quinta-feira, 21 de julho de 2022

.: Crônica: a mulher da casa abandonada que virou um circo

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022


Acredito que tenha pouco mais de duas semanas que meu marido veio puxar papo sobre a história da mulher da casa abandonada que conhecera num podcast. Veio me dizendo como se fosse uma novidade. Contudo, eu já sabia do que se tratava, por estar em grupos de relatos sobrenaturais. Num deles, há coisa de um ano, alguém deu um jeitinho de mencionar o caso da mansão localizada em Higienópolis. 

"A Mulher da Casa Abandonada", o podcast sobre a trama criminosa, inteirou meu marido e outras pessoas sobre essa "assombração". Tanto é que a narrativa ganhou proporções assustadoras sobre Margarida Bonetti. O que ela realmente fez? É acusada de explorar e agredir uma empregada, ao lado do marido, René Bonetti, quando moravam nos Estados Unidos. 

Enquanto ele cumpriu pena em solo americano, Margarida refugiou-se no Brasil, onde viveu com a mãe, na tal casa que hoje está em processo de degradação, até ficar sozinha. Eis que aos 78 anos, com a história alcançando a opinião pública, Margarida passou a ser vigiada -em tentativas de fotos de bisbilhoteiros para ganhar likes nas redes sociais- e ameaçada -por meio de pichações. Foi assim que o espetáculo começou.

A cereja do bolo veio na quarta-feira, dia 20 de julho de 2022. Enquanto a polícia cumpria um mandado, a mídia marcou presença e transformou tudo num grande circo. Diante das câmeras, a mulher discutiu com a polícia que arrombou a mansão, enquanto que na internet, foi exibido ao vivo o resgate de um cachorrinho. Nas palavras de um apresentador, a mulher fora abandonada pela família nesses 20 anos, logo, uma vítima. Em contrapartida, por fora da mansão, a grande plateia xingava Margarida.

Eis o problema de um caso sério cair na pauta do jornalismo sensacionalista. Não só por transformá-lo num completo show de horrores estampado em todos os meios, mas por colocar em segundo plano, de certa forma, o verdadeiro crime cometido. Será que alguém lembra que a senhora é acusada de manter uma pessoa em condições análogas à escravidão?!


*Editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.