sexta-feira, 15 de julho de 2022

.: "Envolver": Márcio Greyck, impossível deixar de ouvir


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Passados mais de 30 anos do seu último disco, Márcio Greyck está de volta com um novo trabalho com canções inéditas. O CD intitulado "Envolver" foi gravado inteiramente em casa. E pela primeira vez ele toca todos os instrumentos, além de assinar a maioria das canções.

Greyck é um daqueles casos difíceis de rotular. Lançado no final da Jovem Guarda, ele acabou se consolidando como um hitmaker de canções românticas nos anos 70, tendo ainda suas composições cantadas por nomes de destaque, como Roberto Carlos. Entre as mais conhecidas estão "Impossível Acreditar Que Perdi Você" (talvez o maior hit solo), "Vivendo Por Viver" e "Reencontro", só para citar alguns exemplos

Durante o tempo em que esteve afastado do mercado fonográfico, ele acabou encontrando na rede social um canal de comunicação com os fãs mais antigos de seu trabalho, bem como outros novos que passaram a descobrir suas composições.

A ideia de gravar o disco surgiu quando seu filho, Rafael, lhe deu um computador com aplicativos para gravar voz e instrumentos. Passou a dar vazão para a criatividade e compor canções em sua casa, onde gravou todos os instrumentos e os vocais de apoio. E acabou sendo incentivado por Marcelo Fróes, do selo Discobertas, a lançar esse disco produzido literalmente de forma caseira.

As músicas desse trabalho deixam claro que Márcio Greyck ainda tem algo interessante para oferecer ao ouvinte. Canções com rimas simples que chegam de forma direta para quem ouve, como na faixa de abertura, intitulada "Até Quando?" (...até quando/você vai querer fingir?/Até quando/você vai querer sentir?/até quando/você vai negar a dor/ninguém suporta tanto tempo a mesma dor...).

Há as habituais baladas românticas como "Seu Olhar" e "Amor Infinito", que se mesclam com outras com arranjos próximos da música folk como as faixas "Espelhos dos Meus Sonhos", "Setembro" e "Ao Som de Um Velho Blues".

A faixa "Prá Fazer Ela Voltar" é uma espécie de fox trot retrô que se encaixaria perfeitamente em qualquer disco do Roberto Carlos. Com enredo simples e direto, Greyck diz que é preciso se mostrar sempre alegre e em alto astral para fazer a pessoa amada voltar. "Envolver" foi uma escolha perfeita para o título do disco. Porque faz exatamente isso: envolve o ouvinte com melodias fáceis e mensagens que chegam de forma direta e objetiva, como deve ser sempre a nossa música popular. 

"Pra Fazer Ela Voltar"

"Seu Olhar"

"Amor Infinito"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.