sábado, 31 de julho de 2021

.: Crônica: blá blá blá da irritação e compra cancelada


Por: Mary Ellen Farias dos Santos


Ainda cedo encontrei o mesmo produto que eu vendia sendo cobrado em apenas uma. Na verdade, meu anúncio era de um lote, portanto, segueria em dose dupla. Algo como duas por uma. Enquanto fazia o serviço de casa pensei que deveria reformular o anúncio com fotos mais chamativas.

Contudo, no período da tarde, a compra do lotinho havia sido realizada e uma pergunta no chat aguardava retorno.

- Oi! Está disponível?

Não vi antes de a compra ser feita, mas fui notificada de que o tal lote havia sido vendido. Percebi que a venda fora feita para a mesma pessoa que minutos antes, fez a pergunta. 

Prontamente respondi: Sim! Serão enviadas para você. Um abraço.

Estava certa de que a conversa ficaria por ali. No entanto, a descrição detalhada do produto pareceu não ser clara para a compradora do lote que continuou a conversa. 

- São novas, né? Lacradas?

Rapidamente respondi que estavam "exatamente conforme o anúncio". Assim, copiei e colei a "descrição lacradas, dentro de um acrílico. Exatamente conforme as fotos."

Não satisfeita, enviou a seguinte resposta: "vi que está sem a etiqueta de papel".

Era uma mentira. Numa das fotos via-se bem as tais etiquetas com a marca da fabricante. Foi quando devolvi que "foram compradas em loja de brinquedos, na época, e vieram exatamente conforme as fotos."

Mantendo a conversa de segundo a segundo, a compradora acrescentou: "Mas se estiverem lacradas de fábrica, está tudo bem".

Já estava sem paciência, tanto na foto como na descrição havia a informação de estarem no acrílico lacradas. O que enviei no chat? A seguinte mensagem: "Caso queira cancelar. Sem problemas. Um abraço."

Foi aí que a atormentação seguiu ganhou força com a afirmativa da compradora: "Você é um amorzinho como vendedor, viu! Só estou fazendo essas perguntas porque é para uma cliente. Como você é vendedor também sabe como são os clientes, principalmente os colecionadores."

Já estava sem paciência, mas respondi com o máximo possível de educação: "Também sou colecionadora e faço as perguntas antes de fechar a compra. Vim responder com educação, mas infelizmente a ironia foi iniciada por você."

Com um toque de rogada, a compradora retornou que não fora irônica, só havia perguntado e agradeceu. 

Em contrapartida, toda a situação me deixou receosa. 

Qual o intuito de tanto blá blá blá em torno de um anúncio tão claro? Queria a repetição, reforço do que estava escrito na descrição? Tinha o objetivo de me informar que era colecionadora e estava revendendo o que era meu? 

Aquilo tudo me irritou. Não vou negar.

Como leio relatos diversos num grupo de vendedores e sei que quando começa assim, até a chegada do produto a importunação é de se descabelar, quando não termina numa classificação ruim. Sendo que aquele "você é um amorzinho" seguiu martelando o meu pensamento...

Optei por cancelar a compra com o intuito de evitar aborrecimento futuro.

Pode tudo ter sido um mal-entendido? Sim. Mas sabe quando o valor a se receber não compensa o risco e o aborrecimento já recebido?! Pois é!

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.