quinta-feira, 10 de junho de 2021

.: Nova série de lives do Café Filosófico CPFL debate intolerância


Série "Eu e o Outro" reúne Isabelle Anchieta, Maitê Schneider, Carlos Medeiros e Eduardo Wolf para conversa sobre pluralidade; estreia acontece no próximo dia 10/06, às 18 horas, com participação especial do filósofo francês Gilles Lipovetsky. Isabelle Anchieta | Foto: Tony Yaa

O Café Filosófico CPFL estreia em junho uma nova série de lives #ficaemcasa com a temática “O Eu e o Outro: a (Difícil) Arte da Convivência nas Diferenças”. Sob a curadoria da socióloga Isabelle Anchieta, a série abordará o paradoxo que se estabelece entre a busca pelo reconhecimento do espaço individual no mundo e o efeito reverso que tem reorganizado movimentos contrários. O Café Filosófico CPFL é um programa realizado pelo Instituto CPFL com transmissão online e gratuita pelo Youtube.

“A crescente reivindicação por reconhecimento da nossa face nesse mundo, da nossa cor, etnia, gênero, posições políticas e orientação sexual, no Ocidente Moderno, tem produzido um efeito reverso no contemporâneo. O orgulho negro, reorganizou os supremacistas brancos; os gays, os héteros; o feminismo, o machismo”, contextualiza Isabelle.

A série também reflete sobre o crescimento da intolerância e do ódio que impedem o diálogo e reafirmam a disputa do “nós contra eles”, além de debater alternativas para pacificar o convívio entre essas diferenças. “O que podemos fazer para virar a página belicosa das relações culturais e sociais de nossa época e renovar nossa aposta no convívio e no pluralismo?”, questiona a socióloga.


Episódio de estreia
Na estreia, o episódio “Em Busca de um Lugar Comum” aborda a necessidade de reconhecimento, de atenção, do olhar do outro para a formação da imagem de cada um. O episódio tem a participação especial do filósofo francês, Gilles Lipovetsky, e da curadora da série, Isabelle Anchieta, que é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

“As lutas por reconhecimento nos conduziram a uma crescente humanização e individualização no Ocidente Moderno. Esse processo, ainda em curso, depara-se atualmente com o que podemos chamar de hiperindividualismo, acirrando ainda mais as disputas dos grupos e dos indivíduos por autoconfiança e autoestima”, explica Isabelle. Composta por quatro encontros, a nova série de lives do Café Filosófico CPFL vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, no canal do Café no YouTube. A classificação é de 14 anos.


Confira as datas das exibições:

10 de junho - "Em Busca de Um Lugar Comum", com Isabelle Anchieta.
24 de junho - "As Definições nos Definem?", com Maitê Schneider.
8 de julho - "O que Nos Une: Raça e Diversidade no Brasil", com Carlos Medeiros.
22 de julho - "Convívio: como Viver Juntos em Sociedades Plurais", com Eduardo Wolf.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.