatro híbrido. “Não há tratamento no pós-filmagem. A luz, o som e os cortes são feitos ao vivo, como no teatro. Optamos por um não cenário para quebrar o realismo que o cinema propõe. O signo do programa de culinária fica por conta dos objetos e do figurino que criamos", conta. 

A trilha sonora original foi criada por Rogério Bastos com a ideia de trazer loops de bateria, em uma trilha seca e descompassada que revela o estado emocional da personagem. 


Trilogia Madame
"Madame e a Faca Cega" é o primeiro espetáculo da trilogia Madame, da Nossa Companhia. O trabalho teve sua primeira apresentação em março na MoMo, a Mostra de Monólogos do Alvenaria, e agora estreia em temporada oficial. 

A segunda peça da trilogia é Codinome Madame, com Bia Toledo no elenco, texto de Tatiana Bueno e direção de Tatiana e André Grecco. Com estreia marcada para 13 de maio, a narrativa se passa em um futuro distópico onde a arte foi proibida e uma atriz passa anos enclausurada para se proteger e proteger toda a arte que conseguiu guardar. 

A terceira, Madame Tussaud, está em fase de pesquisa dramatúrgica e deve ser anunciada em breve. Em todos os espetáculos da trilogia a Cia apresenta mulheres fortes em busca da sua própria voz, da libertação dos próprios monstros e por seu lugar de fala. 


Ficha técnica
Espetáculo:
"Madame e a Faca Cega"
Realização: Nossa Companhia
Direção e dramaturgia: Tatiana Bueno
Assistência de direção: Bia Toledo
Preparação de elenco: Inês Aranha
Elenco: Alexandra DaMatta
Voz em off: Bibi Cavalcante
Trilha original: Rogério Bastos
Desenho de luz e operação de iluminação: Samya Peruchi
Direção de fotografia e operação de câmera: Nara Ferriani
Cenário e figurino: Nossa Companhia
Costureira: Therezinha Bueno
Desenho sonoro e captação de áudio: Cecília Lüzs
Técnico de streaming: Lucas Martinez
Direção de produção: Clube do Mecenas
Produção executiva: Camila Pontremoli e Bia Passet
Fotos: João Valério
Coordenação de comunicação: Dimalice Nunes
Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Serviço
Espetáculo: 
"Madame e a Faca Cega"
De 29 de abril a 2 de maio, às 20h.
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Onde: https://www.sympla.com.br/produtor/alvenaria
R$ 20 inteira e R$ 10 meia (50% da bilheteria será doada para o movimento SOS Técnica)

Tags
#
MadameEAFacaCega #NossaCompanhia #TatianaBueno #BiaToledo #InêsAranha #InesAranha #AlexandraDaMatta #BibiCavalcante

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.