quarta-feira, 10 de novembro de 2021

.: 3x10: "ACS: Impeachment" termina em "The Wilderness" e faz arrepiar


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021


"The Wilderness", o último episódio de "American Crime Story: Impeachment", leva o público para setembro de 1998, quando a mãe da Monica Lewinsky (Beanie Feldstein), em um hotel, liga para o celular da filha que agora anda "às escondidas" nas ruas. As duas comem numa mesa farta. Enquanto mantém uma conversa amigável, Monica confessa estar pronta para mostrar aos outros quem realmente é.

Eis que o presidente não está acima da lei. Desta forma, muitos caixotes empilhados chegam numa van e são retirados diante de vários jornalistas. Um verdadeiro show! O que tem dentro? Disquetes. Vários. Entre as muitas informações, detalhes, tintin por tintin, sobre como foi a relação sexual de Monica e Bill Clinton (Clive Owen). Matt Drudge (Billy Eichner) reaparece no episódio final quando entra em parafuso por ter perdido a notícia. Época de uma internet lenta, lenta. 

No entanto, os textos sobre o escândalo sexual vão muito longe e se espalham de modo vertiginoso. Só não lê quem não quer, como por exempelo, Hillary Clinton (Edie Falco). Ela, inclusive, diz a Clinton não ter lido tais textos na internet, mas Chelsea, sim. Quem? A filha do casal. Para a imprensa o escândalo sexual colocou o país na lama, há chance de impeachment.

Sarah Paulson volta a brilhar em cena uma vez que temos uma Linda Tripp novamente surtada. Pois é! Ela está com problemas por ter feito gravações ilícitas, das conversas com Monica. Para piorar, a ex-amiga irá testemunhar contra ela. Sim! Linda segue acreditando ter feito o certo. Pensamento similar ao de tantos alucinados que se denominaram patriotas, por exemplo. Não é? Linda poderia denunciar a relação? Sim. E tinha o direito de gravar as conversas sem consentimento de Monica? Não.


Paula Jones (Annaleigh Ashford) volta para a história, agora ela trabalha com 0900. Anos 90, época áurea desse tipo de trabalho. Ela recebe uma ligação, segue um script, mas é claro que enquanto fala, do outro lado da ligação vozes a fazem relembrar o escândalo sexual que a tornou conhecida. Sem conseguir trabalho, Paula recebe um convite por carta. 


Em casa, Monica recebe uma visita especial que a faz sair de casa. Numa conversa, diz a amiga que é como se estivesse em coma. De fato, ela foi desligada da vida que levava de uma hora para outra, além de ser mergulhada em um problema sem fim. Seja pela proporção assustadora que o escândalo sexual alcançou ou pelo duelo instaurado entre ela e Linda.


Enquanto Paula Jones cumpre o combinado para fazer a revista Penthouse, começa o ensaio fotográfico numa linda mansão quando é convencida a tirar a blusa e a parte debaixo, desconfortável, faz o ensaio nu. Longe dali, Hillary está num lindo sofá também fazendo um ensaio fotográfico tal qual uma rainha. Embora se veja tal paralelo extremamente contrário, a situação de humilhação das mulheres é elevado ao máximo grau, mesmo estando a mulher do presidente muito bem vestida. Todas essas mulheres foram expostas pelas atitudes de um só homem.


Clinton é questionado se conhece Juanita, ele confirma, solta as informações sobre o que houve com ela e diz que, no passado, a mulher negou ter sido abusada. Clinton surta repetindo por vezes ser uma mentira a denúncia dela. Pois é! O passado nem sempre fica tão lá atrás e certos erros conseguem retornar para assombrar. Seja quem for!


Linda encontra a editora de livros que logo lhe informa que Monica está preparando um livro. Começa então algo no estilo princesa Diana, cada um quer contar a sua versão da história. Ao partir do encontro, no elevador, um homem reconhece Linda e mais uma vez ela é alvo de chacotas. Eis que entendemos um pouco do desespero de Linda quando ela conta para a filha sobre a partida do pai por uma mulher, abandonando a ela e a mãe. Eis então a explicação para o ódio exarcebado dela por um homem traidor como Clinton. 


Drudge está na FOX News ao lado de outra apresentadora e seguem a pauta dos escândalos sexuais envolvendo Clinton. Outra apresentadora entrevista Juanita que vai ao ar e toda a história é ressuscitada. Conta que foi colocada de costas e ele começou a beijá-la, mesmo com a recusa dela. Em contrapartida, ele investe novamente, mas com a nova recusa, ele a acaba a jogando na cama, mesmo com o pedido para que não prosseguisse, Clinton não parou. Depois de abusar de Juanita, sai e coloca os óculos escuros enquanto ela fica lá aos prantos. 


Linda Tripp passa por um procedimento estético e ganha uma melhor aparêcia. Ufa! Realmente aquele visual era bem assustador em Sarah Paulson. Contudo, o show de atuação da atriz segue o nível de altíssima qualidade. Enquanto Linda dá uma entrevista desmentindo certas falas dela, num amplo espaço, acontece o lançamento do livro de Monica com direito a seguranças, muitas câmeras fotográficas e fãs se declarando -o que, por um momento, a deixa apavorada.


Assim, é a nossa despedida da terceira temporada de "American Crime Story" cheia de altos momentos que fizeram arrepiar, além de nos presentear com a atuação intocável de Sarah Paulson, Clive Owen, Beanie Feldstein, Edie Falco e Paula Jones. Rever esse acontecimento americano, longe do modo fragmentado que, na época, chegou aos noticiários brasileiros, foi uma aula de história e também de uma época. Valeu, Ryan Murphy e Brad Falchuk! Que venha a próxima temporada!



Seriado: American Crime Story: Impeachment
Temporada: 3
Episódio 9: "
The Wilderness"
Exibido em: 9 de novembro de 2021, EUA.
Elenco: Sarah Paulson (Linda Tripp), Beanie Feldstein (Monica Lewinsky), Annaleigh Ashford (Paula Jones), Margo Martindale (Lucianne Goldberg), Edie Falco (Hillary Clinton), Clive Owen (Bill Clinton), Billy Eichner (Matt Drudge), Elizabeth Reaser, Judith Light (Susan Carpenter-McMillan), Anthony Green (Al Gore), Cobie Smulders (Ann Coulter), Colin Hanks, Taran Killam (Steve Jones), Mira Sorvino (Marcia Lewis), Kathleen Turner (Susan Webber Wright), Dan Bakkedahl (Kenneth Starr), Joseph Mazzello (Paul Begala), Blair Underwood (Vernon Jordan), Kevin Pollak (Bernie Nussbaum), Patrick Fischler (Sidney Blumenthal)

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.