sexta-feira, 14 de maio de 2021

.: Almanaque dos brinquedos: a história da coleção My Scene

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em maio de 2021
 


No início de 2001, nas prateleiras das lojas, no quesito bonecas tipo Barbie, ou seja, de até 30 centímetros, quem vendia mais era uma de apenas 25 centímetros que equilibrava uma cabeça um tanto que avantajada: a Bratz. Enquanto que a Barbie tentava seguir a história de sucesso iniciada em 1959, a pequena que usava roupas da moda, calçados muito grandes e tinha o rosto carregado de maquiagem, surgiu para atrapalhar as vendas de Natal e tirar o posto da campeã de vendas: a Barbie.

Bonecas Bratz

Assim, a Mattel precisou repensar a Barbie. No ano seguinte colocou nas lojas um trio de bonecas na nova coleção My Scene: Barbie, Madison e Chelsea. As três tinham cabeças e calçados maiores do que o habitual da boneca de maior sucesso da Mattel, além de bocas carnudas. Enquanto que a loira seguia o padrão Barbie, Madison era afro-americana de olhos azuis e a Chelsea representava a mulher latina americana. Em embalagens separadas, as três vinham com roupas extras para fazer combinações. 

O trio que seguia a tendência da moda ganhou uma nova integrante no grupo no ano seguinte, quando chegou a Nolee, uma oriental de longas madeixas pretas. Com ela, três personagens masculinos vieram para o grupo: Bryant, River e Hudson. 

Na sequência, na linha "Hanging Out", que estreou no final de 2003, vieram Delancey e Ellis. Só em 2004 que surgiu a ruivinha sardenta Kenzie com a linha "Getting Ready Line". Quatro anos depois, em 2008, a galera de cabeças grandes, lábios carnudos e de sapatos grandes, ganhou uma novata: Nia. 


A série My Scene manteve sete personagens: Kennedy -que era a Barbie-, Madison, Chelsea , Delancey, Nia, Hudson e River. Contudo, seis personagens foram descontinuados: Barbie, Nolee, Kenzie, Bryant, Ellis e Sutton. Eis que foram inseridos quatro bonecos em edição especial,  Lindsay Lohan, Jai, Tyson e Ryan Ridley, criados para filmes.

As bonecas diferentes fizeram a Barbie reagir nas vendas, prova disso foi a velocidade em que a coleção foi ganhando novos personagens. A Mattel ousou criar o modelo Swappin, em que se trocava o busto com a cabeça -o que foi relançado na coleção Barbie Fashionistas-, além de um segundo molde de rostinho para a linha My Scene, com rosto sorridente, o qual foi pouco utilizado. Tanto as bonecas quantos os bonecos ganharam sorrisos abertos nos lábios.

Outro atrativo da coleção foi a venda de cartelas de roupas e acessórios, disponibilizada para venda desde o lançamento das My Scene. As bonecas agradaram tanto que chegaram a ser brindes no McLanche Feliz por duas vezes. A turma estrelou três filmes animados "Férias na Jamaica", "Festa a Fantasia" e "Estrelas de Hollywood", os quais, em DVD, acompanhavam as bonecas nas caixas. A fabricação das My Scene foi feita até 2014.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.