quarta-feira, 3 de novembro de 2021

.: 3x9: "ACS: Impeachment" deixa machismo gritar em "The Grand Jury"


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021

"The Grand Jury", o nono episódio de "American Crime Story: Impeachment"começa e logo reencontramos Linda Tripp (Sarah Paulson) sem perder a chance de ser uma mulher de postura inspuportável. Fica a pergunta: Quantas vezes ela passou na fila da chatice?! Ao menos sem bom humor faz uma boa ação a uma estranha, também hóspede do hotel em que está morando. Para a sorte dela, a filha se importa. E numa conversa entre mãe e filha sabemos de um discurso que será feito publicamente para que Linda conte a história na própria visão.


Monica Lewinsky (Beanie Feldstein) chega ao julgamento e segue o procedimento de jurar dizer a verdade somente a verdade erguendo a mão e tudo. E após algumas perguntas, a ex-amante do presidente dos Estados Unidos precisa explicar como começou o primeiro contato: um beijo até ela fazer sexo oral nele. Apesar da extrema vergonha, Monica descreve a relação de modo carinhoso, a ponto de atribuir o adjetivo de gentil a Bill Clinton (Clive Owen). 

Falas de Monica são repassadas para os presentes, de quando ela disse a Linda Tripp que iria negar tudo, mesmo que precisasse mentir. Diante do grande júri, ela revela, inclusive que ninguém pediu para que mentisse. Eis que uma senhora pergunta se a mãe de Monica alguma vez a incentivou a terminar o relacionamento com ele, por ser o presidente, um homem casado e ter uma família. E claro, para todos do júri, assim como Monica, a relação dos dois era errada. No entanto, a culpa é sempre atribuída a ela, não a ele. Pensamentos machistas que levarão décadas para serem trabalhados. Imagine como não era nos anos 90?

Quando questionada pelo júri, sobre o dia em que foi mantida num quarto de hotel pelo F.B.I., sem chamar um advogado, embora tenha desejado fazê-lo, apenas sendo informada de que estava com problemas e que até a mãe dela poderia ser punida. Monica conta a verdade, implicando na saída da sala do agente ali presente. Monica conta como foi detida com a ajuda de Linda Tripp por agentes do F.B.I.. 

E como ela está proibida de mentir ali, confessa: "Eu odeio Linda Tripp". E quem não odiaria, né?! Antes do fim do episódio, descobrimos exatamente que a  relação deles começou com uma atração física até se tornar uma relação sexual -e todos os detalhes são expostos. 

Reencontramos Paula Jones (Annaleigh Ashford) numa cama de hospital e seguimos sem saber o que, de fato, ela faz ali. Entretanto, é Linda Tripp quem chega de mala e cuia em casa. Antes de comer, abre uma correspondência maior, dentro há uma revista, folheia as páginas e encontra um texto com uma caricatura dela bem assustadora: uma bruxa. 

Hillary Clinton (Edie Falco) comparece a eventos ao lado do marido, Bill Clinton (Clive Owen), mas a relação dos dois não é mais a mesma. Tudo se resume a aparências. Até que ele a chama na sala da Casa Branca, fala e fala sobre como se sentia em relações aos acontecimentos e diz não saber quem é sem ela. Com direito a lágrimas escorrendo dos olhos dele, mas Hillary apenas pergunta se é tudo, ele nega e se declara para a senhora Clinton que, simplesmente, sai da sala.

Linda volta ao trabalho na marra e a situação dela é colocada às claras. Eis que agentes vão ao encontro de uma testemunha que esteve em "American Crime Story: Impeachment" anteriormente. Ela não diz uma palavra, permanece com a cara de assustada e entendemos que precisam da assinatura dela num documento -que na verdade é para criar um documento a favor do presidente.

Eis que Paula Jones volta para casa, mas com marcas no rosto e um curativo cobrindo as narinas. No hospital, ela fez uma cirurgia para afinar o nariz. Então, uma discussão entre marido e mulher de lavar roupa suja, pois o dinheiro que receberiam foi perdido. Paula não receberá mais nada. Em meio a xingamentos por parte de Paula, Steve, o marido, sai de casa. 

É a vez de Linda ser interrogada pelo grande júri tendo uma das conversas entre ela e Monica lida para todos os presentes. E o depoimento vai para um caminho mais interessante quando os jurados começam a fazer as perguntas diretamente a ela. Linda age tal qual Clinton, torce e retorce os fatos a seu favor. 

Linda é sabatinada e diz ter sentido medo por saber o que acontecia entre Clinton e Monica. A ex-amiga de Monica revela ter ficado apavorada não só por perder o emprego, mas de até ser assassinada. Em outra sala, Monica ouve uma fita com conversa entre as duas, assina nela e sai. Enquanto que longe dali, Linda permanece sendo esmagada com perguntas desconfortáveis. Fica a ideia de que ela, de fato, acreditava estar agindo muito bem ao trazer todo o assunto a público.

Fora da sala dos jurados, diante de jornalistas equipados, num púlpito, fora da sala do grande júri, Linda lê um discurso que escreveu a seu modo sobre a situação em que se envolveu por ser amiga de Monica. Declara amor à patria e reforça a necessidade de dizer a verdade. Pois é!

Na Casa Branca, Clinton está à mesa da famosa sala da presidência quando Hillary se aproxima dele, mantendo uma certa distância até que se mostra aliada a ele. E como a história de Clinton é cheia de passagens nebulosas, perto do fim do episódio descobrimos que a outra mulher, a da assinatura é Juanita Broaddrick. Procurada anteriormente confessa ter mentido, pois não queria se envolver com o caso, porém, no passado, foi estuprada por Clinton. Quando a situação de Clinton parece estar entrando nos eixos, sempre um novo escândalo escabroso surge. 

No entanto, "The Grand Jury" deixa uma provocação maravilhosa para refletirmos sobre a figura feminina ser sempre massacrada. Seja Monica, uma mulher solteira, envolvendo-se com o presidente, um homem casado, Linda sendo ridicularizada pela imagem, assim como Paula Jones, levando a segunda a fazer uma cirurgia plástica. É assustador perceber que estamos em 2021 e nem tanta coisa mudou na sociedade, seja americana ou brasileira. Que venha o episódio final de "American Crime Story: Impeachment": "The Wilderness"!


Seriado: American Crime Story: Impeachment
Temporada: 3
Episódio 9: "
The Grand Jury"
Exibido em: 2 de novembro de 2021, EUA.
Elenco: Sarah Paulson (Linda Tripp), Beanie Feldstein (Monica Lewinsky), Annaleigh Ashford (Paula Jones), Margo Martindale (Lucianne Goldberg), Edie Falco (Hillary Clinton), Clive Owen (Bill Clinton), Billy Eichner (Matt Drudge), Elizabeth Reaser, Judith Light (Susan Carpenter-McMillan), Anthony Green (Al Gore), Cobie Smulders (Ann Coulter), Colin Hanks, Taran Killam (Steve Jones), Mira Sorvino (Marcia Lewis), Kathleen Turner (Susan Webber Wright), Dan Bakkedahl (Kenneth Starr), Joseph Mazzello (Paul Begala), Blair Underwood (Vernon Jordan), Kevin Pollak (Bernie Nussbaum), Patrick Fischler (Sidney Blumenthal)

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.