terça-feira, 5 de abril de 2022

.: 1x1: "Cavaleiro da Lua" apresenta o problema do peixe dourado

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2022


Para apresentar mocinho e vilão, no episódio de estreia da serie "Cavaleiro da Lua", intitulado "O Problema do Peixe Dourado", a produção da Marvel começa com quem será uma pedra no sapato do protagonista -e que introdução de dar agonia. Na sequência, entra em cena o protagonista Steven Grant (Oscar Isaac), que na verdade é Marc Spector, um humano transformado em Avatar do deus egípcio da Lua, Khonshu.

Ao despertar, na própria casa, Grant abre a tornozeleira no pé direito, assim como confere se tudo está no devido lugar. Em tempo: é quase impossível deixar de se impressionar com o material ao chão, em torno da cama dele. Solitário, cuida de um animalzinho que, no caso, chega ao mais alto grau de importância para marcar presença no título do episódio: um peixinho dourado -com uma nadadeira menorzinha. Lembrou do protagonista de "Procurando Nemo"?. Pois é. A animação infantil de 2003 chega a ser mencionada.

Ao telefone com a mãe, segue nos afazeres até ir para o trabalho. É lá, num museu, que diversas caractéristicas depressiativas são atribuídas a ele, quando é chamado, inclusive, de idiota pela chefe, que o lembra de ter sido rebaixado no cargo. Contudo, os xingamentos se repetem na boca de outras personagens. 

Começando por esse peixinho, o "Cavaleiro da Lua" deixa claro que há algo de diferente com Grant. Destacando a saúde mental, uma vez que ele sofre com transtorno dissociativo de identidade -a incapacidade de recordar memórias, informações diárias, eventos importantes e traumáticos. E para brincar ainda mais com essa "falha", diante do espelho, surge um outro "eu" do visto como "perdedor" no ambiente de trabalho.

É justamente no Museu que o "idiota" se vê diante de um grandíssimo enfrentamento que põe a vida dele em risco -com direito a perseguição para arregalar os olhos de quem assiste a tudo, nós. E como toda série excelente, o enredo acontece de modo agradável, com escapismo para piadas. No entanto, o primeiro episódio de "Cavaleiro da Lua" acaba com um tremendo gancho, daqueles de deixar um circo inteiro de pulgas atrás de nossas orelhas. Imperdível!


Seriado: Cavaleiro da Lua

Episódio: O problema do peixe dourado

Exibição: 30 de março de 2022

Emissora original: Disney Plus

Direção: Mohamed Diab

Elenco: Steven Grant e Marc Spector (Oscar Isaac), Khonshu (F. Murray Abraham), Arthur Harrow (Ethan Hawke), Layla El-Faouly (May Calamawy), Midnight Man (Gaspard Ulliel)


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.