domingo, 6 de junho de 2021

.: "Doramar ou A Odisseia" o novo livro de Itamar Vieira Junior, de "Torto Arado"


Em junho, Itamar Vieira Junior, autor do celebrado romance "Torto Arado", retorna à cena com histórias envolventes e emocionantes de personagens que não aceitam as condições de um Brasil paralisado na história.

Quem se deslumbrou com a maestria narrativa, a sólida e delicada construção de personagens, a linguagem apurada e a temática brasileira de "Torto Arado", romance que converteu Itamar Vieira Junior em um dos nomes centrais da literatura contemporânea, vai encontrar neste "Doramar ou A Odisseia: Histórias" ainda mais motivos para celebrar a ficção do autor. Consdiderado pelo consagrado Milton Hatoum como um dos escritores mais talentosos da nova geração, Itamar Vieira Junior volta com contos.

E não são mesmo poucas as razões. Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país: negros, indígenas, ribeirinhos, a força inesgotável das mulheres, as religiões de matriz afro, a sabedoria ancestral dos povos originais.

Parte dos textos deste volume foram publicados em "A Oração do Carrasco" (2017), finalista do Prêmio Jabuti em 2018. A estes, foram acrescidos outros, inéditos em livro. Lidos na sequência, atestam a vitalidade de um escritor que encontra uma boa parcela de inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos e abraçam a existência em toda a sua plenitude.

Assim, contos como “A Floresta do Adeus”, “Voltar” e a história que dá título a este volume falam, com sensibilidade, de personagens femininas que enfrentam as condições mais adversas. Outros, trazem luz sobre nosso passado escravocrata, evocam a cultura afro-brasileira (“Farol das Almas”, “Alma”), a ancestralidade indígena (“O Espírito Aboni das Coisas”), a marginalidade e a loucura (“Manto da Apresentação”, sobre o artista Arthur Bispo do Rosário). E há espaço inclusive na imaginação de Itamar para uma história como “Na Profundeza do Lago”, em que algo de gótico se insinua pelas franjas da trama.  Com este "Doramar ou A Odisseia: Histórias", o autor prova, mais uma vez, que está construindo uma das obras mais fecundas da língua portuguesa.


O autor
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, em 1979. Seu romance "Torto Arado" (Todavia, 2019) venceu os prêmios Leya, Oceanos e Jabuti.


Ficha técnica:
Livro: "Doramar ou A Odisseia: Histórias"
Autor: Itamar Vieira Junior
Editora: Todavia
Gênero: ficção brasileira
Categoria: contos
Capa: Elisa v. Randow
Páginas: 160
Formato: 13,5 × 20,8 × 1,0 cm
Peso: 220 gramas
Link na Amazon: https://amzn.to/3ppNkDM




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.