quinta-feira, 28 de abril de 2022

.: 1x5: "Cavaleiro da Lua" recebe "Asilo" e volta à infância para nos emocionar

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2022

"Asilo", o quinto episódio de "Cavaleiro da Lua", é uma obra-prima. Não somente pelo visual de deixar qualquer um boquiaberto, mas também por brindar o público com a atuação impecável de Oscar Isaac em múltiplas personalidades e ainda aprimorar a história de Marc (Oscar Isaac) deixando claro que nada acontece na série sem motivo. Tudo está conectado. Aliás, muito bem interligado. 

Assim, continuando da última cena surpreendente do episódio anterior, com a divindade da mitologia egípcia, Taweret, também chamada de Taurt ou Tuéris, a Deusa hipopótamo da fertilidade, partos e protetora das crianças, Marc e Steven têm reencontros para colocar na balança um fato marcante do passado. É assim que volta para a história o problema do peixe dourado e até as ligações diárias que Steven faz para a mãe -aqueles do primeiro episódio.


É em "Asilo" que as surpresas da trama emocionam e até arrepiam. Como não se deixar tocar com a postura do pequeno Marc, assustado pela mãe, que o culpa por uma fatalidade, mas, mesmo sendo uma criança foge daquela situação se preocupando em organizar as coisas do quarto? E, claro, se o pequeno Marc dá um show de atuação, ele adulto, no talento de Oscar Isaac, é uma interpretação digna de prêmio. Nas alternâncias entre personagens é sempre clara a diferença entre cada uma das múltiplas personas de Marc. Que talento!


No decorrer dos 43 minutos totais do episódio, sem Layla (May Calamawy), sendo ela somente mencionada pelo protagonista, a trama perde o fundo amoroso, usado no episódio anterior. Inesquecível a briga de Marc e Steven pelo amor da mocinha. Por outro lado, Arthur Harrow (Ethan Hawke) mantém o posto de algoz de Marc/Steven, tornando a ser o doutor do hospício


É com a inserção da Deusa, precisando equilibrar na balança da justiça os corações com a pena da verdade, que a parte emocional do episódio faz todo sentido. Ela está ali para proteger o pequeno Marc, ao menos para regular algo que ficou no passado, mas ainda o afeta. Com a morte do menino Steven se repetindo com a queda do navio e assumindo a forma de uma estátua de areia que se dá o equilíbrio. Episódio forte por tratar traumas do passado e seus reflexos. Que venha o desfecho dessa maravilha em série chamada "Cavaleiro da Lua"!

Seriado: Cavaleiro da Lua

Episódio: Asilo

Exibição: 27 de abril de 2022

Emissora original: Disney Plus

Direção: Mohamed Diab

Elenco: Steven Grant e Marc Spector (Oscar Isaac), Khonshu (F. Murray Abraham), Arthur Harrow (Ethan Hawke), Layla El-Faouly (May Calamawy), Midnight Man (Gaspard Ulliel)


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.