terça-feira, 12 de abril de 2022

.: 5x13: 9-1-1 "Fear-O-Phobia" é sobre até que ponto o medo nos move

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2021


Em "Fear-O-Phobia", o 13º episódio de "9-1-1", Maddie (Jennifer Love Hewitt) e Buck (Oliver Stark) se reencontram com um abraço gostoso, até que o irmão pergunta a ela sobre Chimney (Kenneth Choi). Longe, Chimney recebe a visita e um abraço de Hen (Aisha Hinds). E as substituições no 118 entram em pauta em ambas conversas. 

Contudo, a beira mar, um homem se prepara para um mergulho arriscado, até que, em alto mar, recebe o aviso de "aconteça o que acontecer não saia da jaula". Eis que na prática, desesperado, o rapaz balança a armação de modo frenético. A jaula se solta e vai direto ao fundo com ele e o outra pessoa. O interessado em fazer o mergulho para ver tubarões emerge com muita rapidez e termina boiando. Um chamado para o equipe do 118. Na operação de salvamento, o clima entre Buck e Donato (Arielle Caroline Kebbe) é cômico. Claro! Os dois já se beijaram, embora ele seja comprometido.

Longe de tudo, Eddie procura ajuda e ouve que com tantas tarefas, "não é possível colocar todos os medos numa caixa". Buck vê a casa de pernas para o ar com a chegada de Taylor para dividir o teto. Pois é! Preferiu não contar para a namorada que havia beijado Donato, criando uma saída da confusão que se meteu, convidando Taylor para morar com ele. Mas, com o término do relacionamento com Chimney, Maddie visita Buck. E é gostoso acompanhar a conversa dos irmãos. 

Chimney volta para o 118, a princípio, numa visita. A seguinda história de atendimento para o "9-1-1" resolver acontece numa casa espaçosa e linda. Um rapaz aceita cuidar de bichinhos sendo bem remunerado. O dono fala muito dos bebês que cria, sobre como foi ficar sem sair durante a pandemia. Contudo, o rapaz que assumirá os cuidados para que o dono saia em férias descobre que irá alimentar aranhas seguindo uma espécie de agenda eletrônica. Na prática, acredita que o trabalho não é tão difícil quanto tinha imaginado. 

Em viagem, o dono da casa liga para o "9-1-1" por não ter mais respostas do cuidador das aranhas. Sim! A situação do jovem é de apavorar. O atendimento ao jovem é de fazer roer as unhas -e afastar o excesso de teias. De fato, tanto a história do tubarão quanto a das aranhas segue o título de medo e fobia, mas de animais. 

Voltando para as história dos membros do 118, Chimney segue tentando reconquistar Maddie, mas ela reluta em não morar com ele. Buck finalmente conta para Taylor que beijou uma mulher e aproveita para alegar que estava bêbado. Taylor rapidamente liga os pontos sobre quando ele fez o convite para morarem juntos. 

Uma cena de assalto. Um homem manda a mulher passar a bolsa, ela se recusa, até que ela pega combustível da bomba, joga nele, depois no próprio corpo e ameaça atear fogo com um isqueiro. Ao se dar conta do que está fazendo, pede desculpas e sai dali. Assim, Athena (Angela Basset) entra em cena para lidar outro tipo de problema. A policial vai até a casa da destemida, encontra a irmã dela e ouve um pedido de ajuda. Nesse caso, Athena e Bobby (Peter Krause) trabalham como equipe.

Eis que uma chamada ao "9-1-1" alerta sobre uma mulher que está para se jogar de um lugar muito alto. Quem fala com o atendente é a própria destemida. Na conversa, ela destaca a ausência de medo, e claro, por não temer pular, pois nada mais tem sentido. No local, mas não no alto, Hen conversa com a mulher sobre vozes na cabeça, mas a mulher sem medo diz ter perdido a cabeça e se sentir vazia. O desfecho da cena garante uma ação do 118 de arrepiar!

Trazendo a temática para os personagens que acompanhamos há cinco temporadas, Maddie acredita precisar de um balanço. Por isso não quer dividir o mesmo teto com Chimney. E quando traz para a mente o quase afogamento da bebê, com lembranças do caso, Maddie é flagrada por Chimney com a filhinha na banheira.

Sem ter para onde ir, Taylor volta para a casa de Buck, os dois conversam. Ela logo se lembra do medo dele de perder as pessoas que ama. Eles se entendem e trocam a promessa de não mentirem mais. Contudo, o desfecho de "Fear-O-Phobia" acaba sendo também marcante, pois Eddie tem um surto -também com lembranças do passado- e o filhinho dele, Chris, pede socorro a Buck que estava visivelmente arrumado para um encontro especial. Cena muito emocionante!

Enfim, o episódio vai além do medo de outros seres vivos, mas também daqueles que habitam nossas mentes em momentos de fraqueza e desespero. Até usa uma fala da bombeira Hen para dizer que "não é sobre sentir medo, mas de você mesmo". Que venha o 14º episódio, por favor!



Seriado: 9-1-1
Temporada: 5
Episódio: 13, "Fear-O-Phobia"
Exibição: 11 de abril de 2022
Emissora original: Fox Broadcasting Company
Criadores: Ryan Murphy, Brad Falchuk, Tim Minear
Produtores executivos: Ryan Murphy, Brad Falchuk, Tim Minear, Alexis Martin Woodall, Bradley Buecker
Elenco: Angela Bassett (Athena Grant), Peter Krause (Bobby Nash), Jennifer Love Hewitt (Maddie Buckley), Oliver Stark (Evan "Buck" Buckley), Aisha Hinds (Henrietta "Hen" Wilson), Kenneth Choi (Howie "Chimney" Han), Marcanthonee Reis (Harry Grant), Ryan Guzman (Eddie), Arielle Caroline Kebbe (Lucy Donato), Bryce Durfee (
Jonah Greenway), Rockmond Dunbar.

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Promo


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.