quarta-feira, 9 de março de 2022

.: Barbie, ex-Lili, miniatura de mulher, faz 63 anos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos


Há 63 anos, em 9 de março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a fabricante Mattel lançava a boneca que era a miniatura de uma mulher: a Barbie. Com um rabo de cavalo nos cabelos, salto alto, usando apenas um maiô listrado em preto e branco, levava os óculos como acessório, tendo os cabelos nas versões loira e morena, a figura que seria grande representante do ser feminino, inclusive no campo profissional, era vendida a três dólares.


Idealizada pela empresária Ruth Handler e criada pela Mattel, a boneca com a beleza de moças de quase 30 centímetros, feita em plástico, teve 350 mil unidades produzidas, mas a maioria não resistiu ao tempo. Logo, a primeira Barbie é uma raridade. Tudo começou em um lar norte-americano, enquanto a mãe, a senhora Handler, observava a filha, Barbara, brincar com bonecas de papel. Dois anos depois, foi criado o boneco Ken inspirado em outro filho do casal, Kenneth, morto em 1994 de tumor cerebral. 


Contudo, há fortes sinais de que Ruth tenha adaptado a boneca alemã chamada Bild Lilli que circulava desde 1955, após conhecê-la durante uma viagem à Europa quando trouxe três exemplares para a filha. A boneca da Alemanha com as proporções perfeitas para uma mulher em miniatura, foi originada de uma tirinha de jornal voltada ao público adulto, do jornal alemão Bild. Tanto é que algum tempo depois a Mattel comprou os direitos da boneca Bild Lilli que parou de ser fabricada em 1964.

Ao longo desses anos a boneca Barbie protagonizou diversas animações. Entre elas estão "Barbie, a Estrela do Rock", "O Diário da Barbie", "Barbie Lago dos Cisnes" e "Barbie e o Portal Secreto", além das animações curtinhas exibidas no YouTube, intituladas de "Barbie Life in the Dreamhouse", transmitidas originalmente de 20 de janeiro de 2012 a 25 de setembro de 2015. 

Em 2017, a série ganhou um reboot e foi batizado de "Barbie Dreamhouse Adventures" com novos personagens. Além de a Barbie ganhar a amiga Daisy, personagem com corpinho mais cheinho e cabelos na cor pink, a protagonista e as irmãs passaram a viver numa casa com os pais. George Roberts e Margaret Rawlins Roberts, que surgiram em 1960 como personagens de livro. Em 2018, o casal ressurgiu em novas profissões, ele de engenheiro passou a ser documentarista e a dona de casa agora assumiu a ocupação de engenheira da computação.


No decorrer dos anos Barbie viveu rodeada de amigas além da ruivinha Midge, as mais conhecidas Teresa (1988), Summer (2004), Nikki (2006), Raquelle (2007) e Grace (2009). Barbie também recebeu outras irmãs caçulas como os gêmeos Tutti e Todd (1966), Stacie (1990), Kelly (1995) e Krissy (1999). Contudo, as irmãs da Barbie passaram a ser três: Skipper, Stacie e Chelsea.

Barbie com os irmãos Stacie e Todd (acima), Kelly e amiguinhas (abaixo, à esquerda) e Krissy (abaixo, à direita)

Ao longo de 63 anos, a Barbie teve diversos vestidos de noiva, mas exerceu profissões diferentes. E como a Barbie pode ser o que quiser, tal qual uma mulher livre, ela inspirou a ser veterinária, roqueira, professora, astronauta, estilista, sereia, fada, secretária, boxeadora, juíza, e até candidata à presidência dos Estados Unidos, além de se alistar ao exército americano. 



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.